road

Cuidados com os seus pneus: etapas indispensáveis para garantir sua segurança

Desde a calibragem dos pneus até a profundidade das ranhuras da banda de rodagem, sem negligenciar o balanceamento ou permitir o desgaste excessivo

Home road Cuidados com os seus pneus: etapas indispensáveis para garantir sua segurança
Cuidados com os seus pneus: etapas indispensáveis para garantir sua segurança

Ao contrário da mecânica de um automóvel, que requer cuidados constantes e muitas vezes trabalho pesado para manter o carro funcionando sempre bem e garantir a segurança e a confiabilidade, os pneus são peças que requerem menos manutenção. Apenas algumas regras devem ser observadas, o que, entretanto, deve ser feito em tempo integral. 

Cuidados com os seus pneus: etapas indispensáveis para garantir sua segurança

O aspecto mais importante da manutenção dos pneus é, naturalmente, a calibragem individual de cada pneu. É por isso que se deve ter esse cuidado como regra, pelo menos uma vez por mês. No entanto, infelizmente muitas pessoas negligenciam ou mesmo ignoram completamente a importância de se manter os pneus corretamente calibrados. Um pneu baixo causa problemas a diversos aspectos da dinâmica do carro. Em primeiro lugar, um carro com a pressão dos pneus abaixo da recomendada se torna menos seguro: afeta a dirigibilidade do carro e seu comportamento ao executar manobras de emergência, tornando-as consideravelmente mais difíceis. Se, por exemplo, os pneus do eixo traseiro estiverem mal calibrados, as reações e a aderência do conjunto traseiro serão bem mais imprevisíveis, causando uma tensão indevida no chassi do carro e na suspensão, reduzindo assim a eficiência do conjunto. Mas o problema não se resume somente à dinâmica do carro: um pneu com calibragem indevida se deteriora bem mais rápido que o normal; como o pneu está baixo, ele fica sujeito a uma área de atrito e uma resistência à rolagem maiores. Obviamente, isso terá efeito sobre o consumo de combustível do carro e também, indiretamente, sobre o seu bolso: a calibragem incorreta dos pneus aumenta o consumo de combustível em até 5%!

Outra verificação fundamental que deve ser feita nos pneus do carro é a profundidade das ranhuras da banda de rodagem, que nunca deve estar abaixo de 1,6 mm. Não apenas para manter a conformidade com a legislação em vigor e evitar multas, mas acima de tudo para sua segurança e a segurança de outras pessoas. No asfalto molhado, é necessário observar a correta profundidade das ranhuras da banda de rodagem para dispersar a água nos pneus, reduzindo assim o risco de aquaplanagem. Também é importante assegurar não apenas a correta pressão e profundidade das ranhuras de banda de rodagem, mas também inspecionar o desgaste geral de cada pneu individualmente. Um carro perfeitamente eficiente, por sua natureza, desgasta os pneus de maneira uniforme. Entretanto, qualquer pequeno problema no alinhamento ou no balanceamento dos pneus pode causar o desgaste desigual em um dos pneus. Isso porque, quando um novo jogo de pneus é instalado, é extremamente importante que um profissional do ramo balanceie os pneus individualmente, com perfeição. Um carro com pneus perfeitamente balanceados também será mais confortável, terá menos vibração e os próprios pneus irão se desgastar lentamente.

Além disso, a cada troca de pneus, pode ser uma boa ideia verificar ou substituir as válvulas e tampas - uma pequena despesa que assegura uma melhor retenção do ar, reduzindo possíveis vazamentos. Também vale a pena sempre prestar atenção a possíveis causas de danos, particularmente ao conduzir na cidade: tampas de bueiro muito desniveladas, buracos que são quase crateras e pedaços do pavimento que se soltam e se chocam contra o veículo acidentalmente são elementos que podem danificar os pneus, comprometendo a segurança e o desempenho. Um pneu com laterais desgastadas ou pior, com partes dilaceradas após uma colisão, deve ser substituído imediatamente pois sofreu danos estruturais que invariavelmente tornam a condução menos segura. Finalmente, os pneus também merecem sua atenção quando você substitui pneus de chuva por pneus comuns e vice-versa. Nesse caso, quando os pneus não estão sendo utilizados, é aconselhável mantê-los em um local seco e afastado da luz do sol e de intempéries, a fim de evitar qualquer tipo de deterioração.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road