road

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, o novo porta-estandarte, e o Pirelli P Zero Corsa

O Alfa Romeo Giulia é um modelo fundamental para a fabricante italiana. O Grupo FCA precisava celebrar um novo início, e o que poderia ser melhor para isso que um carro esportivo? O Giulia Quadrifoglio - como um trevo de quatro folhas, mas ainda sem ser verde porque esperamos que o futuro nos traga algo realmente espetacular - exigia algo que lhe servisse de “calçado” para domar tamanha performance de seu motor V6, com capacidade de 2,9 litros, que oferece mais de 510 HP de potência e 600 Nm de torque

Home road Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, o novo porta-estandarte, e o Pirelli P Zero Corsa
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, o novo porta-estandarte, e o Pirelli P Zero Corsa
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, o novo porta-estandarte, e o Pirelli P Zero Corsa

Foi por isso que a Pirelli foi chamada como Parceira de Desenvolvimento para o novo carro de ponta: projetar pneus que reforçassem as características próprias do modelo, algo já feito anteriormente pelo Grupo FCA com Equipamentos Originais da Pirelli. O trabalho tomou como base o Pirelli P Zero Costa, referência em pneus de corrida que garantem controle total. Sempre caracterizado pelo código AR nas laterais, o novo P Zero Corsa criado pela Pirelli para o Giulia tem uma banda de rodagem assimétrica com uma estrutura especificamente projetada pelos engenheiros da primeira, visando, acima de tudo, garantir tração e controle em manobras em baixa e alta velocidades. Assim, o trabalho da equipe focou mais nos pneus do eixo traseiro para aumentar a aderência ao asfalto ao máximo possível. Com isso, o novo Giulia pode manter uma excelente tração em todas as condições de superfície, a pista estando seca ou molhada. O trabalho nas ranhuras foi essencial para melhorar o deslocamento de água e impedir a aquaplanagem perigosa.

O desenvolvimento do Pirelli P Zero Corsa para o Alfa Romeo Giulia durou dez meses de trabalho próximo com engenheiros do Alfa Romeo. Os testes foram realizados principalmente nas instalações da Pirelli em Vizzola Ticino (próximo de Varese) e na Pista de Testes da FCA em Balocco (Vercelli). O resultado foi um conjunto de pneus tamanhos 245/35ZR19 e 285/30ZR19 especificamente projetado para reforçar o uso esportivo e o controle do carro. Isso não é algo que se possa negligenciar: o carro pode fazer até 307 km/h e chegar a 100 km/h do momento da partida em apenas 3,9 segundos. Toda essa potência requer uma contrapartida para lidar com um carro que pesa ao todo 1.524 kg, algo bastante leve para a categoria, resultado das muitas tecnologias aplicadas para criar uma estrutura de alumínio e limitar a geração de quaisquer resíduos. Este carro para lá de agressivo é capaz de oferecer uma boa reação em pista e nunca perde sua aderência com seus pneus específicos. Além disso, durante a condução normal, a aderência do pneu é fundamental na hora de frear, principalmente se considerarmos que a velocidade do Giulia torna a presença de um sistema de frenagem de emergência algo quase obrigatório e que tal tecnologia não teria nenhum sentido sem um equipamento válido e comparável.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road