SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES


PRÉ-QUALIFICAÇÃO

O processo de Busca cobre duas fases:


  • Identificar novos fornecedores em potencial;
  • Contatar novos fornecedores em potencial que solicitem pré-qualificação.

O Portal do Fornecedor da Pirelli é usado nesta fase como o principal repositório para uma pré-seleção dos fornecedores já avaliados.


Pré-Qualificação


Os fornecedores selecionados que desejam participar da Licitação ou iniciar um relacionamento de negócios com a Pirelli precisam concluir a fase de Pré-Qualificação se isso ainda não tiver acontecido, como autoavaliação.

Esta etapa é realizada por meio do Portal do Fornecedor, no qual deverão responder a perguntas específicas sobre:

  • Dados Gerais da Empresa: esse item é necessário para inserir os dados fiscais da empresa, o endereço de sua base registrada e de operações (se forem diferentes) e os dados pessoais da Pessoa para Contato (a pessoa que preenche o questionário);

  • Sustentabilidade e Dados de Saúde, Segurança e Meio Ambiente: este é o item com informações a respeito da abordagem da empresa de questões referentes a responsabilidade social, saúde, segurança e meio ambiente e qualidade;

  • Informações: neste item, o fornecedor pode dar informações referentes a outros serviços/produtos que podem fornecer ou outros países em que podem operar.

QUALIFICAÇÃO

A qualificação é um processo que vem depois da compra ou licitação, visando atingir conformidade dos fornecedores com as Exigências de Qualificação da Pirelli. 

Nesta fase, o fornecedor tem que confirmar as respostas dadas durante a fase de Pré-Qualificação e prestar mais informações sobre:

  • Dados Gerais da Empresa;
  • Sustentabilidade e Dados de Saúde, Segurança e Meio Ambiente;
  • Dados Específicos da Indústria.

Como na Pré-Qualificação, algumas perguntas são “impeditivas”, ou seja, uma resposta inadequada não permitirá que o fornecedor conclua com sucesso o processo de qualificação.

Depois de concluir o Questionário, o fornecedor tem que carregar alguns Documentos Oficiais específicos relacionados à Empresa e ao produto/serviço oferecido.



Os Documentos são classificados como:


  • Obrigatórios: os fornecedores têm que fornecê-los para conseguirem dar prosseguimento ao processo de qualificação;

  • Altamente Recomendados: recomenda-se que os fornecedores enviem esses documentos, mas podem dar prosseguimento ao processo de qualificação. Eles serão analisados durante a avaliação para o cálculo da pontuação final;

  • Desejáveis: os fornecedores podem acrescentar esses documentos, a pontuação final irá considerar essas informações adicionais.

Quando o Questionário estiver adequadamente preenchido e os documentos exigidos forem carregados, o fornecedor terá permissão para dar início à avaliação de qualificação.


A avaliação é mostrada para o fornecedor. Se a pontuação for superior a 24 e todos os documentos obrigatórios forem validados, o fornecedor está qualificado como Fornecedor da Pirelli.



Para Matérias-Primas, o processo de Qualificação inclui algumas etapas adicionais:


  • Questionário de Gestão de Riscos: na verdade isso é opcional, mas relevante para a avaliação da classificação do fornecedor. O fornecedor tem que gerenciar uma autoavaliação sobre o nível de sua fábrica, com base em KPIs de continuidade de negócios.

  • Visita às instalações do fornecedor: Auditoria (mencionada em “Auditoria de Qualidade do Fornecedor”) ou STA (assistência técnica do fornecedor);

  • Pré-teste de amostra (opcional): podem ser solicitadas pequenas amostras para testes laboratoriais;

  • Avaliação e espaço para melhoria: com base nas avaliações de documentos, auditoria e testes de amostras, os fornecedores serão solicitados a implementar ações corretivas.

Depois de atingir resultados positivos nas fases acima (especialmente na auditoria), os fornecedores passarão oficialmente para a homologação de produtos.

A Qualificação tem que ser reconfirmada regularmente com base nas datas de validade dos documentos e são enviados alertas para os fornecedores para lembrá-los de fornecer documentos atualizados.


PESQUISA REACH - Orientação

Definições:


Substância:
Significa um elemento químico e seus compostos no estado natural ou obtidos por algum processo de fabricação, incluindo todos os aditivos necessários para preservar sua estabilidade e impurezas decorrentes do processo usado.
Em linha com a definição acima e com os documentos de orientação existentes, uma substância (monocomponente) é aquela na qual um componente principal está presente em uma concentração de pelo menos 80% (w/w) e que contém até 20% (w/w) de impurezas.


Mistura:
Significa uma mistura ou solução de duas ou mais substâncias.


Polímero:
Significa uma substância composta por moléculas caracterizadas pela sequência de um ou mais tipos de unidades monoméricas. Tais moléculas têm que ser distribuídas em faixas de pesos moleculares onde as diferenças no peso molecular são atribuídas principalmente a diferenças no número de unidades monoméricas. Um polímero compreende o seguinte: (a) uma maioria ponderal simples de moléculas contendo pelo menos três unidades monoméricas unidas por ligação covalente a pelo menos mais uma unidade monomérica ou outro reagente; (b) menos de uma maioria ponderal simples de moléculas do mesmo peso molecular. No contexto desta definição, uma “unidade monomérica” significa a forma reativa de uma substância monomérica em um polímero. Monômero: significa uma substância que é capaz de formar ligações covalentes com uma sequência de moléculas semelhantes ou não nas condições da reação de polimerização relevante usada no processo específico.


Artigo:
Significa um objeto ao qual, durante a produção, é dada uma forma, superfície ou design especial, que é mais determinante para sua utilização final do que sua composição química.




Orientação para compilação:


O questionário é estruturado em cinco seções:

  • dados da empresa;
  • substância;
  • mistura;
  • polímero;
  • artigo.

É necessário preencher primeiro a seção de dados da empresa do formulário em todas as partes, incluindo os nomes do Representante Legal e o Gerente de REACH.
Passe então para as seções que lhe são relevantes. É importante observar que, no caso de fornecedor de misturas, é necessário preencher a seção “Substância” e a seção “Mistura” do formulário.



Em detalhe, são previstos quatro casos diferentes:


1) Substância
Caso seja fornecedor de uma substância, você deverá preencher esta seção do formulário. Os dados preenchidos são válidos para todas as fábricas de produção da substância, que entreguem a mesma para os 28 países da União Europeia (UE28).
Inicialmente, o questionário exige que você declare se a substância será vendida como uma “substância pura” (ou seja, com menos de 20% de impurezas) ou como parte de uma mistura, ou ambos. A título de exemplo, é possível nos vender uma “substância pura” ou uma substância em um suporte químico (mistura) ou ambos.
Indicar os números CAS e Einecs, se disponíveis.
Se não for um fornecedor UE 28, você terá que incluir dados do Representante Único que atua em seu nome na Europa.
Se o processo de registro de sua substância já estiver concluído, preencha o formulário respondendo as perguntas relativas à SDS, incluindo cenários de exposição se necessário. É disponibilizada uma lista pré-compilada incluindo os possíveis usos na indústria da borracha; clique nos que foram indicados no dossiê de registro.
Se o processo de registro ainda estiver em andamento, será necessário atualizar os dados assim que o processo de registro for concluído.


2) Mistura
Se o produto a ser vendido for uma mistura, será necessário primeiro completar a seção “Substância” do formulário, detalhando todas as substâncias incluídas na mistura. Assinalar “mistura” se nos vender uma substância como parte de uma mistura, ou “ambos” se nos vender a substância pura e uma mistura que a inclua.
Se a mistura a ser vendida incluir um polímero, será necessário também preencher a seção “Polímero” do formulário, antes da seção “Mistura”.
É possível que você nos venda uma mistura que contenha substâncias produzidas por você e/ou por outro fornecedor. Neste caso, também, é necessário primeiro listá-los na seção “Substância”.
Em segundo lugar, deve preencher as misturas na seção “Mistura" do questionário, combinando substâncias ou polímeros inseridos anteriormente na base de dados.


3) Polímero
Mesmo que os polímeros sejam isentos de registro no REACH, será necessário nos dar algumas informações de acordo com duas subclasses: i) elastômeros; ou ii) outros materiais poliméricos.

  • Elastômeros: indique se é um polímero seco, ou um polímero entendido com óleo. Se for um polímero seco, é preciso indicar no questionário se você (ou seu fornecedor) registrou os monômeros. No caso de polímero estendido com óleo, é necessário fornecer os dados referentes ao óleo extensor.

  • Se vender um polímero diferente de um elastômero, é necessário indicar se ele faz parte de uma mistura ou não. Nos dois casos, será questionado se você (ou seu fornecedor) registrou os monômeros. Se declarar que o polímero faz parte de uma mistura, será necessário preencher a seção “Mistura” do questionário, como especificado acima.

4) Artigo
Esta seção do questionário deve ser preenchida com dados sobre o registro das matérias-primas e conteúdo SVHC.



Se você vender à Pirelli substâncias/misturas/polímeros/artigos que sejam similares, conte com a facilidade de usar a função “copiar” disponível da Lista de seu Registro.





É importante observar que, em todos os casos, você deverá declarar que cada material vendido à Pirelli não contém SVHC (Substância que suscita elevada preocupação) a uma concentração superior a 0,1% w/w (massa por massa).


A lista é atualizada pela ECHA, portanto, caso ocorra qualquer mudança referente aos produtos que nos vende, solicitamos que atualize seus dados e comunique ao Gerente de Reach da Pirelli, no seguinte endereço de e-mail: Reach.Survey@pirelli.com

 

Caso precise de nossa ajuda, entre em contato com Reach.Survey@pirelli.com