Os últimos quatro dias de testes da pré-temporada de Fórmula 1 ocorrem de quinta a domingo em Barcelona, completando a bateria de testes antes do início da temporada na Austrália. O circuito da Catalunha foi também o local escolhido para o teste anterior, realizado na semana passada, o que permitirá que as equipes utilizem dados já coletados e avaliem o desempenho e a degradação dos pneus, combinados à uma variedade de diferentes set-ups e cargas de combustível.

Paul Hembery, diretor de Motorsports da Pirelli, afirmou que “O último teste em Barcelona foi afetado pelo mau tempo, o que significou que tivemos mais degradação do que o habitual, devido aos pneus não serem capazes de operar dentro dos aspectos previstos. Esperamos que desta vez as condições sejam um pouco mais positivas, o que permitirá que as equipes coletem dados mais relevantes. O fato de que nós estamos indo mais uma vez para Barcelona deve oferecer uma excelente base de conhecimento a partir da qual as equipes poderão operar. ”

Além disso, o executivo conclui: “Os pneus da linha 2013 são bem diferentes de seus antecessores, tanto em termos de composto quanto de construção, o que torna o trabalho que será realizado ao longo dos próximos dias ainda mais essencial. E nesta fase de testes, é sempre difícil para as equipes e pilotos saberem o que esperar da primeira corrida já que as condições nem sempre são as melhores. A experiência dos últimos dois anos mostra uma grande redução na degradação dos pneus ao longo da temporada: cerca de metade degradação do visto nos testes de inverno. Neste ano, esperamos que a degradação seja mais elevada do que a observada em 2012, e estimamos que este ano em Barcelona fique em torno de 0.15 a 0.18 segundos por volta para o composto duro”.

Compostos Pirelli disponibilizados por carro para os testes em Barcelona:

Composto Quantidade de jogos fornecidos por carro Tempo mais rápido em 2012
(por composto)
Supermacio 1 1:22.155 (3º dia)
Macio 5 1:22.030 (4º dia)
Médio 5 1:22.721 (4º dia)
Duro 6 1:22.708 (4º dia)
Intermediário 2 1:43.343 (4º dia)
De Chuva 1 1:48.596 (4º dia)

* Escolha feita pela Pirelli em conjunto com as equipes. Cada equipe pode escolher mais 15 conjuntos para este teste.

Vídeos com entrevistas com Paul Hembery, bem como imagens e press releases estão disponíveis para a imprensa no link www.pirelli.com/f1pressarea (registro requerido). Siga-nos no Twitter @Pirelli_Media ou no Facebook: Pirelli Motorsport)