road

Um pneu para qualquer necessidade
e estação do ano

Eles parecem todos iguais, redondos e pretos, mas existem muitas categorias diferentes de pneus para atender a qualquer necessidade ou estilo de direção

Home road Um pneu para qualquer necessidade
e estação do ano
Um pneu para qualquer necessidade
e estação do ano

O pneu personifica o elo físico e dinâmico entre o asfalto e o carro, podendo ser considerado um dos vários fatores pertinentes a um automóvel, constituindo um aspecto fundamental para a segurança no dia a dia. A maneira como nos movemos na estrada depende de sua eficácia unida à eficácia do veículo, pois um carro com pneus em mau estado pode ser difícil de dirigir. Fatores como a resistência ao rolamento e o consumo de combustível estão incorporados em um dispositivo de formato redondo e aparentemente simples, desenvolvido gradativamente ao longo do tempo e que passou por um avanço tecnológico acelerado nos últimos quarenta anos, atravessando milênios, superando até mesmo a primeira tentativa de abandonar o conceito da câmara de ar na década de 1930. É um produto que une experiências técnica e científica, além de concentrar vários aspectos distintos nesse dispositivo circular, o laço forte e flexível que a cada dia une o motorista, seu carro e a estrada que ele percorre.

Desde as suas origens remotas até os dias de hoje, o pneu não pode ser visto como um artigo único e, ao mesmo tempo, universal, que serve para todos os carros – se consideramos seus diferentes tipos, formas, tamanhos e funções, veremos que essa variedade altamente diversificada trabalha com a máxima eficiência em qualquer situação de uso. Tudo partiu de uma ideia inicial e intuitiva que o escocês Robert William Thomson teve em 1846. Quarenta anos depois, começou a circular o primeiro protótipo de carro com motor de combustão. Se o desenvolvimento dos pneus acompanhou o dos carros, certamente ocorreu uma aceleração na melhoria da performance oferecida nas décadas de 1960/1970, antes da Crise do Petróleo, quando o mercado automotivo produziu muitos carros esportivos de alta performance.

Show more images

PERFORMANCE E SEGURANÇA
O pneu tornou-se cada vez mais seguro, mais potente e mais ecológico, com maior versatilidade e confiabilidade. Na verdade, podemos dizer que ele atua como um calçado, apesar de sua função ser muito mais complexa e crucial. Assim como o calçado representa uma espécie de extensão do nosso pé, cada veículo precisa de um suporte confiável que lhe permita expressar suas próprias qualidades mecânicas, com a maior eficiência possível durante cada jornada. Nem todos os carros possuem as mesmas dimensões, assim como não oferecem o mesmo tipo de performance. Por isso, a gama de pneus está crescendo e se tornando cada vez mais diferenciada. À medida que os veículos crescem em tamanho e potência, os pneus também precisam mudar, evoluir, se tornar mais eficientes, não esvaziar quando furarem (como é o caso da tecnologia Run Flat), ou efetuar autorreparo em certas condições (com a tecnologia Seal Inside), suportar uma carga mais pesada ou mais leve e contribuir com um consumo menor de combustível para o veículo. Todas essas características são encontradas na série Cinturato, voltada para uma variedade extensa de carros versáteis de alta performance; na série P Zero de pneus, voltada para motoristas que buscam o máximo de desempenho e de eficiência, mas com total segurança; ou na série mais perfilada Scorpion, recomendada para utilitários (SUVs); e não podemos esquecer da série Carrier, destinada a veículos comerciais leves.

O pneu, embora seja uma testemunha muda em toda jornada, nos prepara com o espírito de cada viagem, uma combinação de perspectivas de vida mutáveis que fluem a uma velocidade sempre diferente e em todas as condições. Seja em um dia ensolarado ou um dia embranquecido pela geada invernal, o desejo de estar em movimento será sempre mais forte. E para cada jornada, cada rua, cada direção, cada clima, há um produto específico ou um compromisso ideal que pode ser encontrado na vasta gama de pneus de diferentes tamanhos, desde aqueles para carros compactos para uso na cidade até os carros possantes mais vigorosos, com características meticulosamente desenvolvidas a fim de favorecer a qualidade de cada veículo. Seja apresentando um projeto da superfície de rolamento simétrico (igual interna e externamente) ou assimétrico (diferente interna e externamente), seja ele mais liso, com perfil mais profundo ou com pregos mais uniformes (em países onde seja necessário e permitido) - qualquer pneu ainda assim se enquadra em grupos específicos, que juntos compõem uma ampla gama de produtos altamente diversificada. A classificação também pode ser resumida reunindo as diversas classes em três grupos: pneus para o verão, inverno e todas as estações, que podem ser reconhecidos pelos símbolos exibidos na lateral (símbolo M + S e floco de neve estilizado para inverno Pirelli; sol e neve para todas as estações; e nenhuma menção para verão). O segundo tipo mencionado também é conhecido como “todas as condições de tempo” ou “Quatro Estações”.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road