dicas

Quais são os principais mitos e verdades sobre os pneus de moto?

Esclarecemos pontos importantes e que podem ser fundamentais na segurança de quem acelera sobre duas rodas

Home road motos dicas Quais são os principais mitos e verdades sobre os pneus de moto?

Pilotar uma motocicleta é uma sensação que para muitas pessoas traz um grande prazer, enquanto outras se assustam só de pensar em acelerar sobre duas rodas. É um daqueles casos de ame ou odeie, difícil de encontrar um meio termo. Aqui, porém, vamos falar diretamente com quem é aficionado em sentir o vento entrando por debaixo do capacete. Aquela pessoa que gosta tanto de subir em uma moto, que, por vezes, quer encontrar maneiras para tornar essa sensação ainda mais prazerosa. Porém, sem o devido cuidado com a segurança.

Pensando nisso, a separamos alguns tópicos que costumam gerar dúvidas para os motociclistas em todo o Brasil. Bora aprender com a gente?

 

 

Existe cera em pneu novo?

Não! Esse é um dos grandes mitos difundidos sobre os pneus para motos. O que eles possuem é uma camada de produto desmoldante, que é utilizado no processo de fabricação dos pneus. A Pirelli indica que, sempre que equipar a motocicleta com novos pneus, o condutor deve tomar cuidado extra ao longo dos primeiros quilômetros – sem forçar a moto, até que o produto desmoldante desapareça.

Pneus são trocados aos pares?

Sim! Ao contrário do que ocorre com os carros, as motocicletas têm apenas dois pontos de contato com o solo – os dois pneus. Portanto, caso haja a troca de um dos pneus – independente de qual o eixo – o conjunto todo ficaria desequilibrado. Isso tendo em vista que existe um desgaste diferente do pneu dianteiro com relação ao traseiro, portanto, afetando diretamente no aspecto de segurança, especialmente quando se está em um piso molhado.

É necessário ter pneu da mesma marca e modelo em ambas as rodas?

A resposta para a pergunta é: sim. Como pontuado na questão anterior, os pneus de uma moto trabalham em conjunto. Pneus de modelos ou marcas distintas podem apresentar comportamentos diferentes, o que resultaria em um desequilíbrio do conjunto.

Mais importante ainda quando falamos em pisos molhados. Os pneus, dianteiro e traseiro, realizam o escoamento da água. Caso sejam de marcas ou modelos distintos, o escoamento será reduzido.

 

 

Pneus remold são proibidos?

Também por uma questão que envolve a segurança, os pneus remold são proibidos para o uso em motos no Brasil. Novamente, a situação dos pneus em uma motocicleta é crítica. Qualquer problema que houver com o produto, pode gerar uma imediata queda do condutor ao solo.

RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 913, DE 28 DE MARÇO DE 2022

Art. 5º Fica proibido o uso rodas que apresentem quebras, trincas e deformações, bem como de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem em:

I - ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos;

Pneu de moto tem validade?

Esta talvez seja a maior dúvida envolvendo os pneus de moto, e a resposta é um sonoro “não!”. Os pneus de motocicletas levam em suas laterais as informações sobre a data de fabricação, porém não há uma data determinada para a validade, apenas uma garantia, no caso da Pirelli, de 5 anos. É importante, porém, estar sempre atendo ao TWI – indicador de desgaste – que quando se aproxima da banda de rodagem, indica que o produto está no fim de sua vida útil. Em caso de dúvida, a Pirelli recomenda que o consumidor faça uma avaliação com um profissional capacitado em uma de nossas revendedoras oficiais.

E se tiver rachadura, preciso trocar?

Sem dúvida. A rachadura indica que a borracha já não está em uma condição ideal para a performance e o funcionamento seguro do pneu. Deixar a moto parada por um longo período, além da possibilidade de causar uma deformação no pneu, pode contribuir para o surgimento de rachaduras. Nestes casos, sempre que possível, recomendamos que mantenham a moto em um cavalete (pode ser o da própria moto) a fim de diminuir a pressão sobre os pneus.

Nunca é demais ressaltar: calibre regularmente o seu pneu.

É verdade que a pressão maior diminui o desgaste?

Não! Todo pneu tem uma indicação de pressão ideal pela montadora, e que deve ser seguida à risca pelo consumidor. No caso de você colocar uma pressão maior do que a recomendada para aquele pneu, a área de contato dele com o solo será reduzida, o que pode comprometer diretamente na estabilidade da moto. Além disso, os pneus trabalhariam em uma temperatura longe do ideal, aumentando o desgaste.

E aí, conseguimos esclarecer algumas das duas dúvidas? Como gostamos sempre de ressaltar, a Pirelli está à disposição do consumidor para sanar qualquer tipo de questionamento referente aos pneus, seja de moto ou de carro. Portanto, não coma bola. A margem entre você e o chão pode estar a apenas um clique de distância.