race

Pirelli: Mais do que Fórmula Um

Competir significa inovação e evolução contínuas. Não apenas na Fórmula Um, mas em todos os campeonatos envolvendo a fabricação de pneus

Home race Pirelli: Mais do que Fórmula Um
Pirelli: Mais do que Fórmula Um

Se você acha que usamos o mesmo processo para fabricar pneus para todos os carros de competição, ok, nós te perdoamos. A realidade é diferente. Existem centenas de diferentes tipos de carros de competição ao redor do mundo, e todos eles precisam de pneus que se ajustem não somente ao carro e suas características, mas também ao tipo de competição.

Show more images

A Pirelli talvez seja a mais famosa por seu trabalho na Fórmula Um. É a fornecedora exclusiva de pneus para todas as equipes da competição mais famosa do mundo do automobilismo, incluindo a Mercedes, a Ferrari e a McLaren.
No entanto, a Pirelli se orgulha de trabalhar em outros campeonatos, e é aqui que você encontrará a real variedade das atividades da Pirelli no automobilismo.

A empresa italiana fabrica pneus que obtêm o melhor das demais categorias de pista, incluindo as espetaculares máquinas do Grand Touring que rondam os circuitos de grandes prêmios no mundo.
Os carros GT também competem em diferentes classes, desde veículos mais caros até os carros de corrida de menor custo. O desafio para a Pirelli é fazer pneus que se adaptem a esses carros, com diferentes pesos, set-ups e níveis de potência. Não é fácil projetar um pneu que funcione em um carro pesando 1.750 quilos e com potência de 200bhp, bem como para um pesando 1.000 kg e com potência de 500bhp.


O mesmo desafio se aplica às outras formas de corridas em circuitos. Alguns pilotos desejam pneus cada vez mais duráveis porque não têm condições de comprar pneus em toda corrida, ou talvez nem mesmo em todo fim de semana. A Pirelli é uma empresa que entende a questão e, desse modo, possui uma variedade de pneus que se adaptam aos diferentes orçamentos e carros. Mais potência significa um pneu traseiro mais forte. Mais peso significa fortalecer o ombro do pneu. Corridas de longa distância significam maior durabilidade, e curtas distâncias significam borracha macia e adesiva.
Alguns campeonatos possuem pneus especializados, do mesmo modo que a Pirelli fornece pneus para a Fórmula Um. Por exemplo, a Pirelli oferece dois compostos para as equipes da GP2 a cada final de semana com corrida. As corridas da GP2 são realizadas principalmente junto às corridas de Fórmula Um, e fazem parte dos degraus até a F1® – o ápice das corridas de circuito.

Abaixo da Série GP2 se encontra a GP3, que também tem pneus Pirelli feitos sob medida, embora a Pirelli forneça somente um composto por evento. É possível que um jovem piloto trabalhe com a Pirelli ao longo de toda sua carreira de corridas com monopostos por também oferecer suporte exclusivo a muitas das novas séries da Fórmula 4, operando em países como a Grã-Bretanha, Itália e Alemanha a fim de proporcionar a transição dos karts para os carros.
Mas tudo isso é apenas uma fração do que a Pirelli faz no mundo mais abrangente do automobilismo. A Pirelli se orgulha de sua herança nos ralis, e esta é outra área na qual continua imenso o potencial para pesquisa e desenvolvimento.
Nos ralis, os carros frequentemente competem no gelo e na neve. Ou na poeira seca do deserto. Ou sobre cascalho, ou na lama. Os pilotos de rali têm de ser capazes de competir – e vencer – em todas essas superfícies se quiserem ser os melhores. Acontece o mesmo com a Pirelli: a empresa tem de ser capaz de vencer em todas essas superfícies para salientar a excelência versátil do produto.
Isso leva a outra variável das atividades de pista da Pirelli. Além de fornecer os melhores pneus feitos sob medida para algumas das maiores categorias do mundo, a Pirelli dedica bastante energia para assegurar que todos possam competir com seus pneus. Campeonatos nacionais de rali em todo o mundo são conquistados com pneus Pirelli, e é quase impossível enumerar quantas vitórias e campeonatos a Pirelli ganhou.
Tudo isso depende da pesquisa e desenvolvimento, conduzidos por alguns dos melhores engenheiros do ramo, e que se combinam também com uma saudável dose de experiência. A Pirelli foi fundada em Milão em 1872, e compete no automobilismo desde 1907. Fez parte do primeiro Campeonato Mundial de Fórmula Um em 1950. É muita história e inovação tecnológica para ser aproveitada.
A Pirelli não faz sucesso apenas sobre quatro rodas –também é a fornecedora oficial de pneus para o Campeonato Mundial de Superbike da FIM, além do motocross.
Na medida em que a Pirelli desenvolve pneus para todas essas diferentes categorias, a fabricante aprende lições que podem ser aplicadas em uma série de contextos e compartilha conhecimento com todos os departamentos de motorsports e equipes de pesquisa. Ao final, o vencedor é qualquer um que tenha pneus Pirelli em seu carro de corrida.

Saiba mais
Related Stories
Product info
Pirelli cutting edge tecnology at its best
Discover the new P Zero
Find & Buy
Select the product that fits for you
Find the best Tyre for your car
race