De tempos em tempos, o setor automotivo vive revoluções que transformam a maneira de encararmos a mobilidade. Desde a introdução do automóvel à linha de montagem, passando por avanços tecnológicos diversos ao longo das décadas, o carro é como um representante de sua era. E não é nenhum absurdo afirmarmos que vivemos a era da eletrificação. A Pirelli, dona de uma história centenária e com DNA de inovação, não ficaria fora dessa.
Nos últimos anos, dentro da Pirelli, é comum sermos abordados, especialmente em nossos Pirelli Performance Center espalhados pelo Brasil, com a pergunta: “Existe um pneu específico para o carro elétrico?”. A resposta correta (e direta) é: SIM. Mas por quê?

São vários os aspectos que respondem à pergunta acima, mas vamos começar pelo básico. O automóvel elétrico, naturalmente, é mais pesado que um a combustão, considerando o peso extra que ele carrega em função das baterias. Portanto, um pneu considerado “comum” não seria ideal para sustentar um veículo elétrico. Por isso, e para solucionar outros problemas que aconteceriam com o uso de pneus “comuns”, a Pirelli desenvolveu a tecnologia ELECT™, uma solução tecnológica específica para esse tipo de carro (incluindo os híbridos plug-in).
Essa tecnologia acompanha as diversas linhas de pneus Pirelli, estabelecida no mercado como a escolha de 7 em cada 10 fabricantes de carros Premium e Prestige para seus veículos elétricos. Além da questão envolvendo o peso, o motor elétrico também é mais silencioso que o à combustão. Ou seja, quando se está dirigindo em uma estrada, por exemplo, o barulho vindo do motor é muito menor, o que faz com que se ouça mais o exterior, especialmente o rolamento dos pneus. Por isso, o pneu precisa ter uma banda de rodagem que gere menos ruído, melhorando o conforto acústico.

O pneu Pirelli com a tecnologia ELECT™ ainda funciona para promover baixa resistência ao rolamento, o que permite ao carro que economize energia, aumentando a autonomia. Por quê? Quanto menor essa resistência, menor o esforço do motor, o que propicia a economia de combustível. Por último, mas não menos importante, o pneu para o carro elétrico precisa ter uma aderência ainda maior, visto que os veículos desse tipo têm alta potência e torque instantâneo, exigindo um grip superior a um pneu feito para o veículo à combustão.
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2024, foram 177.358 unidades vendidas no Brasil entre todos os tipos de eletrificados. O número é quase o dobro se comparado a 2023, que teve 93.927 emplacamentos – uma alta de 89%. Sendo assim, a eletrificação já se trata de uma realidade. Logo, entender as necessidades específicas desse tipo de veículo é essencial para fazer a melhor escolha na hora da compra. O ELECT™, portanto, surge como uma inovação criada pela Pirelli para suprir a demanda de uma nova era.