race

O compromisso da Pirelli com o automobilismo

Da série Blancpain GT aos campeonatos monomarca e de Stock Car: a Pirelli celebra neste ano seu 110º aniversário de estreia no automobilismo com mais de 1.100 corridas realizadas em todo o mundo

Home race O compromisso da Pirelli com o automobilismo
O compromisso da Pirelli com o automobilismo

Como na Fórmula 1®, a Pirelli também fornece pneus para... bom, para todo mundo, digamos assim.

O compromiso da Pirelli com o automobilismo

A Pirelli está envolvida em 224 campeonatos de automobilismo, de competições abertas - em alguns casos com mais de 20 construtores diferentes - a troféus monomarca de algumas das maiores marcas mundiais, como o Ferrari Challenge e o Lamborghini Super Trofeo. 

Todos esses eventos somados chegam a mais de 1.100 corridas em todo o mundo, envolvendo cerca de mil pessoas da Pirelli, entre eles engenheiros, técnicos de pista e equipe dedicada em Pesquisa e Desenvolvimento. Esses números demonstram o compromisso total da Pirelli ao automobilismo.

Campeonatos que percorrem o mundo sobre pneus Pirelli
Um exemplo perfeito do envolvimento da Pirelli no automobilismo são as 24 Horas de Spa, a “menina-dos-olhos” da Série Blancpain GT. Essa corrida chega a apresentar até 65 competidores na pista, com a Pirelli fornecendo mais de 10 mil pneus, sendo que uma troca de pneu é feita em média a cada 1 minuto e meio.

Os principais campeonatos de GT envolvendo a Pirelli são os promovidos pela SRO: o maior deles é a Série Blancpain GT, que usa carros GT3 similares aos super carros para uso cotidiano, todos com pneus Pirelli. O campeonato Blancpain tem uma agenda cheia de eventos de sprint e endurance em toda a Europa bem como uma nova série asiática e vários campeonatos de GT nacionais.

A Pirelli também fornece para a nova Série Europeia GT4, com carros de pista semelhantes aos que encontramos na estrada. Assim, não é surpresa que corridas como as 24 Horas de Nürburgring, as 12 Horas do Golfo (em Yas Marina) e as 12 Horas de Bathurst sejam ótimas oportunidades de testes de pneus para a Pirelli ao combinar desempenho e resistência.

A Pirelli também está presente nos GTs britânico e italiano, na Copa Mundial de GT da FIA em Macau e no ADAC GT Masters na Alemanha. E nos EUA, o Desafio Mundial Pirelli une fabricantes de carros premium e de prestígio de todo o mundo.
A Europa, a Ásia e a América realizam o Ferrari Challenge e o Lamborghini Super Trofeo, dois campeonatos monomarca que têm a Pirelli como sua única fornecedora de pneus.

Quem se destaca nessas competições é o pneu slick P Zero, usado principalmente como um composto duro para lidar com as exigências das pistas, das distâncias das corridas, dos construtores e dos vários tipos de carros de corrida. Para corridas em pista molhada, a Pirelli fornece pneus com ranhuras equipados com banda de rodagem especial que dispersa de forma eficaz o excesso de água.

Alguns dos melhores pilotos mundiais que já correram com pneus Pirelli em GTs incluem Alex Zanardi, que se destacou na Série Blancpain GT; Bruno Senna, sobrinho do grande Ayrton; Davide Valsecchi, campeão do GP2; e Stéphane Ortelli, vencedor em Le Mans.

O portfólio automobilístico da Pirelli não termina na GT, mas alcança até a série Stock Car. Nessa série, o Stock Car Brasil talvez seja o mais importante, com vários ex-pilotos de Fórmula 1® competindo, como Rubens Barrichello.

Saiba mais
Related Stories
Product info
Pirelli cutting edge tecnology at its best
Discover the new P Zero
Find & Buy
Select the product that fits for you
Find the best Tyre for your car
race