race

Campeonato Mundial de Superbike da FIM e de Motocross da FIM

Da Ilha Phillip às areias do deserto e a etapa americana, parando em alguns dos mais belos circuitos e locais do mundo ao longo do caminho, a Pirelli é, sem dúvida, uma das estrelas dos esportes motorizados sobre duas rodas, participando do Campeonato Mundial de Superbike, de Motocross, de Endurance, da AMA Supercross, e do Britânico de Superbike, para não mencionar muitos outros campeonatos nacionais

Home race Campeonato Mundial de Superbike da FIM e de Motocross da FIM
Campeonato Mundial de Superbike da FIM e de Motocross da FIM

Competir em uma pequena ilha ao sul de Melbourne, Austrália, na costa leste dos Estados Unidos, e nas areias de Doha, Qatar, tudo ao mesmo tempo - parece impossível? Bem, não é. É exatamente o que as equipes de esportes motorizados da Pirelli estarão fazendo no final de semana de 27 e 28 de fevereiro, em corridas na Ilha Phillip, Austrália, na primeira corrida do Campeonato Mundial de Superbike Motul FIM, no Georgia Dome em Atlanta na oitava etapa do Monster Energy AMA Supercross (outro Campeonato Mundial da FIM), e em Losail, não muito longe da capital do Qatar, para a corrida inaugural do Campeonato Mundial de Motocross da FIM.
Como isso é possível? Na verdade, é simples. Há vários anos e novamente em 2016, a Pirelli está envolvida em diversos segmentos de corridas nacionais e internacionais de motocicletas, tanto nas pistas quanto off road, prova da constituição genética que sempre foi uma característica marcante dessa marca italiana de pneus.

Show more images

A temporada 2016 começou para a Pirelli em 9 de janeiro no Angel Stadium of Anaheim (EUA), com a primeira etapa do Monster Energy AMA Supercross, um Campeonato Mundial da FIM e o mais popular campeonato sobre duas rodas dos EUA, capaz de lotar estádios todos os finais de semana com fãs ansiosos para ver seus favoritos batalhando em exibições de habilidades acrobáticas.
Como mencionado, o Campeonato Mundial de Superbike Motul FIM e o Campeonato Mundial de Motocross da FIM iniciam suas temporadas no final de semana de 27-28 de fevereiro respectivamente na Ilha Phillip e em Losail. A série de pneus da Pirelli para corridas na pista e off road estará presente, participando.

Mais uma vez neste ano, a Pirelli participará de alguns dos mais importantes campeonatos nacionais e internacionais sobre duas rodas, seja como a única fornecedora de pneus ou em concorrência aberta com outros fabricantes de pneus. Dentre esses eventos, o Campeonato Mundial de Superbike Motul FIM, o Campeonato Mundial de Motocross da FIM, o Campeonato Mundial de Endurance da FIM, o Monster Energy AMA Supercross, um Campeonato Mundial da FIM, o Campeonato Britânico de Superbike, o Campionato Italiano Velocità, o Campeonato Alemão IDM e o Campeonato Francês de Superbike. Mas para que se dar ao trabalho de tal empreendimento? Por que a Pirelli investe tanto no motociclismo?
Na verdade, a resposta é mais simples do que parece. As corridas são para a Pirelli como um laboratório ao ar livre para testar e desenvolver pneus juntamente com alguns dos melhores pilotos em atividade, e esses mesmos pneus são depois colocados no mercado e disponibilizados para motociclistas ao redor do mundo. Isso mesmo. O fantástico é que qualquer um pode comprar os mesmos pneus que Jonathan Rea usou para vencer uma corrida do Mundial de Superbike ou que Antonio Cairoli usou para domar os solavancos e saltos de uma pista do Mundial de Motocross

O Campeonato Mundial de Superbike Motul FIM é certamente o melhor exemplo de como as corridas servem para a Pirelli como uma privilegiada plataforma de pesquisa e desenvolvimento. Veja só. A Pirelli tem sido a Única Fornecedora Oficial de Pneus para todas as classes do Campeonato Mundial de Superbike Motul FIM desde 2004, e continuará a ser até 2018. Não precisa ser um gênio da matemática para verificar que isso quer dizer que a Pirelli é a única fornecedora há doze temporadas consecutivas, que serão 15 ao final da temporada 2018. É um recorde inédito nos esportes motorizados, e torna a Pirelli a mais duradoura e, consequentemente, a mais bem-sucedida fornecedora exclusiva na história dos esportes motorizados internacionais
Ao contrário de outros campeonatos nos quais se usam pneus protótipos, a filosofia da Pirelli desde o início foi a de projetar, com a ajuda de pilotos profissionais, os pneus de corrida que poderão ser posteriormente usados por motociclistas de todos os tipos. Daí agora famoso slogan “Vendemos com o que corremos; corremos com o que vendemos” e a criação da linha DIABLO™, apresentando pneus históricos como o DIABLO™ Superbike, usado no Word SBK, e o DIABLO™ Supercorsa SC, usado nas classes Supersport, Superstock 100, Superstock 600 e na European Junior Cup, ambos são os indiscutíveis líderes de mercado há anos.

Do asfalto à terra, a dedicação e o método de operação da Pirelli não mudam. Para o Campeonato Mundial de Motocross Youthstream FIM, a Pirelli é uma das Fornecedoras Oficiais de Pneus, exibindo um recorde de 62 títulos mundiais, conquistados aqui também com os pneus de produção disponíveis ao público em geral a partir da linha SCORPION™ MX, incluindo o muitíssimo bem-sucedido SCORPION™ MX32™, que arrasou a concorrência ao longo dos anos e que é, juntamente com a versão para uso na estrada, um dos pneus mais amados pelos motociclistas off-road.

E o que dizer do Campeonato Mundial de Endurance da FIM, que se inicia na França em 10 de abril no lendário circuito de Le Mans com as 24 Horas de Le Mans Moto? Quatro vitórias da Pirelli nos últimos cinco anos!
Endurance, como sugere o próprio nome, é tão extremo quanto fascinante. Uma corrida que leva os pilotos e suas equipes ao ponto de ruptura tanto em foco quando em tensão. Haverá então as 12 Horas de Portimão em Portugal, seguida pela extremamente popular 8 Horas de Suzuka, Japão, em 29 de julho. O campeonato chega ao final com a quarta corrida no final de agosto, nas 8 Horas de Oscherleben, na Alemanha.

A Pirelli também está envolvida em muitos eventos locais importantes, tanto como fornecedora exclusiva quanto em concorrência aberta. Antes de qualquer coisa, há o Campeonato Britânico de Superbike, no qual a Pirelli tem sido a única fornecedora em todas as classes desde 2008, incluindo a Ducati 848 TriOptions Cup. As corridas do campeonato britânico começam com a primeira etapa em Donington Park de 4 a 6 de abril.
Além disso, a Pirelli é uma presença constante do Campeonato Alemão IDM, do Francês de Superbike (FSBK), do Campeonato Italiano de Velocidade (Campionato Italiano Velocità, ou CIV), do Superbike Série Brasil, da South Africa Stock 1000 Cup, na Malásia e nas Filipinas com a Série Superbike, e na Netherlands R125 Cup, bem como em campeonatos na Bélgica, República Checa, Polônia, Áustria, Finlândia, Países Baixos, Espanha, Bulgária, Romênia, Sérvia e Nova Zelândia. A Pirelli também está presente no Campeonato Alpe Adria e no Campeonato do Leste Europeu.

Foi um longo inverno, mas os motores já estão se aquecendo. Está pronto para rodar o mundo com a Pirelli e conhecer alguns dos mais belos locais de corrida?

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race