road

Férias de verão:
como e o que verificar
nos seus pneus

Dicas sobre o que fazer antes de viajar.
Realizar a verificação adequada de seus pneus antes de sair nas férias de verão pode garantir uma viagem mais confortável e tranquila

Home road Férias de verão:
como e o que verificar
nos seus pneus
Férias de verão:
como e o que verificar
nos seus pneus

O calor está atingindo as cidades e você não está se aguentando para sair de férias. Mas antes de pegar a estrada, você deve verificar diversos aspectos do seu carro. Isso não apenas evitará atrasos irritantes e cansativos como paradas inesperadas ou uma espera exaustiva pela assistência rodoviária, mas também reparos e custos subsequentes que poderiam ter sido evitados se você tivesse tido um cuidado maior. E o mais importante, além desses inconvenientes, é que sua segurança e a de seus companheiros de viagem pode estar em jogo. A segurança, seja em uma viagem rápida ou longa pelas estradas, está ligada particularmente à condição dos seus pneus.

Ferias de Verao: como e o que verificar nos seus pneus

É sempre bom lembrar que o carro está ligado ao asfalto pelos pneus, sua superfície em média não muito maior do que a palma de suas mãos, rodando sobre a superfície da pista e garantindo uma viagem tranquila e segura. Os sulcos dos pneus são importantes, mas outros aspectos fundamentais deles não devem ser ignorados, uma vez que são essenciais e cruciais para o desempenho ideal dos pneus.
Partindo dos sulcos acima mencionados, o desenho formado pelos relevos e ranhuras, quando gastos a uma espessura de 4 mm, não são mais capazes de oferecer a aderência necessária no caso de asfalto molhado ou escorregadio. Uma verificação semanal e progressiva pode determinar com antecedência se esse limite foi alcançado, mas se a espessura dos sulcos não for verificada antes, você pode fazê-lo de forma rápida e fácil utilizando uma moeda de 1 real para verificar se os sulcos estão desgastados. Se a borda ainda estiver visível quando você inserir a moeda na ranhura, recomendamos que contate um especialista para providenciar a troca dos pneus.
Quando, por exemplo, apenas dois pneus do veículo precisam ser substituídos, é bom lembrar que utilizar o mesmo tipo de pneu, considerando os que já estavam no veículo, irá garantir os níveis máximos de segurança com relação à aderência ao asfalto, e também em termos de eficiência de rodagem, que também afeta seus custos. Além disso, desaconselhamos o uso de pneus radiais e não radiais no mesmo carro ao mesmo tempo. Isso pode ser feito em casos de extrema necessidade e por um período curto de tempo, e mesmo assim é importante que os pneus radiais não sejam colocados no mesmo eixo que os pneus não radiais. Os pneus radiais devem ir no eixo traseiro e os não radiais no eixo frontal. Em qualquer caso, quando apenas dois pneus forem substituídos, os novos devem normalmente ser colocados no eixo traseiro, independente da tração do carro, para evitar uma sobreviragem acentuada ou um perigoso efeito pêndulo.

Outra área sensível do pneu que é prejudicada especialmente ao se estacionar muito perto da guia da calçada é o flanco. Essa área também está sujeita a potenciais perfurações, geralmente causadas por objetos afiados no asfalto. Recomendamos que verifique essa área também antes de iniciar a viagem. Se houverem saliências que você considere suspeitas ou cortes visíveis, é recomendável contatar um especialista para identificar o problema e evitar consequências perigosas durante sua viagem. As mesmas verificações devem ser realizadas se você tiver um estepe. Verifique se este se encontra em boas condições e, se não tiver certeza, contate um especialista que irá verificar a qualidade do pneu. Normalmente, mesmo que não seja utilizado com frequência e apesar do fato de estar em boas condições, um pneu perde sua eficiência de rodagem depois de dez anos.

Desgastes, cortes e anomalias visíveis no pneu são, portanto, aspectos que não devem ser subestimados, mas a pressão dos pneus é tão crucial quanto para a eficiência e o comportamento adequado dos pneus. Por exemplo, o desgaste excessivo pode surgir da pressão incorreta ou pode estar relacionado a um problema mecânico oculto. Para determinar qualquer problema, é recomendável que você contate um especialista em pneus a cada seis meses para garantir que os pneus estão adequadamente balanceados e alinhados, além de certificar sua convergência e altura uniforme. Resumindo, todas as verificações necessárias para garantir um comportamento uniforme e constante dos componentes. Ao mesmo tempo você deve garantir uma eficiência de rodagem e aderência constante a fim de eliminar possíveis riscos à sua segurança. 
O desgaste anormal em uma das extremidades do pneu, por exemplo, pode ser causado pela falta de balanceamento ou alinhamento incorreto da roda. Caso você verifique um desgaste excessivo em ambas as extremidades da banda, é possível que isso seja causado por uma pressão muito baixa em comparação com o valor indicado no manual e indicado para todos os pneus do veículo. Caso contrário, se o desgaste for muito centralizado, é que a pressão está muito alta em comparação com o valor recomendado.

Além de verificar os pneus, antes de viajar é aconselhável consultar um especialista para um checkup completo do veículo. Uma inspeção precisa dos sistemas de frenagem, do motor e da parte elétrica em uma oficina autorizada irá protegê-lo de quaisquer perigos ocultos. Contudo, se você for forçado a parar por causa de um problema, como um pneu furado, e não for capaz de contatar um centro de serviços imediatamente, é importante primeiro encostar o veículo em segurança em uma área específica de acostamento. Após verificar se todos estão calmos e que não há nenhum problema, com o veículo estacionado e depois de vestir o colete refletor que informa os outros motoristas de sua presença fora do carro, se você estiver fora da área urbana, você deverá colocar o triângulo de emergência cerca de 100 metros atrás de onde o veículo parou e esperar pela assistência rodoviária. Mas tudo isso pode ser evitado com uma verificação preventiva completa antes de partir, conforme recomendamos.

Saiba mais
Related Stories
Product info
Pirelli cutting edge tecnology at its best
Discover the new P Zero
Find & Buy
Select the product that fits for you
Find the best Tyre for your car
road