pneus

Mini, um ícone de estilo com pneus Pirelli

O novo radial Cinturato CN54 da Pirelli Collezione está deixando os donos de Mini ainda mais felizes

Home road carros pneus Mini, um ícone de estilo com pneus Pirelli

O Mini é o carro mais icônico da história? Muitas pessoas responderiam “sim” a esta pergunta. De fato, nada nem ninguém foi capaz de resistir ao charme desse famoso e urbano carro inglês, dos Beatles a David Bowie, passando pelo mundo do cinema e da moda. Atualmente, os proprietários do Mini fazem de seus carros ainda mais especiais graças ao Cinturato CN54, o novo pneu da linha Pirelli Collezione dedicado aos carros mais célebres feitos entre 1950 e 2000.

Show more images

UM PNEU CLÁSSICO COM TECNOLOGIA DO FUTURO

Para as várias versões de Mini fabricadas e vendidas sob licença pela Innocenti e para as mais recentes versões do Mini Clássico, a Pirelli recriou o Cinturado CN54 medindo 145/70 R12. Originalmente lançado em 1972, um pneu radial com design de banda de rodagem e parede lateral mantidos inteiramente como eram na época, mas fabricado usando tecnologias modernas de forma a garantir qualidade e segurança, sem nenhuma perda do estilo original. Em vez de desenvolver o pneu, os engenheiros da Pirelli adaptaram para materiais e processos modernos os critérios que os designers do carro original usaram, tendo como base o patrimônio histórico da empresa de documentos, fotos e desenhos que foram preservados e colocados à disposição da Fundação Pirelli.

PIRELLI E O MINI: UMA LONGA TRADIÇÃO ITALIANA

Era 1964 quando a Pirelli começou a estudar a possibilidade de desenvolver um pneu radial Cinturato para o Mini com o padrão de 367 F. Um ano depois o sucesso do Mini varreu a Itália e a Innocenti obteve a licença para fazer esses famosos e pequenos carros urbanos na sua fábrica de Lambrate até 1975. Em 1976, a Pirelli desenvolveu o pneu nas dimensões 145/70 SR 12 para o Mini 90 e 155/70 SR12 para o Mini 120, enquanto para as versões esportivas do carro, como o Innocenti Turbo de Tomaso, foram criadas as séries Pirelli Larga.

Durante a década de 1980, para os pequenos carros urbanos como o Mini, o pneu com P lunga (P alongado) foi o P3 que se adaptava a todos os modelos do mercado, incluindo as versões especiais como o Red Flame, o Check Mate, o Studio 2 ou o Piccadilly. Durante os anos 1990, que viu o renascimento do novo Mini com um toque moderno feito sob a égide da BMW, a Pirelli obteve aprovação formal para que o carro fosse equipado com o Eufori@ Run Flat, um pneu sinônimo de confiabilidade capaz de rodar por 150 quilômetros a uma velocidade de 80 quilômetros por hora mesmo completamente desinflado, graças ao suporte de carga especial da parede lateral.

MINI: UMA LENDA NASCIDA DE UM GUARDANAPO

Dizem que Alec Issigonis desenhou os primeiros esboços do carro em um guardanapo de um restaurante. Não se sabe se isso é ficção ou realidade, mas em agosto de 1959 o primeiro modelo apareceu: o Mini Minor 850, criado a pedido da British Motor Corporation. O carro era vendido com duas marcas, Austin e Morris, e com duas designações: o Austin Seven e o Morris Mini-Miner. Projetado principalmente como um pequeno carro urbano de baixo custo, ele rapidamente mudou sua personalidade para competir em corridas profissionais: a partir dessa base, em 1961 foi desenvolvido o primeiro Mini Cooper, o vencedor do Rali de Monte Carlo dois anos depois.

Esses foram os anos em que o minicarro também chegou à Itália: do Mini Minor 850 ao Cooper 1000, passando pelo Mini Mark 2, Mark 3, Mini 1000 e Mini 1001. As versões italianas do Cooper também foram um grande sucesso, tanto pelos acabamentos melhores que as versões inglesas, quanto pelo menor custo. No período que antecedeu a década de 1970, a British Leyland (o novo nome da BMC) tomou duas decisões: fazer o Mini uma marca autônoma e apresentar uma versão de luxo — o Mini Clubman. Em 1997 aconteceu a transferência de propriedade para a BMW. Este ano o Mini está celebrando o 60º aniversário da marca com um modelo de design exclusivo, o Mini 60 Years Edition.