Paolo Andreucci, piloto da Peugeot Italia, tornou-se Campeão do Rally Italiano pela sétima vez – seu sexto título com a Pirelli –, enquanto o Ford Fiesta de Giandomenico Basso, equipado pela Pirelli,  venceu o rally Sanremo no último fim de semana. Um terceiro lugar para o Peugeot corsário de Alessandro Perico marcou presença no pódio com dois carros equipados pela Pirelli, encerrando um fim de semana de enorme sucesso para a fabricante de pneus italiana contra a forte concorrência das equipes regulares no Intercontinental Rally Challenge do qual, mais uma vez, o Rally Sanremo foi uma rodada de pontuação.

Dos cinco primeiros finalistas, quatro foram equipados pela Pirelli: graças também ao brilhante desempenho de Stefano Albertini em outro Peugeot 207 S2000.

A Pirelli apresentou uma nova evolução dentro de sua famosa família RX de pneus em Sanremo: o RX5c, que foi disponibilizado para todos os competidores. O RX5c, cujo objetivo é especificamente etapas longas e moderadamente abrasivas – uma característica bem conhecida da Sanremo – ajudou a fazer a diferença para Basso e Andreucci, enquanto um forte desempenho de Perico sublinhou como o novo pneu é igualmente eficaz em mãos particulares.

O mais recente pneu RX7a, um composto médio, também estava disponível – e foi utilizado pela maioria dos competidores em baixas temperaturas e na assustadora etapa Ronde de 44 km percorrida no escuro na noite de sexta-feira. A vitória Basso nessa etapa (uma dos cinco que ele reivindicou no evento de 10 etapas) foi decisiva para o seu sucesso global.

Andreucci, que dirigiu de forma conservadora para o quinto lugar a fim de garantir mais um título italiano com a Pirelli, disse: “O produto era bom antes, mas a última evolução levou a um nível diferente, especialmente em etapas longas, tanto em termos de consistência quanto de velocidade. Simplificando, a Pirelli tem sido a solução para ganhar o título novamente. Eu gostaria de agradecer a todos da Pirelli pela contribuição para nossa campanha este ano, especialmente Terenzio Testoni, que esteve ao nosso lado o tempo todo para nos aconselhar de forma adequada”.

Basso, o vencedor do rally, dirigindo um Ford Fiesta RRC turbinado, acrescentou: “Os pneus Pirelli fizeram a diferença aqui. Este foi um rally extremamente difícil, onde a aderência mudava o tempo todo, mas os pneus Pirelli me deram a confiança que eu precisava para dar o máximo, mesmo nas etapas mais difíceis”.

A vitória para o Citroen DS3 R3T de Simone Campedell completou o sucesso da Pirelli em Sanremo, enquanto na Espanha Massimo Pedretti venceu o histórico rally Costa Brava com um Lancia 037 usando pneus Pirelli P7 Corsa Classic.

Terenzio Testoni, gerente de produto da Pirelli, que liderou o desenvolvimento da última geração de pneus Pirelli para rally, concluiu: “Este é um resultado muito importante, em direção a qual temos trabalhado por um longo tempo, e um fim de semana histórico. Estamos muito satisfeitos em ver a mais recente evolução dos nossos produtos ganhar em sua estreia, tanto com pilotos de fábrica, quanto corsários, em uma grande variedade de carros diferentes, em um rally que é um dos mais desafiadores na Itália. A mais recente evolução dos pneus RX aprimoram a segurança e dirigibilidade, como comprovaram todos os pilotos, especialmente em etapas mais longas. Carros equipados pela Pirelli dominaram o rally de Sanremo e, em nome de todos na Pirelli, gostaria de parabenizar Giandomenico e Paolo. Eu também gostaria de agradecer Maurizio Boiocchi, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli e Paul Hembery, diretor de automobilismo; ambos têm sido fundamentais para a evolução desses pneus vencedores, bem como PierLuigi Decancellis, que comanda o departamento de compostos de automobilismo, e todos que já trabalharam com a gente. Agora estamos ansiosos para ter mais sucesso no futuro”.

A próxima rodada do Campeonato Italiano de rally é o rally Costa Smeralda, de 25 a 27 de outubro, onde a Pirelli visa conquistar o título de construtores com a Peugeot Italia”.