motos

Moto na estrada: conheça destinos especiais para visitar sobre duas rodas

No Dia do Turismo, separamos destinos especiais para os amantes das duas rodas. A preparação é de fundamental importância, e os pneus são mais do que um mero detalhe

Home road motos Moto na estrada: conheça destinos especiais para visitar sobre duas rodas

Todo motociclista tem uma alma estradeira. Essa máxima foi amplamente divulgada pelo mundo e caiu nas graças da cultura pop mundial nos anos 1960, quando o filme Easy Rider (Sem Destino, na tradução para o mercado brasileiro) foi lançado no fim da década. Desde então, muitos estilos de moto – e motociclistas – se desenvolveram nas estradas mundo afora. Para celebrar o Dia do Turismo, neste 27 de setembro, separamos alguns roteiros que farão com que você se sinta realmente livre em sua moto, como em um filme de Hollywood.

São dois destinos que viajam entre a serenidade de paisagens bucólicas e a loucura e o fascínio das grandes metrópoles, entre muitos e muitos quilômetros de história acumulada. Para sua total segurança, além de um ótimo desempenho pelos diferentes terrenos que serão percorridos, recomendamos, é claro, que sua moto esteja calçada com pneus Pirelli. São várias as possibilidades de produtos, portanto, indicamos que você consulte um especialista em um Pirelli Performance Center mais próximo para entender qual a melhor opção ao seu destino.

Patagônia

O “fim do mundo” é um lugar bastante procurado pelos amantes das duas rodas. Os roteiros incluem pontos interessantíssimos, inclusive dentro do Brasil. A viagem pode ser realizada de muitas maneiras, e uma opção é enfrentar o calor do litoral brasileiro, por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, antes de encontrar temperaturas mais baixas ao sul do continente. No caminho, vale também uma passada pela charmosa – e não muito convencional aos brasileiros – Punta del Diablo, além da luxuosa Punta del Este, ambas no Uruguai. Aproveitando a estadia no país, a capital Montevideo é um destino interessante a ser visitado. Depois, cruzando a fronteira com a Argentina via Rio da Prata, passando pela Colônia del Sacramento – ex-colônia portuguesa e considerada Patrimônio da Humanidade – se chega na província de Buenos Aires.

Em território argentino, são muitas as opções de rota para a Tierra del Fuego. Aqui, sugerimos uma que te ajudará a entrar de vez no clima frio e aproveitar os vinhos locais – porém, é claro, quando for beber, deixe a moto na hospedagem. Um dos caminhos possíveis é seguir de Buenos Aires até Mendoza. Dali, aproveitar a turística Bariloche e, dependendo da época do ano, se aventurar em uma das estações de esqui por lá. Saindo de Bariloche, uma opção é descer até o Perito Moreno para apreciar o que os argentinos adoram chamar de “A geleira mais bonita do mundo”. Vale também uma visita à parte chilena da Patagônia, para conhecer as cavernas de gelo de Aisen. De lá até o Ushuaia serão mais de 1.500 km de paisagens de tirar o fôlego.

Atacama

Outro destino bastante procurado por motociclistas brasileiros é o Deserto do Atacama, especialmente a parte chilena, com parada final em San Pedro de Atacama. Pensamos em um roteiro saindo do Brasil via Mato Grosso do Sul, aproveitando a rota para passar alguns dias pelo Pantanal e sair do país via Corumbá, com destino à Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. De lá, existem algumas possibilidades de rumar ao deserto. Escolhemos a rota que passa por típicas paisagens bolivianas, via Cochabamba e Oruro, no Altiplano Andino. Vale lembrar que os mais de 3.700 metros de altitude de Oruro podem causar o soroche – mal-estar comum para quem não está acostumado a essas altitudes.

Seguindo até a chilena Arica, uma das cidades mais secas do mundo e famosa por suas praias com boas ondas, o caminho prevê belíssimas paisagens, como o Nevado Sajama, pico mais alto da Bolívia. O deserto é a próxima parada. Com mais de 2.400 metros de altitude, é considerado o mais alto e o mais seco do mundo. Além de vistas deslumbrantes, salares e águas relaxantes, o caráter histórico de San Pedro também é uma atração à parte. Pelo clima desértico, a amplitude térmica é um ponto a ser levado em consideração – com dias muito quentes e noites muito frias. É sempre importante checar com antecedência as condições locais de temperatura de acordo com cada estação ao longo do ano, além da conservação das estradas.

Nunca é demais ressaltar que uma viagem dessa amplitude e complexidade deve ser planejada em todos os seus detalhes. A moto deve ser revisada, para que haja a certeza de que você sairá para a estrada em perfeitas condições de segurança. O pneu, único ponto de contado entre a moto e o solo, é, portanto, fator fundamental dentro desse contexto. Por isso, mais uma vez: antes de se aventurar, consulte um especialista. A Pirelli estará pronta para contribuir para que sua viagem seja segura e inesquecível.