As equipes terão o primeiro contato com os pneus da Pirelli para 2013

A Pirelli escolheu os pneus PZero Prata (duros) e P Zero Branco (médios) para a última corrida da temporada, que será realizada no lendário Autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde haverá a decisão do título.

Interlagos é um dos circuitos mais curtos, mas também um dos mais tecnicamente desafiadores do calendário, com um traçado de 4.309 kms caracterizado por curvas rápidas, curvas fechadas e elevações drásticas.

As variações de superfície significam que gerar excelente aderência e downforce é vital, principalmente porque existem mudanças de inclinação também. A curva 14, a mais lenta da pista, é um bom exemplo dos desafios técnicos que Interlagos representa para os pneus: o piloto freia forte morro acima, em seguida contorna a curva, enquanto controla cuidadosamente a patinagem das rodas na sua saída.

Só para acrescentar às exigências de um circuito extremamente complexo, o tempo em Interlagos é notoriamente variável, o que significa que os pneus Cinturato Verde (intermediário) e Cinturato Azul (chuva forte) podem ter que mostrar trabalho.

As equipes também terão dois conjuntos extras de pneus protótipos de 2013 à sua disposição, nos treinos livres de sexta-feira. Os compostos e estrutura dos pneus slick serão diferentes, então esta será uma oportunidade valiosa para os pilotos se prepararem para o próximo ano. Mas, com a luta pelo título tão equilibrada, muitos vão preferir se concentrar apenas nas decisões estratégicas que terão de fazer ao longo do fim de semana.

“Nós vamos trazer alguns pneus protótipos de 2013 para o Brasil, para que as equipes os conheçam durante os treinos livres. Com não haverá nenhum teste até fevereiro, esta será uma oportunidade extremamente valiosa para eles conhecerem como são os nossos novos pneus e ajustar os carros de 2013 – então vamos esperar que não chova na sexta-feira. Tanto os compostos quanto a estrutura serão diferentes, o que significa que as características dos novos pneus será alterada, com uma faixa de trabalho mais ampla e alguns compostos que são ligeiramente mais agressivos. Estamos ansiosos para ouvir o feedback das equipes sobre o assunto e, claro, ver a despedida em grande estilo dos nossos pneus 2012, numa corrida que geralmente é muito exigente e emocionante, com os fãs mais apaixonados e hospitaleiros do mundo”, diz Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.

Os pneus definidos pela Pirelli em 2012:

P Zero Vermelho P Zero Amarelo P Zero Branco P Zero Prata
Austrália (18/3) Macio Médio
Malásia (25/3) Médio Duro
China (15/4) Macio Médio
Bahrein (22/4) Macio Médio
Espanha (13/5) Macio Duro
Mônaco (27/5) Supermacio Macio
Canadá (10/6) Supermacio Macio
Europa (Valencia) (24/6) Macio Médio
Inglaterra (8/7) Macio Duro
Alemanha (22/7) Macio Médio
Hungria (29/7) Macio Médio
Bélgica (2/9) Médio Duro
Itália (9/9) Médio Duro
Cingapura (23/9) Supermacio Macio
Japão (7/10) Macio Duro
Coréia do Sul (14/10) Supermacio Macio
Índia (28/10) Macio Duro
Abu Dhabi (4/11) Macio Médio
EUA (18/11) Médio Duro
Brasil (25/11) Médio Duro