road

Alfa Romeo 4C e Pirelli P Zero:
uma dupla recordista

Quando duas marcas automotivas italianas unem forças, é certo que algo grandioso está por vir – vide o caso do Alfa Romeo 4C, que percorreu o circuito de Nürburgring equipado com os pneus Pirelli P Zero OE projetados especificamente para maximizar a performance. E a história continua: do Inferno Verde (Nürburgring) ao novo 4C Spider

Home road Alfa Romeo 4C e Pirelli P Zero:
uma dupla recordista
Alfa Romeo 4C e Pirelli P Zero:
uma dupla recordista
Alfa Romeo 4C e Pirelli P Zero: uma dupla recordista 01

O universo dos pneus OE (Equipamento Original) está repleto de histórias de sucesso - podemos pensar que isso já era de se esperar: esses pneus são fabricados especificamente para o carro que irão equipar, mas, na verdade, não é tão simples assim. São necessários anos de trabalho e bastante expertise para obter resultados ideais. Sem dúvida, a Pirelli possui ambas as qualidades, o que já comprovou inúmeras vezes - recentemente com o Alfa Romeo 4C. A parceria entre a Pirelli e a Alfa Romeo é sólida e vem de longa data, tendo iniciado décadas atrás nas primeiras temporadas do campeonato mundial de Fórmula 1® , que é de domínio exclusivo da Pirelli até os dias de hoje.

Pequeno e nefasto
Por essa e outras razões, a oportunidade de trabalhar diretamente no 4C só pode ter sido um evento digno de ser guardado na memória até mesmo para engenheiros e especialistas habituados a pôr as mãos em veículos exclusivos. Apesar do preço acessível, o 4C certamente pertence à categoria de carros exclusivos, o que vem reafirmando desde a sua estreia no Salão de Genebra em 2013. Criado para ser o sucessor dos clássicos carros esportivos da Alfa Romeo, o 4C também foi planejado para marcar a volta da fabricante de automóveis aos mercados mais importantes, em particular, os Estados Unidos. O cupê não poderia ser mais italiano e está abarrotado de características e qualidades próprias que renderam muitos prêmios internacionais de prestígio. O chassi de monocoque de fibra de carbono torna o 4C incrivelmente leve e dinâmico. O restante da estrutura é de alumínio, material também especialmente leve. Essas soluções reduziram o peso do veículo para menos de uma tonelada, ou seja, o motor turbo de quatro cilindros ciclo Otto (daí o nome 4C) realmente consegue impressionar o motorista. Ele possui um deslocamento de 1750 cc e pico de potência de 241 hp. Números desse tipo podem parecer não tão espantosos apenas para quem nunca dirigiu um 4C, porque qualquer um que já tenha dirigido esse carro sabe que esses elementos isoladamente relativamente fazem pouca diferença - a estrutura do carro como um todo é que faz jus a seu nome de prestígio. O mesmo vale para a versão Spider. O modelo possui teto Targa, mas isso não altera os resultados fantásticos que o veículo pode alcançar. Apesar do peso extra inevitável do teto removível, o 4C Spider é um dos carros esportivos mais sensacionais no atual cenário italiano.

Alfa Romeo 4C e Pirelli P Zero: uma dupla recordista 02

Pneus recordistas
Como já foi mencionado, o Alfa Romeo 4C é mais do que a mera soma de suas peças. No entanto, alguns componentes são simplesmente mais importantes do que outros. Por essa razão, já em 2012, antes do cupê ter sido revelado ao público, os engenheiros da Pirelli já trabalhavam ao lado de seus parceiros da Alfa Romeo para criar o pneu ideal para o futuro superstar. Para lidar com as características dinâmicas de um carro leve e veloz desse tipo, foi necessário um tremendo esforço. A superfície de rolamento é particularmente importante nesses casos, por isso ela foi meticulosamente analisada com o conjunto e a estrutura do pneu. A zona da cinta foi criteriosamente analisada antes que o produto final pudesse atingir a quilometragem em testes digitais, no simulador, e finalmente em testes reais exaustivos nas Pistas de Teste de Balocco e Nardò, antes de chegar ao circuito de Nürburgring. O resultado de todo esse trabalho são os pneus especiais P Zero Trofeo “AR” da Pirelli, de 17, 18 e 19 polegadas (o 4C pode ser equipado com duas configurações de pneus dianteiros/traseiros: 17 polegadas na dianteira e 18 na traseira, ou 18 polegadas na dianteira e 19 na traseira). Os pneus P Zero Trofeo demonstraram de imediato melhor aderência e precisão, além de qualidades capazes de intensificar a esportividade do carro. O resultado foi testemunhado por todos: uma volta no Inferno Verde em apenas 08min04s. Esses pneus também deram origem aos pneus especiais AR Racing de 18 e 19 polegadas. Os pneus foram desenvolvidos a partir dos pneus Trofeo e submetidos a testes vigorosos com pista molhada no Centro de Testes da Pirelli em Vizzola Ticino. Aderência e precisão para um desempenho recordista.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road