A fabricante mundial de pneus Pirelli está convidando universitários de todo o mundo a participar do seu próximo relatório anual, por meio de um projeto no Facebook chamado “Imagining the Future with…”. Para participar, os estudantes interessados devem acessar a página https://apps.facebook.com/imaginingthefuture/ até o próximo dia seis de fevereiro. Além de inserir dez palavras que expressam o seu futuro, eles precisam explicar suas escolhas com um texto de até 140 palavras.

Do Brasil, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo confirmaram a participação.

Um júri multidiciplinar elegerá as dez reflexões mais representativas, que serão publicadas no volume de 2012 do Relatório Anual da Pirelli e interpretadas pelo lápis de Liza Donnelly, uma das mais renomadas artistas da revista The New Yorker.

Os 10 “autores” também serão convidados a experimentar dois meses de trabalho remunerado na sede da Pirelli de Milão, que incluem o principal centro de P&D do grupo, a Fundação Pirelli, que reúne e divulga o legado histórico e cultural da empresa, e o Hangar Bicocca, um espaço dedicado à produção, exibição e promoção da arte contemporânea.
Integrarão o júri Bina Agarwal, professora de Economia na Universidade de Manchester e presidente da “Sociedade Internacional de Economia Ecológica”, Thomas Goetz, escritor de tratados científicos e diretor da revista Wired, Steve McCurry, foto-jornalista e autor da edição de 2013 do Calendário Pirelli, Ratti Carlo, diretor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Giuseppe Tornatore, diretor, produtor e roteirista e Sebastian Vettel, piloto de Fórmula Um e três vezes campeão do mundo.