road

Das pistas
para a estrada

DallaraStradale: um sonho alimentado nas pistas do mundo

Home road Das pistas
para a estrada
Das pistas
para a estrada

Ele é pequeno, tem baixa potência e pode até vir sem teto. Ainda assim, o DallaraStradale repentinamente encontrou seu caminho no mundo dos supercarros de elite. Os créditos vão para a genialidade de Gianpaolo, o pai do lendário Miura, “do ponto de vista de seu desenvolvimento técnico”, como admite o pessoal da Lamborghini. Isto é ter paixão pela excelência. 

Show more images

“Desenvolver o DallaraStradale foi como esculpir o sonho de Giampaolo Dallara”, explicou Lowie Vermeersch do Granstudio, que trabalhou no estilo do carro. “Um sonho enraizado na beleza atemporal do Miura e alimentado por uma vida dedicada ao esporte a motor”.

A palavra “sonho” não é usada à toa. O DallaraStradale nasceu no aniversário de Giampaolo Dallara, para celebrar 45 anos de trabalho como engenheiro em sua companhia em Varano de’ Melegari. É o resultado de três anos de estudo, todos dedicados a oferecer puro prazer de dirigir aos clientes tanto nas ruas quanto nas pistas. “Gosto de pensar que Colin Chapman, que eu admiro desde seu Lotus Seven, iria apreciar a suavidade e simplicidade deste carro” disse Giampaolo Dallara, Presidente do Dallara Automobili. “Este projeto resume tudo o que aprendemos nas corridas e em colaboração com clientes, e estou convencido que os pilotos vão experimentar a alegria do automobilismo como um fim em si mesmo e levá-lo para uma volta apenas pelo prazer de dirigi-lo”, diz Dallara.

“Corridas”, “clientes”, “colaboração” – estas são as três palavras chave que acima de todas as outras expressam o envolvimento da Pirelli no projeto. Então a Pirelli desenvolveu um jogo de pneus muito especial inteiramente em simulador antes de fazer protótipos reais. A ideia básica dos pneus é a mesma do próprio DallaraStradale. Resumindo, explorar o conhecimento de esporte a motor e o automobilismo legalizado para as ruas para criar uma sinergia genuína entre os dois mundos. Não estamos falando sobre filosofia, mas engenharia pura: a banda do pneu dianteiro, por exemplo, foi feita para fazer o piloto "sentir" a conexão com o mecanismo de direção, transferindo todas essas sensações diretamente ao volante. Os pneus traseiros, por outro lado, foram desenvolvidos para fornecer o máximo de desempenho lateral sem comprometer o conforto e garantir que o DallaraStradale seja prazeroso de dirigir fora da pista. Polímeros da próxima geração com estruturas específicas foram usados no composto do pneu. “Esta experiência foi muito satisfatória para a Pirelli", conclui Stefano Bizzi, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento de Ultra Alta Performance da Pirelli. "Estamos ansiosos para trabalhar em projetos futuros nas áreas em que a Dallara se sobressai de modo que após a corrida agora podemos incluir a estrada, sem restrições”.

Saiba mais
Related Stories
Product info
Pirelli cutting edge technology at its best
Discover the new P Zero
Find & Buy
Select the product that fits for you
Find the best Tyre for your car
road