road

Cinturato All Season: os pneus livres de preocupações

A tecnologia avança em pequenos - embora significativos - passos: agora os pneus podem se consertar. Veja como o Cinturato All Season da Pirelli funciona

Home road Cinturato All Season: os pneus livres de preocupações
Cinturato All Season: os pneus livres de preocupações

Imagine que você saindo em um sábado à noite, no inverno. Pode ser em Milão, Roma ou Nápoles. E aí você volta para casa tarde da noite, com uma chuva forte. Agora, imagine que, como esperado pela ameaça sempre à espreita da Lei de Murphy, seu carro de repente começa a derrapar, e você percebe que tem um pneu furado. É o pesadelo de todo motorista, principalmente os do sexo frágil.
E agora? Tudo o que se pode fazer é ter paciência, torcer para ter sorte e pegar o macaco, se martirizando por não ter seguido o conselho do revendedor de pneus, que recentemente sugeriu a troca para o novo Cinturato All Season da Pirelli.

Tudo porque Pirelli criou um pneu "livre de preocupações", projetado para que os motoristas possam dormir tranquilos à noite. O Cinturato All Season, como sugere o próprio nome [“para todas as estações”, em inglês], não é apenas adequado para todas as estações do ano, como também é o único pneu de quatro estações equipado com a tecnologia Seal Inside, que possibilita que você continue dirigindo mesmo com um pneu furado. Mas como ele funciona? Embaixo da superfície existe um selante adesivo que cria uma membrana capaz de envolver qualquer corpo estranho assim que este penetra no pneu, evitando que o ar escape e cause perda de pressão. Quando o objeto é removido (ou expelido automaticamente), o adesivo sela imediatamente o orifício de saída. Pronto. Se levarmos em conta que em 85% dos casos a perda de pressão ocorre pela perfuração por objetos estranhos, pode-se ver como é simples e tranquila a vida do motorista com os pneus Cinturato All Season.

É o tipo de tranquilidade que você apreciará ainda mais quando chegar a hora da sua troca sazonal de pneus. Enquanto os outros motoristas continuam sem escolha, aqueles com o novo All Season não precisam se preocupar em fazer fila no revendedor de pneus. Na verdade, esse produto é uma solução viável para o ano inteiro, atendendo completamente aos regulamentos locais. Não é por acaso que o All Season traz em si tanto o símbolo de um floco de neve sobre três picos quanto o símbolo M+S, garantido total segurança em condições de inverno.

Mas atenção: em condições mais severas no inverno, a Pirelli continua a recomendar o uso de pneus de inverno. Na verdade, o novo Cinturato All Season se destina a proprietários de carros de passeio, que não estão em busca de desempenho extremo de seus carros e que não percorrem longas distâncias durante o ano. Ao desenvolver esse produto, a Pirelli estava pensando principalmente nas mulheres, nos jovens e nos proprietários que tem um segundo carro para andar com a família, com o objetivo de fornecer não apenas pneus, mas um serviço versátil, ideal para os acostumados com o trânsito pesado das grandes cidades, onde os invernos não são tão rigorosos.

O grande desafio enfrentado pelos técnicos da Pirelli ao desenvolver esse novo pneu foi criar um produto que apresentasse os melhores aspectos dos pneus de verão e dos de inverno.

Para chegar a esse resultado, os engenheiros de Bicocca começaram com um padrão de banda de rodagem direcional, que otimiza a capacidade do pneu em expelir água através dos dois sulcos longitudinais e laterais largos, reduzindo bastante o fenômeno da aquaplanagem.
Seu design inovador também reduz o ruído tanto fora do veículo, seguindo os cada vez mais rigorosos regulamentos europeus sobre poluição sonora, quanto dentro, aumentando o prazer de dirigir.
Outra característica distinta do novo Cinturato All Season é sua tecnologia de ranhuras 3D. O padrão de banda de rodagem do All Season é projetado para que as ranhuras 3D otimizem o movimento da banda de rodagem em terrenos secos e em terrenos molhados, assegurando melhor desempenho em viradas e em freadas, bem como alinhando o perfil de desgaste do pneu e prolongando sua vida útil. Contudo, em superfícies cobertas de neve, a banda de rodagem se abre para capturar os cristais de neve, resultando em excelente aderência.

Show more images

Juntas, essas inovações tecnológicas renderam ao novo Cinturato All Season da Pirelli uma prestigiosa vitória na imprensa especializada internacional, conquistando o primeiro lugar em testes da revista alemã Autobild. O pneu foi classificado como "Exemplar", graças à sua "pegada lateral estável e ao excelente desempenho com aderência em pistas molhadas". Dentre as razões dadas para a classificação vencedora, a revista alemã destacou a "segurança em caso de aquaplanagem, pilotagem precisa e experiência prazerosa ao dirigir tanto em superfícies secas quanto molhadas."

Em outras palavras, com o Cinturato All Season, a única coisa impedindo seu percurso em uma noite de inverno será um tanque vazio!

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road