road

Assim como em um time de futebol, cada Zero tem um papel a desempenhar

“Legado”, “Extremo”, “Esportivo”: estas são apenas algumas das características dos diversos modelos de pneus P Zero que, desde 1987, têm transformado um produto em uma marca emblemática

Home road Assim como em um time de futebol, cada Zero tem um papel a desempenhar
Assim como em um time de futebol, cada Zero tem um papel a desempenhar

11. Há muitos modelos de P Zero. Tanto quanto o número de jogadores em um time de futebol. E, assim como os jogadores em um time de futebol, cada um desempenha um papel específico: uma banda de rodagem especial, diriam os torcedores, ou uma aplicação especial, como diriam os especialistas em pneus que os descrevem.

Show more images

Os “goleiros”: System e Rosso 
Usamos o exemplo dos "goleiros”: o P Zero System e o P Zero Rosso, a barreira final, ou, se preferir, uma possível solução para proprietários nostálgicos, que possuem carros que marcaram a história da indústria automobilística, indo desde a Ferrari F40 (o primeiro veículo equipado com o P Zero) ao Lamborghini Countach.
Esses modelos representam o segmento de "legado" e estão disponíveis em dimensões específicas, principalmente para equipar carros dos anos 1990 ou 2000.

O “zagueiro”: Nero GT
Na função de zagueiro, por outro lado, temos o P Zero Nero GT. Um produto exclusivo da família P Zero, criado exclusivamente para a substituição, o Nero GT "defende" os proprietários particularmente sensíveis ao conceito de "valor do dinheiro", mas que desejam usufruir das vantagens e do desempenho da tecnologia P Zero. Concebidos para carros esportivos e sedãs de médio porte, o Nero GT demonstra seus pontos fortes em sua capacidade de cobrir longas distâncias e seu excelente desempenho em asfaltos secos ou molhados.

All Season: O "Lateral"
Usando a metáfora dos papéis em um time de futebol, o All Season (para todas as estações) é, sem dúvidas, o "Lateral" da família, aquele que sobe para o ataque e pode decidir uma jogada. Sua versão norte-americana se destina a viaturas policiais de alto desempenho (UHP), cujos pneus têm dimensões que variam de 17 a 22 polegadas.

O P Zero sempre joga no ataque
O artilheiro, epíteto do atacante, ainda é, sem concorrentes, o P Zero. Depois do primeiro modelo projetado em 1986 e das versões posteriores em 2007, este ano teremos o retorno daquele que consideramos o campeão da linha esportiva da Pirelli em sua versão mais recente. Tendo sido selecionado como equipamento preferencial da maioria dos carros esportivos e superpotentes do mercado, o P Zero agora é fabricado em três modelos, destinados a diversos veículos: o primeiro foi adaptado para esportivos de altíssima performance, o segundo para sedãs premium e, finalmente, o novo P Zero Corsa para supercarros. Entre os dois primeiros, a diferença é evidente no design da banda de rodagem: o primeiro apresenta poucas protuberâncias para proporcionar um desempenho de dinâmica superior, e o segundo, ao contrário, conta com uma ombreira externa com mais ranhuras para assegurar um bom nível de conforto. O P Zero Corsa leva ao extremo todos os índices de desempenho da família P Zero, assumindo assim a função de "artilheiro". Criado de forma não aleatória, mas como parte dos equipamentos originais de supercarros, com os níveis mais altos possíveis de desempenho, o P Zero Corsa pode ser utilizado igualmente em rodovias ou em circuitos de automobilismo.

F1® e Trofeo: a alma esportiva do P Zero
Dos estádios de futebol para os circuitos de competição. A versão esportiva do P Zero não cabe em comparações futebolísticas. O único mundo que se aplica aqui é o das pistas de automobilismo. E que pistas! Na verdade, a família P Zero também abrange todos os pneus para asfalto seco, com banda de rodagem tipo slick, que a Pirelli produz para as categorias de ponta do automobilismo: O Tarja Laranja rígido, o Tarja Branca médio, o Tarja Amarela macio, o Tarja Vermelha supermacio e o último lançamento, o Tarja Roxa ultramacio.

Embora os pneus P Zero para os carros da Fórmula 1® não sejam permitidos fora dos circuitos de competição mundiais, a menos que tenham sido removidos e transportados a bordo de caminhões, o P Zero Trofeo, projetado para a pilotagem em circuitos com asfalto seco, também foi aprovado para o uso em rodovias, permitindo assim que os condutores transfiram seus veículos para circuitos diferentes.

Assim completa-se a “equipe” Pirelli. E a primeira partida, a homologação dos modelos, já foi vencida. São mais de 800 modelos P Zero homologados!

Saiba mais
Related Stories
Product info
Pirelli cutting edge tecnology at its best
Discover the new P Zero
Find & Buy
Select the product that fits for you
Find the best Tyre for your car
road