Na sua qualidade de parceira exclusiva de tecnologia de pneus para a McLaren, a Pirelli desenvolveu uma versão assimétrica sob medida do P Zero Corsa™ para o novo P1: 245/35ZR19 dianteiros e 315/30ZR20 traseiros. Visitantes do Salão do Automóvel de Genebra de 2013 puderam admirar o novo supercarro equipado com os pneus especiais da Pirelli.

O veículo de 960 cv do fabricante é projetado para atingir uma velocidade máxima de 360 ​​quilômetros por hora e de forma a garantir o máximo de estabilidade e manuseio, os engenheiros da Pirelli deram ao pneu dianteiro um perfil assimétrico, otimizando a pressão aerodinâmica. Durante a frenagem e as curvas, este modelo especial assimétrico P Zero Corsa™ garante um maior contato com o solo, trabalhando em conjunto com um dos sistemas de suspensão mais avançados do mundo.

A fim de compensar a alta pressão lateral de até 2 g exercida, na aceleração e nas curvas, os engenheiros da instalação em Bicocca desenvolveram um rebordo assimétrico para o pneu traseiro. Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, o novo P1 exige um pneu que possa transmitir torque suficiente para o solo. Este resultado é obtido por meio de duas estruturas diferentes para a parte dianteira e para a parte traseira. Naturalmente, este trabalho sobre a estrutura também afeta os compostos que atingem sua temperatura de funcionamento muito mais rápido, acelerando a reação do pneu para mudanças de direção e realizando uma excelente aderência. O modelo P1 sob medida assimétrico P Zero™ Corsa utiliza polímeros funcionais que, junto com os processos de mistura inovadoras, fornece melhor estabilidade e maior resistência ao estresse.