FACILITADORES DO RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

Auditoria

Auditoria de Sustentabilidade e Qualidade do Fornecedor

A Pirelli contrata regularmente empresas líderes no setor para realizar auditorias independentes visando auditar a conformidade de seus fornecedores com suas responsabilidades éticas, sociais e ambientais, conforme disposto inter alia nas cláusulas de sustentabilidade com as quais eles se comprometeram.

Auditoria de sustentabilidade do Fornecedor


Essas auditorias independentes são realizadas de acordo com uma listagem de parâmetros de sustentabilidade com base:

  • nos padrões SA8000®;

  • na “Política de Responsabilidade Social para Saúde, Segurança e Direitos do Trabalho e Política Ambiental”;

  • no Código de Ética da Pirelli.


Auditoria da Qualidade do Fornecedor



Dentro do Fluxo de Valor do Prêmio Pirelli de Qualidade, a Pirelli estabelece a rotina da atividade de Auditoria, de acordo com:

  • Sistema de Auditoria ISO-TS 16949: A tarefa consiste em examinar todos os aspectos da estrutura, função, interação de tarefas cruzadas em um nível crucial. Escala de classificação: aceitável; não aceitável.

  • Auditoria de Processo VDA 6.x: a tarefa consiste em analisar o processo de modo que os riscos e fraquezas sejam detectados nos processos de trabalho e em sua interface. Escala de classificação:

    A capacitado em termos de qualidade;

    B condicionalmente capacitado em termos de qualidade;

    C não capacitado em termos de qualidade.

Classificação do fornecedor

A Pirelli avalia seus Fornecedores anualmente com o lançamento de uma campanha interna que envolve todas as funções que desempenham um papel ativo no ciclo de vida do Relacionamento com o Fornecedor.

Relatório de Classificação de Fornecedor: é a avaliação anual do Fornecedor que a Pirelli publica no Portal do Fornecedor da Pirelli, divulgando informações sobre:

  • Pontuações nos Principais Indicadores de Desempenho (KPIs);
  • Pontuação geral;
  • Classificação dos resultados.

Os resultados são classificados da seguinte maneira:

A ➔ os resultados gerais estão acima da meta, o fornecedor será considerado na pequena lista para a Premiação Anual de Fornecedor da Pirelli;

B ➔ os resultados costumam ficar em linha com as metas a serem atingidas, mas, em certos KPIs, a Pirelli solicita um Plano de Ação Corretiva. O plano de recuperação deve ser apresentado dentro de 6 semanas. O Fornecedor é solicitado a realizar melhorias contínuas a fim de atingir a classificação A;

C ➔ os resultados do fornecedor costumam ficar abaixo das metas. A Pirelli solicita um Plano de Ação Corretiva para todos os itens abaixo da meta. O plano de recuperação deve ser apresentado dentro de 4 semanas, porém, a Pirelli auditará o Fornecedor a fim de verificar a implementação efetiva.

A Pirelli estimula fortemente o Fornecedor a compartilhar estas informações internamente para criar um comprometimento com uma abordagem de melhoria contínua.

Para o procedimento a ser seguido para o envio correto à Pirelli do Plano de Ação Corretiva exigido, os fornecedores devem seguir as instruções publicadas no seguinte link: