O piloto suíço Fabio Leimer, campeão da GP2 Series no ano passado, testou um Lotus F1 Team 2012, como parte de seu prêmio por ter vencido o campeonato de 2013.

O piloto, de 25 anos, completou 78 voltas e cerca de 300 quilômetros no circuito de Paul Ricard, no sul da França, com o traçado na configuração de 3,8 km, usando parte da famosa reta Mistral.

Seguindo as regras atuais da Fórmula 1, Leimer usou pneus de demonstração da Pirelli e um carro de dois anos de idade. Os pneus de demosntração, que carregam as mesmas marcas coloridas como as reais da F1 em dias de corrida, não são tão avançados tecnologicamente quanto os usados ​​em grandes prêmios, mas vêm em compostos diferentes e entregam um desempenho – e tempos de voltas – muito próximo ao dos originais.

Foi a primeira vez que Leimer pilotou um carro de Fórmula 1, desde que ele acelerou uma Sauber no teste Young Driver 2011, em Abu Dhabi, também com os pneus Pirelli. A diferença é que o primeiro teste foi no calor do Oriente Médio, e, em Paul Ricard, as condições climáticas – 18oC de temperatura ambiente e 26oC na pista, na parte da manhã, com um pouco de vento; e 32oC na pista, à tarde – foram bem mais amenas.