A eletrificação da mobilidade já é uma realidade no Brasil e no mundo. Cada vez mais presentes nas ruas, os carros híbridos e elétricos trazem uma nova lógica de funcionamento, o que exige soluções específicas em vários componentes do veículo. E um deles parece imperceptível, já que por fora ele não demonstra ter nenhuma característica especial... e estamos falando dos pneus!
À primeira vista, um pneu para carro eletrificado pode parecer igual a qualquer outro. Mas, na prática, ele precisa atender a demandas muito diferentes. É exatamente aí que entra a tecnologia Elect, desenvolvida pela Pirelli para acompanhar a evolução da mobilidade elétrica garantindo a mesma segurança, desempenho e conforto.
Mais peso, mais responsabilidade
Um dos principais desafios dos veículos elétricos é o peso. As baterias, responsáveis por armazenar a energia, tornam esses carros significativamente mais pesados do que modelos equivalentes com motor a combustão.
Isso significa que os pneus precisam suportar maiores cargas, mantendo a estabilidade, a capacidade de frenagem e a durabilidade. Para isso, os pneus com a tecnologia Pirelli Elect contam com estruturas reforçadas e compostos desenvolvidos para lidar com esse esforço adicional, sem comprometer o desempenho.
Torque instantâneo pede mais aderência
Diferentemente dos motores tradicionais, os motores elétricos entregam torque máximo de forma imediata. Essa resposta rápida é um dos grandes atrativos dos elétricos, mas também impõe um desafio extra aos pneus.
A aceleração instantânea aumenta as forças aplicadas ao contato do pneu com o solo. Por isso, os pneus com a tecnologia Pirelli Elect são projetados para oferecer maior aderência, reduzindo o desgaste irregular e garantindo controle desde a saída da imobilidade até altas velocidades.
Autonomia começa no contato com o solo
Quando o assunto é carro elétrico, autonomia é palavra-chave e ela vira até ponto primordial na hora da escolha de compra de um carro. E você sabe que tem papel fundamental nisso? Os pneus!
A tecnologia Pirelli Elect prioriza a baixa resistência ao rolamento, o que significa menos energia desperdiçada para movimentar o veículo. Na prática, isso ajuda a aumentar a autonomia da bateria, permitindo rodar mais quilômetros com uma única carga, trazendo um benefício direto para o motorista.
Silêncio que combina com eletrificação
Carros que não usam motores a combustão são naturalmente mais silenciosos, já que não possuem o ruído característico deles. Com isso, sons que antes passavam despercebidos, como o ruído dos pneus com o solo, tornam-se mais evidentes.
Os pneus com a tecnologia Pirelli Elect são desenvolvidos com soluções específicas para redução de ruído, tanto no desenho da banda de rodagem quanto nos materiais utilizados. O resultado é mais conforto acústico, alinhado à proposta de uma condução suave e silenciosa.
Segurança e eficiência, do início ao fim da vida útil
Além de todos esses fatores, os pneus Elect mantêm o compromisso da Pirelli com segurança, eficiência e sustentabilidade dos veículos eletrificados.
No Brasil, onde a frota de elétricos e híbridos cresce ano após ano, essa evolução tecnológica é essencial para acompanhar o mercado e oferecer soluções alinhadas às novas necessidades de mobilidade. Ter compostos projetos e estruturas trabalhadas para garantir desempenho consistente ao longo de toda a vida útil do pneu, mesmo diante das exigências específicas, é uma solução que a Pirelli aplica a todos seus pneus com o logo "Elect" grafada na parede lateral. Nada de adaptações ou improvisos: é resposta direta às transformações do setor automotivo. Ao desenvolver pneus específicos para veículos elétricos e híbridos, a Pirelli reforça seu papel de protagonista na inovação e na construção de uma mobilidade mais eficiente, segura e conectada com o futuro.
Porque, quando a tecnologia do carro evolui, o pneu também acompanha.