motos

Moto é coisa de mulher, sim! E elas aceleram forte por todo o Brasil

No Dia Internacional da Mulher, live realizada pela Pirelli reuniu representantes da força feminina no segmento duas rodas que falaram sobre as conquistas e os desafios dentro deste universo

Home road motos Moto é coisa de mulher, sim! E elas aceleram forte por todo o Brasil

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Pirelli reuniu, no último dia 8 de março, um grupo de mulheres para realizar a live Moto é Coisa de Mulher!. Neste dia, as convidadas puderam conversar sobre sua experiência, além de incentivar ainda mais aquelas que já fazem parte deste universo e também inspirar as que querem começar a acelerar pelas estradas do país.

Karina Simões – Créditos: acervo pessoal


Embaixadora da Pirelli no Brasil e jornalista especializada em carros e motos, Karina Simões foi a mediadora da conversa. Ela é uma das personagens que mais buscam incentivar a participação das mulheres na indústria automobilística, seja como uma colaboradora direta ou ocupando lugares de destaque no mercado, seja como uma apaixonada e consumidora de carros ou motocicletas. 

A live contou ainda com mais três convidadas que mostraram a potência da presença feminina nas estradas: Bruna Wladyka, motociclista entusiasta do mundo duas rodas e idealizadora do projeto Elas Pilotam, Gisele Favaro, administradora de empresa apaixonada por moto e já rodou mais de 120 mil quilômetros sobre duas rodas, e Líbera Costabeber, motociclista de competições off-road e embaixadora da Honda Motos.

Bruna Wladyka – Créditos: acervo pessoal


Entre tantos outros momentos da live, que continua disponível no Instagram da Pirelli do Brasil (@pirelli_br), destacaram-se os depoimentos sobre o crescimento da presença feminina no segmento duas rodas. As quatro convidadas falaram sobre como as mulheres passaram a mostrar sua força neste mercado, além do novo posicionamento das marcas para atender cada vez mais este público. Elas também puderam conversar sobre o espaço das mulheres no mundo das duas rodas, suas experiências na estrada e deram dicas às interessadas em começar a acelerar Brasil afora.

O projeto Elas Pilotam foi citado como exemplo de movimento que está ajudando a mudar a relação entre mulheres e o mercado duas rodas. “Eu sempre trabalhei com eventos e percebi a presença cada vez maior das mulheres nas exposições duas rodas. Porém, faltava uma atenção maior das marcas com este público. Surge um primeiro movimento com #elaspilotam nas redes sociais, que já trazia reivindicações para melhoria desta relação. O movimento passou a ganhar força e se tornou um espaço fértil para troca de informações e é um dos principais canais de comunicação entre mulheres e as marcas”, revela Bruna Wladyka.

Gisele Favaro – Créditos: acervo pessoal


Os números da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) endossam a percepção do crescimento do número de mulheres que pilotam motos no país. A entidade calcula que, em 2021, eram cerca de 8 milhões de mulheres que circulavam pelo Brasil sobre duas rodas, crescimento de 60% em comparação com os dois anos anteriores.

Toda essa mobilização, com mais mulheres no comando das motos, incentiva mais interessadas a ingressar neste mundo, o que pode trazer também dúvidas, principalmente para as iniciantes. Por isso é necessário ter uma atenção extra nas dicas de quem já está na estrada há mais tempo, como é o caso das convidadas Gisele Favaro e Líbera Costabeber.

Líbera Costabeber – Créditos: acervo pessoal


Elas reforçam a importância da busca por informação para entender qual é o estilo que mais se encaixa no perfil da motociclista como, por exemplo, uma preferência pelo mundo on-road ou pelas aventuras do off-road. A partir daí, é possível viajar por uma série de modelos de motocicletas, acessórios e, claro, os mais diversos destinos que o Brasil proporciona.

Se você é apaixonada por motos ou está dando as primeiras aceleradas por aí, ouça o que cada uma destas mulheres tem a dizer, dê a partida e se aventure – sempre com segurança – pelas estradas!