road

Maserati Levante - o desafio que faz a marca do Tridente depositar sua confiança nos pneus P Zero

O automóvel foi apresentado no Salão de Genebra e representa uma das apostas mais intrigantes no panorama italiano. O Maserati Levante é o primeiro SUV na história da marca do Tridente e, a fim de otimizar suas performances, a Pirelli desenvolveu um novo modelo do pneu P Zero que enfatiza principalmente o conforto e a direção do carro

Home road Maserati Levante - o desafio que faz a marca do Tridente depositar sua confiança nos pneus P Zero
Maserati Levante - o desafio que faz a marca do Tridente depositar sua confiança nos pneus P Zero
Show more images

A Maserati nunca produziu um SUV. No entanto, com o mercado caminhando nessa direção, a empresa decidiu que era o momento certo para essa inovação. Mal dá para imaginar o volume incrível de trabalho empreendido durante os últimos anos nesse modelo, que foi apresentado oficialmente no último Salão de Genebra e que em breve estará circulando pelas estradas. Trata-se de um carro que ambiciona conquistar uma parcela do mercado que já está ficando saturada por adversários que, com certeza, não são amadores.

Estamos diante de um carro que promete ser de primeira linha. Basta olhar para o design, uma combinação excepcional da tradição da Maserati e da inovação dos SUVs. Os contornos e as curvas do exterior foram meticulosamente desenhados, a tal ponto que eles conseguem disfarçar suas grandes dimensões. Ainda assim, conta com um visual moderno e próximo do esportivo, associando-o a um importante legado para a marca.
É impossível deixar de notar nas laterais os aros das rodas de liga proeminentes e pra lá de elegantes, equipadas com pneus P Zero da Pirelli, de ultra-alto desempenho, originais de fábrica.

Maserati é 100% Pirelli
A cooperação entre a Pirelli e a Maserati é de longa data e a qualidade que sempre foi reputada aos pneus P Zero se encarregou do restante. Aliás, também no Levante os produtos Pirelli não são apenas uma parte dos equipamentos originais de fábrica do veículo, mas foram criados e projetados especificamente para se adaptar ao máximo às exigências do SUV. Esse é o caso dos pneus EO (Originais de Fábrica), que se distinguem dos demais da linha por uma série de características muito específicas. Pra começar, os pneus P Zero tiveram de ser adaptados às peculiaridades básicas do veículo, que foi desenvolvido a partir da mesma plataforma que os modelos Quattroporte e Ghibli. Isso implica em tração nas quatro rodas e mudança de marcha automática. Por conta disso, a Pirelli desenvolveu um novo composto e um perfil de pneu altamente específico para propiciar uma viagem mais confortável e que, ao mesmo tempo, ofereça qualidades de manobra plenamente indispensáveis para um veículo desse porte. Não é por acaso que a Pirelli é a parceira exclusiva da Casa do Tridente.

Os interiores, também, naturalmente, estão à altura dos altos padrões típicos da firma de Modena. Um item se destaca acima de todos: o estofamento assinado pela prestigiada firma de Ermenegildo Zegna, uma das grifes italianas de moda masculina mais famosas do mundo, que, como era de se esperar, recebeu a pré-estreia nacional do novo SUV em seu showroom em Milão.

Potência a cargo dos pneus P Zero
Nenhum Maserati, por mais elegante que fosse, poderia estar completo sem motores à altura do empreendimento. Por ocasião do lançamento, que está programado para maio, serão disponibilizados dois tipos de motor, um a gasolina e outro a diesel (especula-se sobre um híbrido, mas que só chegaria em 2017). O primeiro é um turbo V6 3.000 cc, oferecido com duas versões de capacidade de força: 350 HP e 430 HP. O segundo representa seguramente o motor mais potente da linha do Levante. As versões a gasolina são diferenciadas pelo nome Levante S. O modelo básico, porém, é o motor a diesel turbo com 3.000 cc, capaz de chegar a uma capacidade de força máxima de 275 HP, que não deixa de ser admirável e suficientemente potente. O foco especial dessa versão será o consumo de combustível, posto que, de acordo com as informações oficiais divulgadas pela empresa, para o ciclo combinado europeu, ele fará 100 km com 7,2 litros de diesel na estrada. Já o Levante S focará acima de tudo no desempenho: o modelo top de linha de 430 HP será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em meros 5,2 segundos, com a velocidade máxima chegando a 264 km/h. Levando-se em conta o peso do veículo, esses resultados são realmente impressionantes. Sendo assim, os novos pneus P Zero que equipam o carro precisam ser capazes de lidar com tamanha potência.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road