race

Dez anos de Porsche GT3 Cup Brasil

Antes de 2005 pareceria hipotético. Hoje é uma grande realidade: a Porsche está em constante crescimento, com a Pirelli desde 2014 como único fornecedor desde a sua criação, há dez anos. Uma competição que recebe alguns pilotos especiais

Home race Dez anos de Porsche GT3 Cup Brasil
Dez anos de Porsche GT3 Cup Brasil

Imagine o Patrick Dempsey conduzindo uma Porsche de corrida.

Nada de estranho, você pensa, para uma estrela de Hollywood. Mas se a estrela que ele estava lutando em uma corrida Gran Turismo, contra uma fila de pilotos profissionais prontos para a batalha, isto sim que seria estranho.

Não, não é o trailer de um filme dedicado ao mundo de competições de carros. É tudo verdade, e isso aconteceu em 2014: Patrick Dempsey - por exemplo, o Dr. Derek Shepherd na série americana "Grey’s Anatomy" - foi para a pista a bordo de um Porsche 911 para a etapa de Interlagos Porsche GT3 CUP Brasil, antes que corresse o Grande Prémio de Fórmula 1®, vencido por Nico Rosberg.

Mas esta é apenas uma pequena história para começar a contar a história da Porsche GT3 Cup Brasil.
Uma aventura que começou em 2005. Dez anos atrás parecia impossível para o Brasil desfrutar de uma competição Gran Turismo Internacional que seria executado em seus circuitos. Um sonho tornado realidade, e que continua até hoje em nome do espetáculo e o interesse de muitos fãs. A Pirelli com a Porsche vem trabalhando duro para desenvolver os mais eficientes pneus possíveis, especialmente criados para os carros que vão à pista com toda a potencia no Porsche GT3 CUP Brasil.

Era 16 de abril de 2005, quando começou a primeira corrida Porsche GT3 CUP Brasil, um país que historicamente sempre forneceu ao automobilismo internacional, um grande número de pilotos do mais alto nível. Por pilotos mais recentes no Campeonato Mundial de Fórmula 1®, Rubens Barrichello e Felipe Massa, você pode traçar na história das competições de volta para os anos 70, quando Emerson Fittipaldi venceu dois Campeonatos do Mundo - em 1972 e em 1974 – na direção da Lotus, e depois na McLaren. Sem esquecer a lenda absoluta Ayrton Senna, o piloto brasileiro por excelência. Sua memória ainda está viva nas mentes do povo brasileiro e entusiastas de automóveis em todo o mundo. Ayrton certamente ocupa um lugar de honra no panteão dos maiores campeões da história Brasileira e do Mundo.

Show more images

Voltando a 2005, o Porsche GT3 Cup Brasil evoluiu do circuito de Interlagos que hospeda ininterruptamente desde 1990 as corridas do Campeonato Mundial de Fórmula 1®. Em menos de um ano, a competição já ganhou grande visibilidade e sua reputação cresceu de tal modo que pode ser considerado igual aos maiores eventos internacionais. O Porsche GT3 Cup Brasil também foi pioneira na etapa brasileira do Campeonato Mundial de Fórmula 1®, em diversas ocasiões, apreciando a grande atenção da mídia, girando em torno do mais prestigiado campeonato internacional dedicado de carros Formula.
A edição de 2007 aumentou o número de carros na corrida, até vinte e quatro: já era o dobro do número que existia no grid em apenas dois anos antes da abertura. As dimensões do evento aumentaram, e no mesmo ano foram adicionados ao calendário dois novos circuitos brasileiros: o Jacarepaguá e Santa 
Cruz do Sul, nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A visão internacional da competição tem tido um crescimento constante, tanto que em 2010 o campeonato pela primeira vez passou a fronteira brasileira: para a Argentina, o circuito de Buenos Aires. Esta primeira etapa, na capital argentina permitiu a competição aumentar consideravelmente a sua reputação em outros países. A dimensão internacional levou o campeonato ate a Europa, competindo em Portugal, primeiro em Estoril e em seguida, no Algarve. O crescimento constante ao longo dos anos, culminando em 2013 com o reconhecimento oficial da Porsche GT3 Cup Brasil pela FIA, e a partir de 2014 Pirelli é a fornecedora oficial para esta competição.
Uma história de excelência dentro e fora das pistas, que continua em 2016.
O campeonato começou em 12 de março, com a primeira corrida no circuito de Curitiba. Na cidade mais multicultural do Brasil - onde existem grandes comunidades de origem italiana, ucraniana, alemã, judaica, polonês e até mesmo japonês.

Os primeiros pilotos Daniel Schneider e, em seguida, Miguel Paludo que subiram ao degrau mais alto do pódio, respectivamente, na corrida 1 e 2 da etapa de abertura do calendário em 2016.

O espetáculo do Porsche GT3 Cup Brasil nesta temporada vai passar a fronteira, na pista de Termas de Río Hondo, na Argentina; em seguida, permanece no Brasil: Curitiba, Mogi Guaçu, duas vezes em Goiânia e por três em Interlagos, onde 13 de novembro irá abrir o fim de semana reservados para a Fórmula 1®, outra competição valiosa para Pirelli nos testes e desenvolvimento de seus pneus, que irão ser equipados nos carros dos fabricantes de automóveis de maior prestígio no mundo.

Para se manter no mundo das corridas: Interlagos será certamente uma oportunidade de hospedar uma celebridade. Então, quem será depois de Patrick Dempsey?

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race