pneus

Cinturato Pirelli: segurança “extraordinária”

Home road carros pneus Cinturato Pirelli: segurança “extraordinária”

Uma estrutura revolucionária, com uma cintura que abraça a carcaça radial: o pneu é estável e garante uma alta performance. O Cinturato Pirelli é uma invenção que, em 1951, mudou o mundo do automobilismo, a começar pelas competições esportivas. Proposto nos anúncios de meados dos anos cinquenta como o elo forte na "cadeia da segurança", juntamente com o tradicional Stelvio e o especializado Inverno, o Cinturato sempre foi apresentado por meio de campanhas publicitárias projetadas para destacar suas qualidades inovadoras. Um pneu que responde ao aumento da potência e da velocidade dos novos carros esportivos, que convida a viajar para cima e para baixo em rodovias futuristas, o que dá mais um "toque de charme" aos carros elegantes. Mas acima de tudo, um pneu seguro.

Show more images

Nos anos sessenta, a potência do motor e a velocidade aumentaram, trazendo novas necessidades de estabilidade na estrada: a construção radial com cintura estabilizadora começou a mostrar toda a sua superioridade. Utilizado inicialmente para equipar quase somente carros esportivos ou de luxo, o Cinturato expande sua gama de medidas para segmentos automotivos cada vez mais amplos. O design da banda de rodagem "ainda é o do Cinturato normal" - explicam os folders de vendas da época - "um design totalmente satisfatório, uma vez que a cintura sob a banda de rodagem também se mostrou adequada para altas velocidades". Não é por acaso que, em 1965, a Pirelli escolheu o campeão mundial de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio como garoto propaganda da campanha publicitária "Cinturato é somente Pirelli", uma série de vídeos publicitários gravados no circuito de Monza. “Antes eu corria com o Stelvio Pirelli" - diz em um dos pontos em que Fangio olha direto para a câmera enquanto sai do carro, um Fiat 1500 Spider branco com o qual acaba de enfrentar a Parabolica de Monza a toda velocidade - “A sua segurança en velocidad era excepcional. Bien, el Cinturato é ainda mais seguro”. Em outro vídeo da mesma série o carro muda, é um Alfa GTA vermelho. Outros solavancos na Parabolica, mais uma freada com a Torre Pirelli ao fundo. Desta vez o piloto exclama: "Extraordinário Cinturato Pirelli!".

Ele que nos anos cinquenta venceu tudo ao confiar na "segurança en velocidad" do Stelvio, deve agora reconhecer que o Cinturato, na inflexão argentina "Sinturato", possui qualidades verdadeiramente extraordinárias de segurança, velocidade, aderência e flexibilidade. O então diretor do Departamento de Publicidade Pirelli, Arrigo Castellani, de fato sente que, naquele período de motorização em massa, o Cinturato é capaz de cumprir uma promessa adicional, além da original de velocidade e estabilidade: o radial da Pirelli também oferece segurança ao mais alto nível. E quem melhor que um piloto famoso para garantir todos os dias aos motoristas as qualidades da revolucionária estrutura radial da carcaça?

No mercado há mais de uma década, o Cinturato dos anos sessenta saiu do nicho dos motoristas "duros e puros" para conquistar segmentos cada vez mais amplos: o pneu que o engenheiro Luigi Emanueli - gênio do setor Pesquisa e Desenvolvimento Pirelli - desenvolveu e patenteou no período após a Segunda Guerra Mundial está agora no ápice do boom automotivo internacional. O Cinturato superou em muito as cinquenta licenças de fabricação emitidas para fabricantes em todo o mundo. Logo depois, em 1970, uma campanha publicitária relata o Cinturato como o pneu favorito de supercarros como Lamborghini Miura e Maserati Ghibli, mas também de pequenos carros esportivos como Lancia Fulvia HF e Alfa Romeo Junior Z, e certifica seu papel como ponto de referência para a indústria automotiva. Seguro, rápido, aderente, flexível: o que mais você pode pedir de um pneu "extraordinário"?