A Pirelli venceu o título histórico de rally mais importante do mundo – o Campeonato Histórico de Rally Europeu FIA – assim como o Campeonato Italiano Histórico de Rally, no Rally Ilha de Elba, no último fim de semana.

O Campeonato Histórico de Rally Europeu foi ganho por Massimo Pedretti em um Lancia 037, conduzido pela Key Sport, com o carro lendário recebendo seu primeiro título importante em 25 anos. Isso continuou a tradição da Lancia de vencer exclusivamente com pneus Pirelli: um ingrediente crucial para fazer da Lancia a equipe mais emblemática da história do esporte. Pedretti, com seu co-piloto Marco Verdelli, também venceu o evento de 12 estágios, somente no asfalto, no geral, sendo o mais rápido em sete estágios.

O título histórico italiano foi obtido pelo Porsche 911 Grupo 4 – outra lenda do esporte – conduzido pela equipe Pentacar e dirigido pelo multicampeão Lucio De Zanche. Com uma notável vantagem nas posições, o quinto lugar da classe e o oitavo no geral foi o suficiente para De Zanche conseguir o título.

Ambos os carros estavam equipados com o pneu Pirelli P7 Corsa Classic, apresentado este ano, e que propiciou o ritmo vencedor em sua estreia.

O P7 Corsa Classic recebeu seu nome por causa da linha clássica de pneus de rally apresentada pela Pirelli nos anos 70. Como primeiro pneu low-profile visto no Campeonato Mundial de Rally, o P7 conquistou novos territórios e logo se tornou um padrão da indústria. O vencedor de títulos P7 Corsa Classic toma todos os pontos fortes do pneu P7 original, mas os interpreta com tecnologia moderna, para propiciar todos os benefícios dos mais recentes progressos em desempenho e segurança.

O gerente de produtos da Pirelli, Terenzio Testoni, comentou: “Parabéns a Massimo e Lucio por estes títulos merecidos, que destacam as qualidades de nosso novo P7 Corsa Classic. O Lancia 037 e o Porsche 911 não poderiam ser mais diferentes em termos de design, mas o P7 Corsa Classic funcionou de forma extremamente eficiente em ambos os carros, visto que um de seus principais objetivos é tornar carros com o mais alto output de força mais fáceis de se controlar, aumentando a segurança, assim como o desempenho. Com um padrão de sulcos assimétrico e nosso know-how por trás dele, este pneu trouxe uma nova dimensão aos rallies históricos, ajudando alguns dos carros mais emblemáticos do esporte a vencer novamente, décadas depois de terem se retirado de competições de fábrica. Vimos uma vasta gama de condições de superfície e climáticas este ano, mas no molhado e no seco, nosso novo pneu mostrou um ritmo vencedor”.

Os compostos do P7 Corsa Classic incluem D3 (para condições secas), D5 (para condições molhadas) e W5 (para condições molhadas). A versatilidade do P7 Corsa Classic é sua maior força, só um padrão ímpar de sulcos sendo adequado para uma vasta gama de condições climáticas e de estrada, conforme demonstrado na temporada de 2012.