road

A Pirelli “calça”
um touro indomável

O novo Urus Lamborghini, o SUV mais rápido que já existiu, utiliza os pneus P Zero, P Zero Corsa e Scorpion

Home road A Pirelli “calça”
um touro indomável
A Pirelli “calça”
um touro indomável

Um motor V8 biturbo de quatro litros. 650 hp e 850 Nm de torque. Velocidade máxima: 305 km/h. Peso sem carga: 2.200 kg. A potência é liberada na estrada, indo de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Mas, como a Pirelli ensina, “potência não é nada sem controle”. E, claro, isso se aplica ao mais novo “touro” da linha Lamborghini: o Urus. Por isso, os engenheiros de Sant’Agata Bolognese escolheram equipar o SUV luxuoso mais potente com os pneus mais seguros e de melhor desempenho: os pneus P Zero, P Zero Corsa e Scorpion, produzidos pela marca cujo logotipo é um P alongado.

Show more images

A Pirelli desenvolveu pneus sob medida para o Urus poder controlar e intensificar seu excelente desempenho. Para esse “super SUV”, como é conhecido em Sant’Agata, a Pirelli somente poderia criar “super pneus”: com medidas que variam de 53,3 a 58,4 cm, os pneus de verão, inverno, all-season, all-terrain e esportivos produzidos em Bicocca são apenas a etapa mais recente da parceria de uma década com a Lamborghini.

Mais do que nunca, este ano as duas marcas estiveram se apoiando nas pistas de corrida e nas estradas. A Pirelli e a Lamborghini estavam juntas em Valência, por exemplo, em janeiro, para o lançamento do Aventador S, equipado com pneus P Zero customizados. Também estavam juntas em Turim para a apresentação da temporada de automobilismo da Pirelli de 2017, a 110ª na história da fabricante de pneus. E no Salão do Automóvel de Genebra, a fabricante de automóveis foi uma das primeiras a utilizar os pneus P Zero da linha Color Edition. Os pneus foram pintados com a cor azul, no tom usado pela polícia italiana, a quem a Lamborghini doou um Huracàn. No decorrer do ano inteiro, foram fins de semana com desempenho e competição nas pistas dos campeonatos Blancpain e Super Trofeo. Uma colaboração mais inusitada complementou os eventos de automobilismo: a Lamborghini foi uma das marcas escolhidas para lançar o novo P Zero Velo, criado este ano para bicicletas de corrida. A Pirelli forneceu os pneus e suporte aos carros do Young Driver Programme, para a equipe de corrida do GT3 Junior Program da Lamborghini, e para as bicicletas utilizadas pelos atletas nos treinos. É de conhecimento geral que uma boa condição física é essencial para qualquer esporte, incluindo o automobilismo. Este ano, a Lamborghini Squadra Corse incluiu o ciclismo nos treinos para jovens que competem nos campeonatos exclusivos Super Trofeo da Lamborghini e para os talentos promissores competindo nos principais campeonatos de Gran Turismo em todo o mundo. A Pirelli estava lá, compartilhando e esclarecendo os valores que inspiraram a Lamborghini em sua escolha: a atenção aos jovens pilotos, a busca pela modernidade, soluções de mobilidade sustentável e o entendimento de que o fator humano é crucial para a tecnologia, ou melhor, que nenhuma tecnologia pode substituir o corpo humano e sua mente.

De bicicletas ao SUV mais rápido do mundo: desde 1963, quando Ferruccio Lamborghini pediu à Pirelli que equipasse o primeiro carro da recém-criada marca, a relação entre essas empresas nunca deixou de gerar soluções inovadoras, acrescentando novas ideias e conceitos no decorrer do tempo, estando um passo à frente ao imaginar e construir o futuro. Viajando com segurança e rapidez.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road