road

P Zero Pirelli, Lambo Aventador e a festa do Calendário Pirelli

Relatório do dia desfrutado pelos dois vencedores do Vizzola #ChasingTheCal: emoções com alto nível tecnológico!

Home road P Zero Pirelli, Lambo Aventador e a festa do Calendário Pirelli
P Zero Pirelli, Lambo Aventador e a festa do Calendário Pirelli

Pense em dois caras que ganharam uma noite de gala em Londres para o lançamento do Calendário Pirelli. Sortudos, né? Pense nesses mesmos dois caras, e imagine que mais cedo, no mesmo dia, eles conseguiram andar em uma Lamborghini, em uma pista de testes profissional totalmente equipada - justo o circuito da Pirelli em Vizzola! Agora, você está pensando: “sortudos ao quadrado, hein?” Na verdade, você provavelmente está pensando que está tudo bem, parabéns a eles por chegar em primeiro na competição #ChasingTheCal, mas, se esse é o prêmio, então, eles são um pouco sortudos demais. "Não é justo!"

Exceto... Exceto que isso é exatamente o que aconteceu. E enquanto os outros artigos neste site descrevem a festa de gala e o concurso, este aqui é sobre tudo o que se passou em Vizzola em 27 de novembro. Os astros de nossa história são aqueles dois caras - um deles poderia ter sido você. Aliás, quem sabe? - junto a uma Lamborghini Aventador Edição Pirelli e um conjunto de pneus Pirelli P Zero, parceiros inseparáveis da Lambo.
Mas comecemos pelo início. Vamos apresentá-los um a um. Os dois vencedores da competição são o consultor imobiliário Andrew e o recém-formado engenheiro mecânico Antonio. Acrescente Marco Mapelli, piloto profissional de testes da Pirelli. O carro é um Lamborghini Aventador Edição Pirelli: 700 CV de pura musculatura italiana, eficientemente transmitidos ao solo por meio de pneus Pirelli P Zero. Um belo dia ensolarado. Eles tiveram sorte com o tempo também, pois, no final de novembro, nem sempre o céu de Vizzola está limpo. E finalmente, uma pista artificialmente molhada, porque Vizzola é isso: um dos mais importantes e mais bem equipados circuitos para testes em pistas molhadas.

Marco começa aconselhandoe como lidar apropriadamente com os vários testes. Desde frear em asfalto seco até os truques mais sutis de como fazê-lo em superfícies molhadas de diversos tipos, até simular a quase zero aderência do gelo e a "perturbadora" experiência da aquaplanagem - um fenômeno onde a uma certa velocidade o carro perde contato com a pista e "navega" sobre a água devido à profundidade e extensão da água na superfície.
Agora é o momento de ver como nossos dois sortudos vencedores se saem. A adrenalina já está correndo no primeiro teste, além da excitação e do medo de fracassar - isso é pior do que qualquer prova na escola! A pista é constantemente umedecida pelo equipamento de irrigação forçada, e eles podem sentir a umidade dentro deles também. Pilotar esse Lambo deixa suas mãos suando, embora certamente não por causa do esforço físico envolvido.
Mas a experiência mais inesquecível para Anthony e Andrew não foi a de domar o Aventador - aliás, seguindo a tradição da Lamborghini, o carro tem o nome de um touro famoso -, mas a de ser o passageiro ao lado de Marco Mapelli. O piloto de testes lhes mostrou as incríveis possibilidades oferecidas a um piloto profissional pela combinação da Lamborghini e da Pirelli em condições tão desafiadoras como a da pista molhada em Vizzola.
Antes dessas voltas na pista, eles nem faziam ideia de que, com apenas uma pequena pressão no acelerador e uma habilidosa girada no volante, seria possível dominar as curvas de Vizzola em alta velocidade em deslizes controlados, com o nariz do carro voltado diretamente para o meio-fio interno, somente com a destreza do piloto evitando que a traseira entrasse em um giro.
Um feito possibilitado pela habilidade do piloto, é claro, mas apoiado pela perfeita resposta do carro e pela precisão dos pneus Pirelli. Porque os carros Lamborghini usam apenas pneus Pirelli, como o P Zero do Aventador Edição Pirelli, que, depois de maravilhar nossos dois caras na pista, levou-os ao tapete vermelho da lendária Roundhouse de Londres.

Graças ao comportamento dinâmico do P Zero, os dois ganhadores puderam experimentar quase todas as características do carro, desde a excelente aderência no molhado até a surpreendentemente confortável pilotagem, apesar da abundante potência do motor e da inevitável rigidez da configuração. De fato, a principal característica do P Zero é a de garantir o desempenho ideal em condições molhadas e secas ao longo de sua vida útil, combinando esportividade e conforto. Nos compostos da banda de rodagem e do talão, a parte do pneu que se prende ao aro da roda, o P Zero tira proveito de nanocompostos especiais que asseguram uma pilotagem confortável com um desempenho esportivo. Graças ao composto da banda de rodagem especial, o desempenho ideal é garantido logo que se dá partida ao carro - em outras palavras, durante os primeiros quilômetros de uma viagem.
O inovador padrão da banda de rodagem do pneu também possibilita obter o máximo de aderência, como nossos dois caras experimentaram em primeira mão, além de melhorar o conforto acústico, enquanto o perfil assimétrico do DA.Co (Dynamic Asymmetric Contour) garante o desgaste uniforme, com o contato no solo permanecendo o mesmo em qualquer velocidade. Além disso, o P Zero foi projetado respeitando ao máximo o meio ambiente, pois os compostos utilizados não possuem óleos aromáticos. A decisão da Pirelli em 2007 foi tomada três anos antes da diretriz europeia regulamentando esta questão, que entrou em vigor somente em 2010, e vai além dos mais rígidos padrões no segmento de ultra-high performance (UHP).

Show more images

Graças ao sistema Hy.Co (Hybrid Cord), a estrutura possibilita limitar a deformação do perfil do pneu até velocidades muito altas de 370 km/hora, maiores do que a velocidade máxima dos carros para os quais foi projetado, desse modo aumentando a vida útil do pneu e a consistência do desempenho ao longo de sua vida útil. O P Zero também é inovador na quilometragem, não somente em termos de duração geral, mas também em termos de desempenho uniforme ao longo da vida útil do pneu.

A emoção do counter-steering pelas longas curvas de Vizzola mais do que compensou não poder experimentar a velocidade máxima de 350 km/h do Lamborghini Aventador Edição Pirelli, mas o que permanece gravado nas mentes de nossos dois caras não é apenas sua intensa aceleração (0 a 100 em 2,9 segundos), mas também seu excelente freio, em condições tanto molhadas quanto secas, sentindo o peito contido pelo cinto de segurança e seu corpo inteiro impulsionado para frente – tudo isso graças não apenas aos potentes freios, com seus calibres de seis pistões na dianteira e os calibres de quatro pistões na traseira, mas também à aderência proporcionada pelo P Zero 255/35 ZR19 na dianteira e pelo 335/30 ZR20 na traseira.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road