road

Moto elétrica, um silêncio que você pode escutar agora

Elas se movem silenciosamente, mas estão fazendo sua voz ser ouvida com o aumento do interesse que não é mais irrelevante

Home road Moto elétrica, um silêncio que você pode escutar agora
Moto elétrica, um silêncio que você pode escutar agora

Quer os puristas de duas rodas gostem ou não, as motocicletas elétricas não são mais as motos do futuro, mas são consideradas, por muitas pessoas, as motos do mundo atual. Entre elas está a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) que, em colaboração com a fabricante Energica e pela primeira vez na história do campeonato mundial, introduziu, em 2019, uma categoria dedicada às motocicletas elétricas com seis corridas realizadas em quatro rodadas na Europa.

Na estrada, por outro lado, os preconceitos de que esses veículos são pesados e incontroláveis ainda estão presentes, mas a gama de novas motocicletas elétricas está crescendo a cada ano e falar sobre um motor que fornece quilowatts, em vez de potência, não resulta mais em uma conversa estranha. Agora a corrida cada vez mais acelerada em direção ao objetivo da 'emissão zero' está pressionando os fabricantes a criarem motos com performances cada vez maiores e capazes de transmitir emoções, mesmo sem fazer barulho.

Aqui estão alguns dos principais modelos 2020 de fabricantes que produzem exclusivamente veículos elétricos, desde motos superesportivas a tourings e de enduro: motos de diferentes segmentos, todos unidos pela escolha de ter os pneus Pirelli como equipamento original para gerenciar o alto torque gerado pelo seu coração elétrico.

Moto elétrica, um silêncio que você pode escutar agora 01

Energica - Eva Ribelle

Eva Ribelle é uma Streetfighter elétrica agressiva, de alto desempenho e versátil, adequada tanto para uso urbano quanto para viagens de fim de semana. Possui uma nova unidade de potência derivada da MotoE que aumenta o torque de 200 para 215 Nm, juntamente com uma redução significativa no peso. A nova bateria de polímero de lítio de 21,5 kWh permite distribuição de peso mais compacta, mais leve e mais natural para uma melhor dirigibilidade. Um passo muito importante foi alcançado em relação à autonomia: a Eva Ribelle consegue viajar com uma única carga até 400 km em uso urbano, e cerca de 180 km em passeios extra-urbanos. É possível, por meio dos pontos de carregamento, realizar a chamada 'Carga Rápida', recarregando quase 7 km por minuto; alternativamente, a carga lenta permite recarregar cerca de 67 km a cada hora. A Eva Ribelle está equipada com pneus Pirelli DIABLO ROSSO™ III nas medidas 120/70 ZR17 na dianteira e 180/55 ZR17 na traseira. Os pneus superesportivos de estrada da Pirelli foram escolhidos graças ao seu alto desempenho no asfalto seco e molhado e pela capacidade de trabalhar em conjunto com os avançados recursos eletrônicos para transferir a potência da moto para o chão com total segurança.

Moto elétrica, um silêncio que você pode escutar agora 02

Zero Motorcycles - Zero SR/S

A empresa californiana Zero Motorcycles nasceu há treze anos e tem conseguido produzir fascinantes motocicletas elétricas, oferecendo uma ampla gama de modelos elétricos que incluem motos naked, touring, supersports, supermoto e enduro. A mais recente adição é a sua primeira moto de carenagem completa, um veículo de alto desempenho equipado com pneus Pirelli DIABLO ROSSO™ III nas medidas 120/70 ZR17 na dianteira e 180/55 ZR17 na traseira. A SR/S oferece 110 cavalos de potência e 190 Nm de torque e é apresentada como uma motocicleta superesportiva não extrema, adequada para uso misto que também inclui passear com um bagageiro, em um pacote que pesa apenas 230 kg. A bateria foi aprimorada em comparação com o modelo anterior, o SR/F, e permite autonomia de até 323 quilômetros com uma única carga. Como sua irmã naked, a SR/S também é um veículo conectado e oferece a seus proprietários a oportunidade de monitorar sua motocicleta em quatro áreas principais: status e alertas da moto, bateria, compartilhamento de dados de passeio e atualizações do sistema. Por exemplo, você pode definir os tempos desejados e os níveis de carga remotamente, ou sempre vigiar sua moto usando a ferramenta 'encontrar minha moto'.

Moto elétrica, um silêncio que você pode escutar agora 03

Tacita - T-Cruise Turismo

A Tacita, que herda o nome da deusa romana do silêncio, é outra empresa que decidiu se concentrar na propulsão elétrica e escolheu a Pirelli para equipar suas motocicletas. A recém-nascida T-Cruise Turismo está equipada com pneus DIABLO ROSSO™ III nas medidas 120/70 ZR17 na dianteira e 160/60 ZR17 na traseira e foi projetada para quem gosta de viajar.

A moto pode ser personalizada tanto na escolha do motor quanto da bateria: as especificações com melhor desempenho são o motor refrigerado a água de 44kW (equivalente a 59 cavalos de potência) capaz de fornecer um torque instantâneo de 100 Nm, a bateria de polímero de lítio Li-Po de 27 kWh tem autonomia superior a 320 quilômetros e é recarregável também com soquetes comuns de 110/220 V. Finalmente, como os outros modelos da linha T-Cruise, a T-Cruise Turismo também é equipada com a caixa marcha de 5 velocidades, com modo reverso, e com o sistema de frenagem regenerativa que pode ser personalizado de acordo com as necessidades do piloto.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road