race

Um início de 2021 coberto de neve para Valtteri Bottas no Rali do Ártico

Um dos mais difíceis – e certamente um dos mais frios – ralis do calendário internacional é o Rali do Ártico, realizado no norte da Finlândia. Mas isso não impediu Valtteri Bottas, a estrela da Fórmula 1, que aceitou mais uma vez os desafios das etapas cheias de neve. Nós conversamos com o finlandês neste fim de semana, antes que ele partisse para o início do rali em Rovaniemi, perto da tradicional casa do Papai Noel

Home race Um início de 2021 coberto de neve para Valtteri Bottas no Rali do Ártico
Um início de 2021 coberto de neve para Valtteri Bottas no Rali do Ártico

POR QUE VOCÊ DECIDIU PARTICIPAR DO RALI DO ÁRTICO DE NOVO NESTE ANO?

Eu sempre soube que, se não tivesse outros compromissos, isso seria algo que eu gostaria de fazer de novo, porque já tinha feito duas vezes e para mim é um grande e divertido desafio. As estradas são lindas e é um evento bom e descontraído. Eu gostei muito de dirigir na neve e sair pelas estradas no inverno.

O RALI É UMA BOA PISTA DE TREINAMENTO PARA A F1 DURANTE AS FÉRIAS DE INVERNO?

Eu sempre sinto que ir para um rali traz algo a mais em termos de habilidades para pilotar. Eu acho importante a capacidade de manter o controle do carro em boa forma durante as férias de inverno. Então, para mim com certeza é um benefício.

POUCOS PILOTOS DE F1 JÁ PARTICIPARAM DO RALI: ESPECIALMENTE KIMI RAIKKONEN E ROBERT KUBICA. POR QUE VOCÊ ACHA QUE O ESPORTE ATRAI OS PILOTOS?

Porque é muito diferente, eu acho: é outro desafio. Para pilotos de F1, rali também é um pouco mais descontraído. Existem poucas pessoas em volta e é mais divertido do que sério para nós. Eu sei que muitos pilotos de F1 gostariam de participar do rali mas, obviamente, alguns não são autorizados.

Show more images

ESTE SERÁ O SEU TERCEIRO ANO CONSECUTIVO NO ÁRTICO, TENDO PILOTADO UM FORD FIESTA WRC E, ANTERIORMENTE, UM CITROEN DS3 WRC. VOCÊ PLANEJA PILOTAR UM HYUNDAI DESTA VEZ?

Eu planejava, mas o Hyundai que eu iria pilotar teve um grande acidente em Monza, esse foi um problema significativo, então agora eu vou com o Citroen DS3 como na última vez. Mas também é melhor para o orçamento e eu tenho uma boa experiência com o carro e o time, então sem problemas.

QUAIS SÃO AS SIMILARIDADES E DIFERENÇAS NOS ESTILOS DE PILOTAR ENTRE F1 E RALI?

Primeiramente, em carros de rali deste nível é obviamente a tração nas quatro rodas, o que torna o estilo de pilotar bem diferente e você realmente precisa deslizar com o carro de vez em quando. As retas são bem diferentes, mas no rali eu diria que a principal diferença vem dos cadernos de notas do copiloto. Claramente você não consegue memorizar todas as etapas, então a grande diferença vem de ter as notas corretas e ser capaz de confiar nelas rapidamente. Você tem que pilotar enquanto está ouvindo outra pessoa. Na F1, eu diria que pilotar é mais preciso porque nós conhecemos a volta, as curvas e todas as zebras de cor, então é muito exato. Rali é mais improvisado.

OS PNEUS SÃO AS ÚNICAS COISAS QUE CONECTAM O CARRO E A PISTA TANTO NA F1 COMO NO RALI. QUAL A IMPORTÂNCIA DELES AO PILOTAR NA NEVE E NO GELO?

Os pneus da Pirelli são conhecidos por serem muito bons na neve e no gelo, então eu estou feliz por escolher a Pirelli, porque eu sei que eles tiveram bons resultados no passado. Mas eu ainda tenho muito o que aprender. Por exemplo, o comprimento dos cravos pode ser crucial, mas na neve e no gelo a pressão do pneu também é importante. Se você acertar, é incrível como sente a aderência em condições diversas como gelo e neve: às vezes parece que o carro está no cascalho.

OBVIAMENTE VOCÊ CONHECE OS PNEUS DA PIRELLI DA F1, MAS E OS PNEUS PARA RALI?

Anteriormente eu fiz ralis do Ártico com pneus da Pirelli, todo ano eu tenho aprendido mais sobre eles e agora eu sinto que eu tenho um bom entendimento. Mas, claro, foram dois ralis que eu fiz em neve e gelo, então não tenho grande experiência.

OS PNEUS PIRELLI SOTTOZERO CRAVEJADOS SÃO SIMILARES AOS QUE SÃO OBRIGATÓRIOS NA ESTRADA POR QUASE METADE DO ANO EM LUGARES COMO A FINLÂNDIA. QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER PNEUS CAPAZES DE LIDAR COM CONDIÇÕES EXTREMAS?

É muito importante. Pneus podem fazer uma enorme diferença e, especialmente no inverno, ter os pneus certos pode realmente salvar vidas. As distâncias de frenagem variam muito entre marcas normais versus marcas top de linha, como a Pirelli. Em condições complicadas, como quando está molhado ou com neve e gelo, os pneus importam ainda mais em termos de segurança e prazer de dirigir.

QUAL O TIPO DE TEMPERAMENTO VOCÊ ACHA QUE UM PILOTO DE CORRIDA PRECISA TER PARA COMPETIR EM DIFERENTES MODALIDADES?

Eu diria que é uma coisa muito mental. São demandas físicas também, mas mentalmente você precisa de concentração, motivação e vontade de sempre querer melhorar. Você tem que ser um pouco egoísta também, tanto quanto autocrítico em tudo que faz e ser bastante preciso. E, claro, ser capaz de controlar suas emoções.

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO DA TEMPORADA DE F1 EM 2021?

Estou esperando uma temporada mais “normal” e, é claro, esperando por melhores resultados. Acho que eu tive um pouco de má sorte no ano passado, mas também houve corridas em que eu poderia ter feito melhor. Então eu espero que eu possa ser melhor do que eu fui no ano passado e correr atrás do meu sonho de ser campeão mundial. Eu estou trabalhando em todos os pequenos detalhes e ansioso por um ano muito ocupado: especialmente com 23 corridas!

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race