COMPRAS ECOLOGICAMENTE RESPONSÁVEIS

Política de Compras

A Política de Compras Ecologicamente Responsáveis busca promover e incentivar a consciência ambiental referida em toda a cadeia de suprimentos bem como estimular decisões que possam reduzir o impacto ambiental das mercadorias e serviços fornecidos pela Pirelli.


O documento procura ampliar o máximo possível a visão da organização em direção a uma metodologia baseada na análise de todos os meios possíveis de redução do impacto ambiental associado ao longo de toda a cadeia de suprimentos, incluindo tudo o que é concebido e projetado internamente e então disponibilizado aos fornecedores.

A Política de Compras Ecologicamente Responsáveis foi desenvolvida de maneira altamente pragmática e intencionalmente específica, citando palavras-chave como: 

  • “Ciclo de vida” – essa é a única abordagem que a empresa escolhe adotar, para estar em posição de tomar decisões com base em análises profundas e totalmente inclusivas.

  • “Redução, reuso e recuperação” – essas são as macro categorias que definem os meios pelos quais reduzimos o impacto de uma mercadoria ou de um serviço. 

A Pirelli também está comprometida em estimular seus fornecedores a integrar a Política de Compras Ecologicamente Responsáveis em seus próprios modelos de compras e em todas as suas respectivas cadeias de suprimentos


The policy is available below, translated into a variety of languages, including those that are spoken by the Group’s suppliers.

DIRETRIZES DE COMPRAS

O que é a Política de Compras Ecologicamente Responsáveis para a Pirelli

A abordagem da Pirelli a respeito de gestão ambiental sustentável é estabelecida de acordo com o Sistema de Sustentabilidade apresentado no Pacto Global das Nações Unidas assinado em 2004, e de acordo com a “Declaração do Rio Sobre Ambiente e Desenvolvimento”. A Política de Compras Ecologicamente Responsáveis da Pirelli se fundamenta em 3 pilares:

  • A “Política de Compras Ecologicamente Responsáveis” da Pirelli, assinada pelo Presidente, na qual a Pirelli e os Funcionários do Grupo se comprometem em considerar os aspectos ambientais em todas as suas escolhas de design e na obtenção de materiais, produtos e serviços. A meta é estimular e promover a consciência ambiental em toda a cadeia de suprimentos, e promover escolhas que possam reduzir o impacto ambiental do processo de compras associado aos negócios da Pirelli. Isso faz parte da estratégia Pirelli Premium de aumentar o crescimento sustentável com o tempo, beneficiando-se de um retorno de valor tangível e intangível.

  • O “Manual de Compras Ecologicamente Responsáveis” da Pirelli (PGSM): é um documento, com base nos princípios da Política de Compras Ecologicamente Responsáveis, que estabelece diretrizes internas ecologicamente responsáveis para as Funções da Pirelli. Trata-se de um documento interno e confidencial, emitido sob a coordenação dos Departamentos de Qualidade e de Sustentabilidade, com a contribuição de todas as funções envolvidas no processo de compras. O PGSM fornece as principais diretrizes ambientais a serem aplicadas nas atividades funcionais operacionais associadas a aquisições nas quatro áreas macro de compras com respeito ao meio ambiente: Materiais, Capex, Opex e Logística. 

  • “Diretrizes de Compras Ecologicamente Responsáveis” da Pirelli (PGSM): é um documento, baseado nos dois pilares anteriores, que declara que a Pirelli irá divulgar sua própria dimensão em para toda a cadeia de suprimentos, compartilhando sua abordagem de Compras Ecologicamente Responsáveis com os Fornecedores, divulgando suas melhores práticas ecologicamente responsáveis e estimulando os Fornecedores a fazer o mesmo.