road

Uma moto do meu jeito

Aproveitando a enorme popularidade da customização de motocicletas, a Pirelli e a Ducati procuraram a Vibrazioni Art Design para criar uma SC-Rumble realmente especial

Home road Uma moto do meu jeito
Uma moto do meu jeito

Ter uma moto customizada feita apenas para você, uma que se destaque na multidão, está na moda entre os motociclistas. 
Ninguém gosta de estar em um local público e ver outra moto idêntica se aproximando. A moda da customização é uma combinação de paixão, arte e esporte que leva motoqueiros entusiastas a exibir seu relacionamento com sua máquina de uma forma inteiramente nova.

A Ducati e a Pirelli Pirelli rapidamente responderam a essa crescente tendência, e de Borgo Panigale, na região de Bolonha, chega uma moto única, customizadapela Vibrazioni Art Design. 

Essa motocicleta realmente especial se chama SC-Rumble, e é baseada na Scrambler, um clássico da Ducati que vem passando por certo renascimento. Vem equipada com pneus desenvolvidos especificamente para esse modelo: os pneus Pirelli MT 60 RS – 110/80 R18 na dianteira e 180/55 R17 na traseira – montados sobre aros sólidos. 

Uma parceria a ser comemorada
A Pirelli e a Ducati se encontraram em perfeita harmonia nos aspectos de engenharia e criatividade do projeto Scrambler, e quiseram comemorar a parceria criando uma motocicleta única, confiando à Vibrazioni a customização da moto exclusiva.

Apresentada em maio na exposição Bike Shed em Londres – o mais importante evento internacional de motocicletas customizadas –, a SC-Rumble foi saudada como uma “obra de arte em movimento”. Ela homenageia a sinergia entre as duas gigantes italianas das pistas.


Sediada em Massa Lombarda, Itália, a Vibrazioni conseguiu unir arte e engenharia para garantir que a SC-Rumble se destaque na multidão dentre tantas outras motospor meio de soluções que podem parecer extremas, mas que são certamente originais. 

O logotipo chama a atenção imediatamente. Gravado a laser em uma chapa de borracha fixada à lateral do tanque de combustível, exibe a textura do padrão da banda de rodagem dos pneus Pirelli MT 60 RS em torno do logotipo Ducati Scrambler. 

Trabalho de especialistas em metal
A parte superior do quadro de produção foi encurtada, e a carroceria original foi substituída por um monocoque – ou casca estrutural – feita com chapas de metal recicladas de caçambas industriais e moldadas à mão para manter a cor original. Este monocoque recebeu, então, um acabamento brilhante de poliuretano transparente que destaca a cor e o deixa liso. Mesmo as carenagens são feitas de alumínio trabalhado à mão, e o farol de alumínio exibe um vidro esfumaçado abrigando uma lâmpada circular de LED inspirada pela encontrada na Scrambler modelo de produção. 

Mas isso não é tudo: a cauda foi levantada usando um novo tipo de suspensão, dando à moto uma configuração e um estilo de pilotagem diferenciados. O escapamento se baseia no modelo de mercado secundário da Termignoni, e recebeu uma tampa silenciosa feita à mão, enquanto que o guidão foi “emprestado” de sua prima também fabricada pela Ducati, a Streetfighter. 

Feita à mão
As matérias-primas usadas pela equipe de criação na Vibrazioni foram recicladas a partir de coisas como barris com serigrafias extravagantes envelhecidas pelos elementos, resultando em uma ampla série de combinações de cores. Todos as etapas do processo – desde cortar e moldar até soldar, lixar e dar o acabamento – foram executadas à mão, reduzindo o uso de máquinas ao mínimo possível, tornando a SC-Rumble uma verdadeira obra de arte única, como tudo feito pela Vibrazioni.

Show more images

A Vibrazioni diz que a SC-Rumble foi criada com grande cuidado e perícia para produzir uma moto excitante com uma personalidade que incorpore estilos que variam do “vintage ao punk e ao pós-atômico”.

Embaixo da nova carroceria, a parte mecânica foi reelaborada para otimizar o desempenho, a pilotagem e a experiência geral, tudo para que o piloto não tenha dúvidas de que está sobre uma motocicleta atemporal perfeitamente sintonizada com os tempos, livre para viajar para outra dimensão, tanto em corpo quanto em espírito.

Para a Pirelli, os pneus escolhidos para a SC-Rumble, os MT 60 RS, sempre foram líderes no segmento do mercado de enduro devido à combinação de desempenho e de aderência on road e off road. Com o desenvolvimento dos novos tamanhos Ducati necessários para as quatro versões da Scrambler (Icon, Urban Enduro, Full Throttle e Classic), a Pirelli redesenhou totalmente o MT 60 RS em termos de especificações e de desempenho.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road