race

O maior desafio

A Pirelli fornece para um grande campeonato. Qual? Você vai ficar surpreso com a resposta

Home race O maior desafio
O maior desafio
O maior desafio 01

Desafio Mundial Pirelli: o Orgulho dos EUA
Qual é o maior e mais competitivo campeonato automotivo do mundo? Não, não é o trânsito da Grande Raccordo Anulare em Roma. Coincidentemente, já que estamos falando de coisas grandes, esse campeonato é realizado nos EUA. Assim, embarque nesse Desafio Mundial Pirelli. Em seu 27º ano de realização, ele é o maior campeonato do mundo, envolvendo mais de 20 fabricantes com cerca de 100 carros, divididos em sete categorias, em cada rodada. E todos esses carros usam pneus Pirelli.
A temporada consiste de 11 corridas nos fins de semana em pistas bastante conhecidas nos Estados Unidos e no Canadá, tais como Laguna Seca, Saint Petersburg, Long Beach e, é claro, o Circuito das Américas, onde será realizado o grande prêmio deste fim de semana. 
Assim como o Grande Prêmio dos Estados Unidos, o Desafio Mundial Pirelli é assistido em todo o mundo (o nome mesmo sugere isso) graças a um acordo de transmissão com a CBS Sports. Também há transmissões ao vivo por streaming e on-demand - assim, todo mundo pode assistir a qualquer momento.

O maior desafio 02

Pneus que emocionam
Os pneus usados no Desafio Mundial Pirelli este ano são na verdade os mesmos slick DHC usados na série Blancpain GT, um outro campeonato para lá de bem-sucedido, que usa carros comprados em showrooms e que é disputado por vários fabricantes (12 deles estão nas 24 Horas de Spa, por exemplo). 
Embora a Fórmula 1® seja o ápice do esporte automotivo mundial, ela permanece algo fechado ainda, que tem tanto a ver com carros do dia a dia como aviões de papel tem com espaçonaves. Só de chegar no paddock já é uma realização - dependendo do seu ponto de vista, é algo elitista ou exclusivo. 
Mas esse não é o caso do Desafio Mundial Pirelli, onde todos são convidados, seja no paddock, no grid ou no assento de piloto. Pilotos amadores e profissionais, tais como Alvaro Parente, da McLaren, que ganhou em Laguna Seca recentemente, participam regularmente: assim, para onde quer que você no circuito, há mais movimento ali que em uma convenção de Pokémon. 
Qualquer um que visite os Estados Unidos sabe como eles conseguem promover o esporte automotivo. E a questão toda do Desafio Mundial Pirelli é tornar isso fácil tanto para competidores como para espectadores. Há uma vasta gama de categorias e prêmios, incluindo os prêmios especiais para amadores e chefes de equipe. A pontuação é dada até o 30º colocado em cada corrida. Não é à toa que tantos fabricantes e patrocinadores de renome se envolvam.

O maior desafio 03

A combinação perfeita
Devido ao seu prestígio e grande popularidade, o Desafio Mundial Pirelli é uma combinação perfeita para a empresa, espelhando o estilo dos carros e pilotos que Pirelli equipa todo dia com pneus P Zero para melhor desempenho na direção. Há também um elemento de estratégia de pneus, com mudanças obrigatórias em termos de pilotagem e pneus apresentadas este ano durante as sprints estendidas.
Como declarou o diretor de esporte automotivo da Pirelli, Paul Hembery: “O Desafio Mundial Pirelli representa aquilo que somos como empresa: o aproveitamento do controle dos carros mais prestigiados do mundo em alguns dos circuitos mais famosos do esporte automotivo. A tecnologia de pneus que usamos no Desafio Mundial Pirelli deriva do que vimos na Fórmula 1®, e é por isso que somos a líder mundial em produtos de Ultra-Alto Desempenho.”
Assim, para a Pirelli, há um campeonato ainda maior do que a Fórmula 1® sendo realizado nos Estados Unidos. Eis o Desafio Mundial Pirelli: um festival global para lá de fervilhante do esporte automotivo americano. 

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race