road

Lançando o P Zero – o novíssimo pneu Pirelli para estrada

A história do P Zero começou em 1986, quando um grupo de engenheiros da Pirelli projetou um pneu esportivo de alto desempenho para o Lancia Delta S4

Home road Lançando o P Zero – o novíssimo pneu Pirelli para estrada
Lançando o P Zero – o novíssimo pneu Pirelli para estrada

Este pneu foi então adaptado para a estrada, sendo visto pela primeira vez na Ferrari F40, que fez sua estreia mundial em 1987. Na ocasião, a F40 estava no nível mais avançado de desempenho: chegou a ser usado esportivamente em uma variante de Le Mans (a F40 LM) para corridas de resistência.

De modo similar, o nome P Zero, que adorna os pneus que ela usou, se revelou à vontade na pista da mesma forma que na estrada. E hoje ainda é assim, 30 anos depois do nascimento do P Zero original.

A mais recente evolução do pneu P Zero – sem contar os compostos P Zero que brilham na Fórmula Um – foi apresentada internacionalmente e depois à imprensa britânica no Reino Unido.

Show more images

O lançamento internacional do pneu P Zero para estrada se deu no circuito de Estoril em Portugal: apropriadamente 20 anos depois da realização do último Grande Prêmio de Portugal, em 1996. A pista de Estoril contém tanto retas rápidas quanto um trecho técnico apertado e cheio de curvas, testando todos os aspectos do comportamento do pneu.

Uma grande variedade de supercarros de estrada equipados com os novos pneus P Zero estava à disposição dos jornalistas para serem testados - incluindo um magnífico Pagani Huayra, a mais recente criação do exclusivo fabricante italiano. Os supercarros eram todos muito diferentes, mas o que cada um deles tinha em comum eram os pneus P Zero feitos sob medida, desenvolvidos especificamente para cada modelo, oferecendo ainda mais aderência e precisão na pilotagem do que a versão anterior.

O lançamento britânico também foi incrementado com a mensagem da estrada para a pista, tendo se dado em Silverstone: o lar do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em julho. A imprensa e os clientes tiveram a chance de experimentar o novíssimo pneu P Zero em diferentes Audis de alto desempenho, variando desde o novo RS3 até o potente V10 R8. Com o clima perfeito e um contingente de instrutores treinados pela Audi, foi uma ótima oportunidade para que os convidados descobrissem as possibilidades de desempenho que podem ser exploradas graças ao novo P Zero.

O novo P Zero pegou o que já era o líder mundial nos pneus de alto desempenho e o melhorou ainda mais. Mais de 30 anos depois de seu início, o P Zero ainda transita sem esforço da estrada para a pista.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road