race

Desafio Mundial Pirelli: Uma disputa real em Circuitos Norte-Americanos

O Desafio Mundial Pirelli®, atualmente em sua 27ª temporada, continua a crescer e a provar que “é assim que as corridas devem ser”

Home race Desafio Mundial Pirelli: Uma disputa real em Circuitos Norte-Americanos
Desafio Mundial Pirelli: Uma disputa real em Circuitos Norte-Americanos

As corridas, sempre no núcleo do DNA da Pirelli, se expandem a todas as áreas do esporte sobre duas e quatro rodas, indo da emoção dos monopostos na Fórmula 1® aos desafios em terreno aberto no Rally, tudo como um esforço para levar a experiência de direção à sua expressão máxima de habilidade e tecnologia. No caso do Desafio Mundial Pirelli®, a história é ainda mais rica, ligando todos os aspectos das competições automobilísticas diretamente com mais de 20 fabricantes de carros em todo o mundo, representados na série. A maravilhosa linha de carros – 90 ao todo para 2016 – é bastante diversa, indo do ápice do prestígio, como Lamborghini, Ferrari e McLaren, para as marcas mais comuns, como Kia e Honda, o que garante um território sem igual para as provas do nosso produto de corridas P Zero. 

Show more images

O Desafio Mundial Pirelli®, uma série de corridas voltadas para o segmento sprint, foi inicialmente elaborado para fornecer às equipes de corrida, fabricantes dos carros participantes e fornecedores de peças de reposição uma plataforma de competição e amostragem de seus produtos. Com atualmente seis classes distintas de competição (GT/GTA, GT Cup, GTS, Touring Car, Touring Car A e Touring Car B-Spec), a série permite uma vasta gama de possibilidades de corrida, oferecendo aos fãs a oportunidade única de assistir uma competição entre supercarros dos maiores níveis junto às marcas que os próprios fãs poderiam dirigir ou encontrar diariamente. Para 2016, uma dimensão adicional foi incluída na competição com a introdução da série de Campeonatos Sprint X GT, com um limite de 60 minutos mais elementos de direção obrigatória e mudanças de pneus. Durante a temporada, o Desafio Mundial Pirelli® levará a Pirelli a algumas das pistas mais famosas nos Estados Unidos, incluindo o Circuito das Américas, Mazda Laguna Seca Raceway, Mosport, Road America, e o circuito de rua do Grande Prêmio de Long Beach com a série IndyCar. Essas pistas, junto a outras localizações famosas do país, levarão o Desafio Mundial Pirelli® a fãs em toda a América do Norte, criando uma experiência abrangente aos fãs de corrida norte-americanos.  

Independente da série, a Pirelli está pronta para atender o chamado e fornecer uma experiência de corrida competitiva, permitindo que os motoristas e carros deem o máximo de suas capacidades. Nas palavras do Diretor da Global Motorsports da Pirelli, Paul Hembery, “o Desafio Mundial Pirelli® é o núcleo de nossa marca e aquilo que somos como uma empresa: a alegria em dirigir os carros mais prestigiados do mundo em alguns dos circuitos mais famosos de esportes automobilísticos. A tecnologia de pneus que usamos no Desafio Mundial Pirelli® é derivada daquela vista na Fórmula 1® e realça o status único da Pirelli como líder mundial de produtos de Altíssima Performance”. Como sempre, o foco da Pirelli em performance máxima e em produtos premium está profundamente ligado à base de conhecimentos alcançada por meio do trabalho em esportes automobilísticos e visando o desafio de cumprir com as exigências extremas dos pneus das competições. Essa riqueza de conhecimento vem do ápice do esporte automobilístico na Fórmula 1® e continua em todas as diferentes séries e tipos de desafios em que a tecnologia da Pirelli é usada – e cada nível de competição adiciona um elemento singular à história de Esportes Automobilísticos da Pirelli. 

O Desafio Mundial Pirelli® fornece uma plataforma no mercado norte-americano que cultiva crescimento, inovação e um espírito cheio de benefícios a ambas as marcas. É importante ressaltar que ele também representa uma oportunidade-chave para enfatizar o comprometimento da Pirelli com a inovação e a excelência em competições de um jeito que honra o sabor e a nuance característicos do mercado norte-americano. “É assim que as corridas devem ser”, diria alguém sobre isso da mesma forma que o Desafio Mundial Pirelli® faria. 

Edição 2018

A 29ª edição do Desafio Mundial Pirelli® iniciou no fim de semana dos dias 09 a 11 de março, na cidade de São Petersburgo, no estado norte americano da Flórida. A última etapa de 2018 será realizada entre os dias 26 e 28 de outubro, no autódromo de Laguna Seca, em Monterey, na Califórnia.

Ao todo, 80 pilotos representando as equipes participantes disputam o desafio internacional de automobilismo nesta edição. Entre os carros participantes estão modelos das marcas Porsche, Ferrari, Lamborghini, Audi, McLaren, Mercedes-Benz, Bentley, BMW e Nissan, entre outras.

Neste ano, as notícias da mídia internacional estamparam o nome do competidor Toni Vilander como vencedor do Desafio Mundial Pirelli®, representando a equipe ítalo-canadense, Remo Ferri Motorsport. A consagração aconteceu no lendário circuito de Watkins Glen. A bordo da Ferrari 488 GT3, Vilander encantou os julgadores e demonstrou seu talento nas pistas americanas.

Após fazer um ótimo campeonato, Vilander conquistou a competição, mesmo tendo chegado em quarto lugar. A vitória da categoria GT na corrida foi do piloto brasileiro Rodrigo Baptista, representando a equipe Bentley.

Além da conquistas de Vilander, a equipe Ferrari celebrou ainda outro título, obtido pelo mexicano Martin Fuentes, na classe Am.

Categorias

O Desafio Mundial Pirelli® é dividido em oito classificações de pilotos e seis classes de veículos. Os pilotos competem em GT e GTA, GTS e GTSA, GT Cup, TCR, TC e TCA.

As classes de competição de veículos são divididas em: Grand Touring (GT), Grand Touring Sport (GT), GT Cup (GT Cup), Touring Car (TC), Touring Car (TCA) e a nova classe de TCR (TCR). Essas classes são primariamente diferenciadas pelo deslocamento do motor, potencial de desempenho, posicionamento dentro do mercado, estilo do corpo e homologação da FIA e RACB, quando disponíveis.

Os carros GT, GTS e GT Cup competem nos campeonatos Sprint e SprintX. As classes TCR, TC e TCA atualmente são executadas em corridas de velocidade.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race