pneus

Novo Pirelli Scorpion MS: alta performance para os SUVs em todas as estações do ano

Home road carros pneus Novo Pirelli Scorpion MS: alta performance para os SUVs em todas as estações do ano

Confiabilidade no verão e no inverno, alta quilometragem, conforto ao dirigir e desempenho acústico: o novo Scorpion MS é o pneu de alto desempenho para todas as estações que a Pirelli desenvolveu para atender às necessidades dos SUVs modernos. O principal deles é o Maserati Grecale Folgore, a versão elétrica do SUV da montadora de Modena, que abre caminho para todos os modelos, especialmente os elétricos, que serão equipados com o novo produto. Projetado principalmente para motoristas americanos e asiáticos, o Scorpion MS traz as características mais importantes para essas regiões, ou seja, quilometragem e conforto. Ele também traz boa capacidade off-road e funciona bem em pistas de inverno quando necessário.

75% DAS APROVAÇÕES PARA SUVs ELÉTRICOS E HÍBRIDOS PLUG-IN

O Pirelli Scorpion MS foi projetado para equipar novos modelos SUV de montadoras premium e de prestigie. Versões específicas serão produzidas para diferentes veículos, incorporando as principais especialidades da Pirelli solicitadas pelos fabricantes. A principal delas é a tecnologia Pirelli Elect, adaptada para veículos elétricos e híbridos plug-in: de fato, 75% dos projetos de codesenvolvimento em andamento para o Scorpion MS em equipamento original estão equipados com o pacote Elect. É o caso do Grecale Folgore, o primeiro SUV 100% elétrico da Maserati, para o qual a Pirelli desenvolveu duas configurações com o novo Scorpion MS: 255/50 R19 em toda a volta e 255/45 R20 na dianteira, e 295/40 R20 na traseira, ambas com marcação eletrônica. O novo pneu confirma o compromisso da família Scorpion com a mobilidade elétrica, com mais de 30% de toda a família Scorpion marcada como Elect.

TECNOLOGIAS PIRELLI AUMENTANDO A SEGURANÇA E O CONFORTO

Outras tecnologias que podem ser encontradas nas diversas versões do Scorpion MS incluem o Seal Inside, uma solução antifuro; o Run Flat, que permite a condução contínua com pressão zero; e o PNCS (Pirelli Noise Canceling System - em português, Sistema de cancelamento de ruído Pirelli), que reduz o ruído de rolamento na cabine. Futuramente, a pedido das montadoras, a tecnologia RunForward, recém-introduzida com o novo P Zero E, também poderá ser integrada, permitindo a continuidade da condução após um furo – fator cada vez mais relevante para os veículos elétricos, que muitas vezes carecem do estepe devido à presença de baterias. 

FUNCIONAMENTO O ANO TODO

Como sucessor do Scorpion Verde All Season e do Scorpion Zero All Season, o novo Scorpion MS foi projetado seguindo a abordagem Eco-Safety Design (em português, Projeto de segurança ecológica), que combina alto desempenho de segurança com menor impacto ambiental. Projetado para funcionar durante todo o ano sem a necessidade de mudanças sazonais, a pesquisa e o desenvolvimento da Pirelli trabalharam tanto nos compostos quanto no padrão da banda de rodagem. Uma nova combinação de polímeros e um sistema de resina específico aprimoram a aderência e a frenagem em superfícies secas e molhadas, enquanto o sulco da banda de rodagem é projetado para otimizar o desempenho na neve, conforme exigido pelos fabricantes parceiros da Pirelli. Outra prioridade do Scorpion MS é o conforto acústico e de condução, reduzindo o ruído em 25% em comparação com o Scorpion Verde All Season. Esse resultado é obtido pela sequência de degraus da banda de rodagem que reduzem o ruído durante a rolagem, graças ao faseamento e inclinação específicos dos sulcos principais, além da carcaça monocamada. Leve e robusta, a carcaça absorve choques, tornando a experiência de dirigir mais agradável e melhorando a precisão da direção. A baixa resistência ao rolamento é mantida graças a compostos e padrão de piso otimizados. Por fim, a deformação da pegada do pneu é uniforme mesmo quando submetido a forças laterais e longitudinais, qualidade que contribui para um desgaste uniforme ao longo de sua vida útil.

UM NOVO MEMBRO DA FAMÍLIA SCORPION

O novo Scorpion MS acrescenta à gama de pneus da Pirelli dedicada às características específicas dos SUVs. Todos os produtos da família Pirelli Scorpion são projetados para suportar o peso e a dinâmica de direção que diferenciam esses veículos dos carros tradicionais, com uma versão específica para cada condição: as últimas novidades dessa família são Scorpion (verão), Scorpion Winter 2 e Scorpion All Season SF2 (para todas os climas).

Após as versões homologadas para equipamento original em vários modelos de carros, a partir de 2024, a versão de reposição do novo Scorpion MS estará disponível na região APAC (Ásia-Pacífico), enquanto os demais pneus da linha Scorpion permanecerão focados principalmente nos países europeus.