road

P Zero Pirelli: o Pneu de Alta Performance para Supercarros

Desde a Ferrari F40 1987 até os mais recentes carros de alto desempenho. Uma jornada pelo mundo do automobilismo a bordo de... Pneus Pirelli P Zero

Home road P Zero Pirelli: o Pneu de Alta Performance para Supercarros
P Zero Pirelli: o Pneu de Alta Performance para Supercarros

No início, P Zero era o nome, escolhido quase aleatoriamente, de um pneu desenvolvido para uma corrida específica, o Rali de San Remo, onde a experiência da Pirelli na Fórmula Um durante os anos 1980 foi adaptada às necessidades da Ferrari F40, a primeira de centenas de homologações que viriam a seguir. Hoje, depois de quase 30 anos de constante evolução tecnológica e do desenvolvimento de versões dos carros nos quais costumava ser usado, o P Zero permanece uma força dominante, tendo se tornado o pneu de equipamento original preferido pelos fabricantes de carros para os superesportivos e outros modelos sofisticados, bem como pelos mais exigentes motoristas em busca tanto de desempenho quanto de segurança. Projetado em 1987, o nome e o pedigree daquele primeiro pneu resultaram em uma marca que moldou a história do segmento de pneus e consolidou a posição da Pirelli como líder global em pneus de alta tecnologia. Essa marca se tornou a referência para toda a indústria e em todas as suas versões ao longo do tempo, desde o System e Rosso até o Nero e o P Zero 2007. Cada uma das versões apresenta suas próprias inovações e estabeleceu padrões na indústria de pneus, como os perfis baixo e ultrabaixo. Estabeleceram até um recorde menor: o P Zero Giallo foi o primeiro pneu de estrada a se basear em um pneu de corrida, unindo as necessidades das corridas com as de conforto e segurança exigidas por motoristas comuns.

Avançando lado a lado com a história da indústria, a tecnologia Pirelli extrai a experiência e as ideias de corridas de Fórmula, de rali e de carros de passeio para criar e desenvolver constantemente os pneus da empresa a fim de oferecer soluções adequadas às inúmeras e constantes mudanças nas necessidades dos motoristas e da indústria automotiva. Em particular, esse constante desenvolvimento dos pneus Pirelli tem se beneficiado do processo de desenvolvimento interativo derivado do automobilismo, que propicia aos pesquisadores da Pirelli uma abordagem combinando a experiência e a habilidade de várias equipes de engenheiros e que se dedicam a testar e desenvolver cada pneu. A meta final é oferecer a cada fabricante de carro e a cada cliente o melhor pneu para suas necessidades e transferir a tecnologia das corridas diretamente ao usuário final. Como equipamentos originais para novos carros em particular, os pesquisadores da Pirelli trabalham lado a lado com engenheiros de carros para desenvolver uma versão do P Zero que atenda às necessidades de um modelo específico de carro, em termos de desempenho (integração com o sistema de freios, resposta da direção, etc.) e conforto (ruído, estabilidade). O resultado são pneus personalizados para cada modelo e especificamente marcados na lateral para salientar o desenvolvimento exclusivo. Assim, ao lado do logotipo da Pirelli, os pneus P Zero de equipamento original também trazem o símbolo do fabricante do carro para o qual foram desenvolvidos (“F” para Ferrari, “Au” para Audi, “L” para Lamborghini, uma estrela para BMW, etc.), confirmando desse modo a exclusiva associação entre o carro e o pneu.  
Hoje em dia, a variação do P Zero fica em torno do Corsa, projetado para carros de alto desempenho, e em torno do atual P Zero, que evoluiu ao longo do tempo e incorpora as constantes inovações desenvolvidas juntamente com os mais prestigiosos fabricantes de carros, incluindo Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Ferrari, Jaguar, Lamborghini, Lotus, Maserati, Mercedes, McLaren e Porsche.

Show more images

Pneus de passeio com espírito de corrida: união de performance e segurança

O P Zero é o pneu de Ultra-High performance da Pirelli, apoiado por um nível de tecnologia que o transformou no pneu líder no segmento premium. Lançado pela Pirelli em 2007, o P Zero tem evoluído constantemente ao longo dos anos por meio de colaborações com os principais fabricantes de carros, que o escolheram para os modelos de maior desempenho.
Este desenvolvimento e a adaptação às várias necessidades de cada modelo fizeram tanto sucesso que não existe mais apenas um único P Zero para o equipamento original, mas sim um pneu básico a partir do qual muitas versões específicas foram derivadas e especialmente desenvolvidas para seus veículos-meta. Algumas das versões mais recentemente desenvolvidas incluem as do Porsche 911, as do Lamborghini Aventador e as da McLaren MP4-12C, todas resultantes do desenvolvimento conjunto de pesquisadores da Pirelli e de engenheiros dos fabricantes de carros, como feito para a Ferrari F40 em 1987. Há homologações do 250 P Zero desde 2007.
Completando a série, os pneus de reposição também refletem o desempenho em evolução do P Zero para o equipamento original.
As características básicas do P Zero são seus altos níveis de segurança, incluindo distâncias reduzidas nas freadas em condições tanto secas quanto molhadas, aderência nas curvas e na pilotagem nas retas, estabilidade e conforto.
O P Zero usa nanocompostos especiais na banda de rodagem e no talão, o que propicia ao veículo conforto na pilotagem e estabilidade de nível de corrida. Com três canais longitudinais largos, o padrão de banda de rodagem confere ao pneu o máximo de aderência em superfícies molhadas ao mesmo tempo que garante baixos níveis de ruído, e o perfil assimétrico da banda de rodagem resulta em desgaste regular. A estrutura do P Zero também limita a deformação do perfil do pneu mesmo em velocidades muito altas (de até 370 km/h).


Na pista com o P Zero Corsa System

O P Zero Corsa System é o produto de maior performance da série de pneus de passeio da Pirelli, e foi desenvolvido em colaboração com os fabricantes de supercarros derivados diretamente de carros de corrida. O projeto e desenvolvimento desse sistema começou em 2003 com uma parceria entre a Pirelli e a Ferrari para instalar os acessórios do Ferrari 360 Challenge Stradale. Em 2010, por meio de uma parceria com a Lamborghini, a Pirelli apresentou o novo P Zero Corsa System, projetado para o Gallardo LP 570-4 Superleggera, o que adicionou o novo P Zero Corsa Asimmetrico à evolução da versão direcional anterior. 
Graças à sua natureza de alto desempenho, o Corsa System pode ser usado tanto na estrada quanto nas pistas, assegurando o máximo de desempenho em ambos os contextos.
Sua estrutura específica propicia ao P Zero Corsa System máxima estabilidade em altas velocidades e nas curvas, de forma que pode ser usado nas pistas. Com dois padrões diferentes de bandas de rodagem — direcional para a dianteira e assimétrica para a traseira —, o P Zero Corsa System consegue retardar a aquaplanagem normalmente experimentada com pneus molhados semi-lisos derivados do automobilismo. O padrão de banda de rodagem direcional apresenta canais longitudinais que expelem a água da área de contato para pilotagem com precisão e mais aderência nas curvas. Com sua área de contato mais larga e maior rigidez, o padrão assimétrico melhora a estabilidade. Os blocos robustos propiciam ao padrão assimétrico de banda de rodagem o máximo de desempenho em superfícies secas, mesmo sob as condições mais extremas.
O P Zero Corsa System é equipamento original dos carros mais prestigiosos carros: Aston Martin, Audi, BMW-M, Ferrari, Lamborghini, Lotus, Maserati, McLaren, AMG-Mercedes e Porsche GT.

Mas não são apenas os supercarros que podem usufruir do melhor da tecnologia Pirelli. O modelo Cinturato P7, por exemplo, é um pneu de alta performance para carros de média e alta potência.

A combinação perfeita para baixa resistência ao rolamento, conforto acústico e bom rendimento quilométrico garantindo as performances Pirelli em frenagem e dirigibilidade. É o pneu dedicado a automóveis de alta gama e SUV, afiançando a máxima segurança e altíssima precisão em curvas e em alta velocidade, controle e desempenho em todas as condições meteorológicas.

O pneu Cinturato P7  225/50 R17 W, por exemplo, foi avaliado pela Auto Bild como um pneu “excelente”, tendo “a melhor desaceleração de frenagem em pistas molhadas e secas, resposta precisa da direção e alta quilometragem”.

A gama de pneus no mercado hoje é imensa, com destaque para grandes marcas no segmento. Pirelli, Michelin, Bridgestone, Continental, Goodyear, Hankook, Kumho, Delinte e Yokohama são algumas das mais tradicionais. Os preços do kit de pneus varia muito de acordo com o modelo escolhido, mas especialmente no Brasil este investimento pode ser parcelado sem juros para o consumidor.

Na hora de escolher os pneus é importante estar atento ao tipo de uso do carro, optando por aqueles que melhor se adequam às suas necessidades, já que os pneus estão entre os itens de segurança mais importantes de um automóvel. Portanto, o melhor é separar um tempo a mais para decidir com mais informações, e não optar apenas pelo bolso. Afinal, segurança não tem preço. 

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road