Silverstone, 6 de agosto de 2012 – Aconteceu no último fim de semana em Silverstone, na Inglaterra, a 10ª etapa do campeonato mundial de Superbike. Na primeira corrida, o estreante Loris Baz (Kawasaki Racing Team), de dezenove anos, deixou os líderes da competição para trás e se tornou o segundo piloto mais jovem a ganhar uma corrida na categoria. O título de mais jovem segue com Yuichi Takeda, que venceu uma prova em 1996 aos 18 anos.

Na seguida corrida, sob péssimas condições de tempo, o piloto Sylvain Guintoli (Pata Racing Team), a bordo de uma Ducati 1098R, conseguiu a sua segunda vitória do ano, depois de uma corrida com atraso para seu início e mais curta que o habitual.

Os maiores nomes do campeonato decepcionaram tanto na qualificação como nas corridas: o líder em pontos Max Biaggi (Aprilia Racing) não completou a primeira corrida e chegou apenas na 11ª posição na segunda prova. Com esses resultados, o vice-líder Marco Melandri (BMW Motorrad Motorsport) ficou a apenas 10,5 pontos de Biaggi depois de terminar em sétimo e oitavo, respectivamente, nas duas corridas.