road

As seis personalidades
do Touro

O novo Lamborghini Urus tem várias naturezas diferentes. E os pneus são os corretos para cada uma

Home road As seis personalidades
do Touro
As seis personalidades
do Touro

O carro tem seis diferentes personalidades mas apenas um jogo de pneus. Alguns dos mais empolgantes desafios para a Pirelli são os de criar pneus especiais para carros especiais e o projeto para o novíssimo Lamborghini Urus foi um dos trabalhos mais difíceis. A questão não era tanto manter sob controle os 650 cavalos e excelente performance (velocidade máxima de 305 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e de 0 a 200 em 12,8) de um crossover com mais de 5 metros de comprimento e 2,2 toneladas. A ‘missão impossível’ desta vez foi desenvolver pneus capazes de se adaptar ao caráter variável deste extraordinário Lamborghini.

Show more images

O Urus é equipado com controle dinâmico de ponta e alta tecnologia para se adaptar a todas as situações e condições de piso. Eles incluem tração integral com distribuição ativa de torque na traseira, esterçamento nas quatro rodas, suspensão ativa a ar, estabilização anti-rolagem eletro-mecânica ativa com respostas constantes e imediatas e freios carbono cerâmica que oferecem a melhor frenagem do segmento SUV. O pacote tecnológico único é totalmente gerenciado pelo seletor ANIMA que muda profundamente a personalidade do carro – como sugerido pelo nome, que significa 'alma' em italiano. Há três modos de condução no asfalto: STRADA otimizado para facilitar a condução e aumentar o conforto e segurança; SPORT, agilidade e reatividade para criar uma experiência de direção divertida; CORSA (corrida) para um desempenho preciso e maximizado. Há também três modo de condução fora da estrada criados para aumentar a performance do Urus ainda mais: NEVE, para uma condução fácil e segura mesmo em superfícies escorregadias; TERRA, para conforto e agilidade off-road; SABBIA, perfeito – como o nome sugere – para dirigir na areia. Finalmente, o modo EGO pode ser usado para personalizar as configurações e a dinâmica de volante, suspensão e tração. Os pneus Pirelli (285/45 ZR21 na frente e 315/40 ZR21 na traseira) brilham nas seis configurações, aumentando o desempenho do Urus em todas as condições.

Não por acaso, a ligação entre a Pirelli e a Lamborghini é longa e levou à criação do Aventador Pirelli. A edição especial – em duas versões, Coupé e Roadster – recebeu equipamentos exclusivos especificamente estudados pelo Lamborghini Style Centre para celebrar a parceria entre a Lamborghini e a Pirelli, que começou em 1963, quando Ferruccio Lamborghini pediu à Pirelli pneus especiais para o protótipo do 350 GTV que seria exibido no Turin Motor Show daquele ano. O tempo passou desde então. Mas a luta por excelência não mudou.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road