formula 1

Miles and meals: um almoço com a Pirelli e com a Fórmula 1®

Livro de culinária criado pela Pirelli ressalta a analogia entre receitas e pneus, assim como componentes e ingredientes

Home race formula 1 Miles and meals: um almoço com a Pirelli e com a Fórmula 1®

“Fazer um bom pneu é como fazer um bom risoto”. Aparentemente, foi durante o almoço, no intervalo entre uma reunião sobre polímeros e outra sobre nanotecnologias, que Maurizio Boiocchi, o “pai” dos Pneus da Pirelli – inclusive o da da Fórmula 1 – teve esse grande insight.

Então, o que isso significa? Boiocchi respondeu: “Pneus, assim como um risoto, são resultado de encontrar um equilíbrio exato, com ingredientes de alta qualidade e experimentação constante. E então, pense nas palavras que são frequentemente usadas para descrever os processos: para fazer um risoto, você precisa misturar os ingredientes cuidadosamente, e qual é o componente de um pneu se não também o resultado de uma mistura?”
Foi nesse instante que as pessoas que acompanhavam Boiocchi na refeição foram contagiadas por uma ideia: por que não unir os dois conceitos em um livro único? O que acham de descrever a especialidade da Pirelli – pneus de Fórmula 1 – com a ajuda de um bom risoto?
Foi assim que nasceu o livro de receitas Miles and Meals, um livro de receitas usado pela Pirelli para realçar as semelhanças entre pneus e receitas, componentes e ingredientes.
Então, apenas pegue o fornecedor de pneu exclusivo de Fórmula 1, adicione o chefe italiano mais conhecido no paddock, misture tudo com uma pitada de adrenalina durante 20 circuitos do calendário e, por fim, adicione ingredientes e sabores que fazem dos locais que recebem os grandes prêmios irresistivelmente deliciosos.
O resultado é um livro de receitas inesquecível e original, no qual a Pirelli reuniu 20 pratos, entre entradas, pratos principais e sobremesas, para satisfazer todos os paladares.
O responsável por essas receitas é o chefe Fabrizio Tanfani, da Toscana, Itália, que preside a cozinha do motorhome Pirelli e cujo talento a tem tornado um local tão confortável quanto uma casa e não somente um lugar para técnicos e engenheiros da empresa, mas também para jornalistas, convidados e pilotos, que se reúnem em torno da hospitalidade da Pirelli durante o dia para café, almoço ou apenas uma bebida.

Show more images

Cada receita é introduzida por um relato que conta a história de cada circuito, tanto do ponto de vista dos pneus quanto da culinária. Assim, descobrimos que o Angus beef australiano é o melhor que se pode usar para uma verdadeira “tagliata” italiana, a receita de Tanfani para a massa artesanal com atum e ramos de alcaparras sicilianas que surgiu de um encontro casual no mercado de Montreal com alguns italianos que vivem no Canadá, e como um abacate pode se tornar o melhor acompanhamento para uma salada mediterrânea de frutos do mar.
Há também uma diversidade de pratos internacionais que passam pela cozinha de Tanfani: do filé de carne para o deserto de Abu Dhabi, carpaccio de ganso degustado nas Ramblas de Barcelona, bem como tortellini de tinta de lula inspirado na China, sem mencionar o tagliatelle com porcini colhido nas densas florestas da Bélgica.
É um banquete para o paladar e para os olhos. Para dar mais tempero ao livro, há uma exuberância de fotografias que ilustram os ingredientes, que são ludicamente transformados em pneus, carros e mecânicos, prontos para pegar a estrada e começar essa “corrida”. Assim, o agnolotti se transforma em carros de corrida em um duelo páreo a páreo durante uma curva, paccheri perde durante uma ultrapassem dos tomates, com as pinhas como pneus, cascalhos na pista são representados por sal grosso, sinal verde é uma folha de manjericão e um polvo se transforma no mais famoso mecânico do mundo, com oito braços prontos para trabalhar sobre um carro...
No final das contas, como disse Boiocchi, o mundo dos pneus não é, na realidade, tão diferente da gastronomia. Tudo está relacionado a ingredientes, temperaturas e a busca da combinação perfeita.