seguranca viaria

Segurança viária: a conscientização é o melhor caminho para evitar acidentes

A importância da conscientização de motoristas sobre a segurança viária é reforçada anualmente na Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro

Home life sustentabilidade seguranca viaria Segurança viária: a conscientização é o melhor caminho para evitar acidentes

No Brasil, todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito. Neste período, órgãos responsáveis pela segurança viária realizam uma série de eventos e campanhas para a conscientização de motoristas sobre a importância de respeitar a legislação, as sinalizações viárias e os limites de velocidade, entre outros fatores que podem colocar em risco tanto a vida de quem está na direção, quanto de passageiros e pedestres.

Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito traz como mensagem principal a frase "JUNTOS SALVAMOS VIDAS", definida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O objetivo é fortalecer ainda mais a questão da educação preventiva dos motoristas e pedestres e, além disso, de alertar a população a respeito do aumento do número de casos de acidentes de trânsito com morte que o país apresentou em 2021 após 10 anos de redução consecutiva desse dado.

Uma das formas de evitar os acidentes é conhecer quais são as principais causas. Estudos do Observatório Nacional de Segurança Viária indicam que 90% dos acidentes são causados por excesso de velocidade, uso do celular, mau uso dos equipamentos de segurança – por exemplo, o cinto de segurança e o capacete –, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou, até mesmo, dirigir por muitos quilômetros sem descansar.

Outros fatores que são considerados como causa de acidentes são vias mal sinalizadas, condições climáticas, animais na pista, falta de iluminação e falta de manutenção do veículo.

Uma forma simples de prevenir possíveis acidentes é estar atento para alguns itens do veículo que fazem toda a diferença para a segurança no momento da viagem. Entre os principais itens a serem observados estão os pneus, palheta do limpador de para-brisa, faróis, sistema de freio e o cinto de segurança. Também é aconselhável estar sempre atento ao nível de água no sistema de arrefecimento do veículo e ao nível do óleo do motor.

Em casos de viagens mais longas, o ideal é levar o veículo para uma revisão preventiva mais completa com um profissional da área. Assim, será possível identificar problemas que não são fáceis de localizar em uma avaliação mais superficial.