
GP: GP da Itália
Data: 12 de setembro de 1982
Vencedor: René Arnoux - Renault
Várias histórias se cruzam em Monza, na Itália.
A Ferrari estava lidando com um ano de tragédias. Gilles Villeneuve morreu na Bélgica em 8 de maio e, em agosto, Didier Pironi sofreu ferimentos terríveis nos treinos em Hockenheim. Patrick Tambay foi chamado para substituir Gilles, mas teve que perder o Grande Prêmio da Suíça, realizado em Dijon, na França, devido a uma inflamação no tendão.
Para a corrida na Itália, a equipe da Prancing Horse convocou um velho amigo, Mario Andretti, que havia vencido o Campeonato Mundial de 1978 com a Lotus.
Aos 42 anos, Mario ainda demonstrava sua lendária determinação, garantindo a pole position, o que deu aos fãs um momento raro para comemorar depois de tanta tristeza.
Ele terminou em terceiro na corrida vencida por Arnoux, que se juntaria à Ferrari no ano seguinte, com Tambay em segundo.
1982 foi o ano em que Keke Rosberg conquistou o título pela Williams, apesar de ter vencido apenas uma vez, no já mencionado Grande Prêmio da Suíça. Apesar de perder seis das dezesseis corridas do Grande Prêmio, Pironi terminou em segundo.
Ainda em 1982, a morte de Villeneuve causou uma enorme comoção. Também naquele ano, o jovem Riccardo Paletti faleceu em um acidente na largada do Grande Prêmio do Canadá.
Paletti nasceu em Milão em 15 de junho de 1958. Ele pilotava um Osella e fazia sua segunda corrida na Fórmula 1.

Em 2025, a Pirelli atingirá a marca de 500 Grandes Prêmios de Fórmula 1® durante a temporada.
A série Legacy of Speed relembra os 50 Grandes Prêmios mais significativos da trajetória da Pirelli no Campeonato Mundial de Fórmula 1.