race

A tecnologia italiana por trás da Fórmula 1®

Fórmula 1®! Os desafios do esporte mais rápido do mundo vêm inspirando empresas automotivas italianas desde que foi dada a largada

Home race A tecnologia italiana por trás da Fórmula 1®
A tecnologia italiana por trás da Fórmula 1®

As gotas de chuva deslizavam pelo longo nariz de metal em rosso corsa (vermelho vivo) do Ferrari 500 para caírem de vez entre as duas rodas frontais finas, envolvidas pela borracha da Pirelli. O famoso circuito de Spa-Francorchamps, bastante conhecido pelas suas inclementes curvas de alta velocidade e pela imprevisibilidade do clima, fez de tudo para impedir o grande Alberto Ascari naquele dia de verão chuvoso em 1952 - mas não conseguiu.

A tecnologia italiana por trás da Fórmula 1
Photo credits: Fondazione Pirelli

Ele não apenas ganhou dois títulos seguidos do Campeonato Mundial de Pilotos como também o fez com a típica elegância italiana. Daquele Grande Prêmio da Bélgica de junho de 1952 debaixo da chuva ao mesmo local 364 dias depois, Ascari venceu todas as corridas da série - nove GPs consecutivos! (Esse recorde só foi alcançado também por Sebastian Vettel em 2013.) 

Piloto italiano, carro italiano, pneus italianos. Esse foi - e ainda é - um dos melhores exemplos de excelência automobilística, com um impacto emocional e que fica guardado na memória. Mas a grande mente italiana que reuniu esse conjunto vencedor não parou por aí. Em 1975, Enzo Ferrari reconheceu o potencial dos sistemas de freios da Brembo, uma empresa de Bergamo, e logo os carros escarlates da Scuderia Ferrari surpreenderam pela forma como freavam nas pistas e em como se tornaram insuperáveis na disputa pelo campeonato de Fórmula 1®.

Paixão pelo desempenho
As coisas vêm ficando cada vez melhores para a tecnologia e design automotivos italianos atualmente. A Fórmula 1® amplia as fronteiras do possível e exige soluções cada vez mais inovadoras, imaginativas e de alta qualidade para chegar à próxima etapa tecnológica. E quem melhor para oferecer esse know-how de alta tecnologia que a Magneti Marelli? Essa marca italiana, sinônimo de corridas automobilísticas e que vem atuando desde 1919, possui uma divisão famosa de esportes automobilísticos que desenvolve sistemas eletrônicos e eletromecânicos avançados para Fórmula 1®, com sistemas de recuperação de energia, gerenciamento de dados e controle de motor de alto desempenho. 

Esse caso de amor italiano com as corridas, para lá de envolvente, não surgiu por acaso. Década após década, um elemento tem sido essencial para esse sucesso contínuo, um elemento que exala pelos polos de metal coletivos das empresas automotivas italianas: paixão. Una a paixão ao desempenho e à desenvoltura - uma fórmula® desafiadora tanto para derrotar como para demonstrar.

Correndo disparado
A Pirelli sabe disso talvez melhor que ninguém: todas as engenhocas e traquitanas tecnológicas que movem um carro moderno de Fórmula 1® não são nada se toda essa potência não for transmitida de forma eficaz para as pistas. É aí que entra o papel de um simples pneu -, mas quem disse que os pneus mais recentes podem ser chamados de simples? 

Na qualidade de atual fabricante exclusiva de pneus de Fórmula 1® para as temporadas dos campeonatos de 2014 a 2016, a Pirelli se encontra na hercúlea tarefa de fabricar pneus capazes de suportar o rigor das corridas a um nível intenso. Não apenas isso: os pneus têm de ser desenvolvidos e ter seu desempenho testado em todos os climas, potenciais condições da pista, temperaturas e apresentar a durabilidade exigida.

Com uma vasta gama de pneus slick para cada equipe de Fórmula 1® escolher, disponíveis em cinco diferentes compostos, bem como dois tipos de pneus para clima úmido, a Pirelli oferece as melhores formas possíveis para obter tração, aderência e controle.

Testando
Leva mais que a pesquisa mais dedicada e a tecnologia mais recente para chegar a esse patamar: os testes são tudo. Testes sem parar, com o pedal até o fim, a uma velocidade de corrida. 

Imagine todas as 10 equipes de Fórmula 1® realizando testes de doze horas com os pneus, dirigindo mais de 1.084 voltas juntas pelo circuito de Yas Marina, Abu Dhabi - o teste mais longo já realizado na história da Fórmula 1®

Agora, imagine o primeiro teste voltado para pneus para pista molhada usando os carros atuais de Fórmula 1®, realizado no famoso circuito Paul Ricard, na França, que possui um sistema top de linha que reproduz muitas das possíveis condições de clima úmido que os pilotos podem enfrentar em quaisquer corridas do GP pelo mundo.

Esse é o tipo de nível que demanda pleno foco e inflexibilidade da Pirelli - algo que os pilotos de Fórmula 1® conhecem muito bem.

Mudanças à vista
Com foco em inovação e tecnologia, a Pirelli está sempre aberta às novidades que venham trazer melhores resultados nas pistas, e aceita com entusiasmo os novos desafios. O mais recente deles chegou com as mudanças que estão sendo discutidas para o novo regulamento da Fórmula 1 para 2021.

Charlie Whiting, diretor de prova da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a F1, anunciou que alterações no tamanho dos pneus, de 13 para 18 polegadas, estão entre as discussões pautadas em um pacote elaborado por engenheiros, sob o comando de Ross Brawn.

Outra mudança confirmada já para a temporada de 2019 é a diminuição no número de nomenclaturas dos pneus utilizados nas corridas de F1. Os pneumáticos serão classificados apenas como duros, médios e macios.

As demais nomenclaturas, como ultramacio e supermacio desaparecem, mas o modelo de pneu em si continua a existir, porém inserido dentro das três principais categorias, conforme suas especificações. A medida visa facilitar a compreensão do espectador.

Um passado de vitória - um futuro de triunfos
Ascari fez exatamente isso no GP suíço de 1953, quando obteve seu segundo título mundial. Apesar de cair para a quarta colocação após perder a liderança, o piloto italiano foi fundo para retomar sua trajetória e vencer o campeonato pelo qual batalhava tanto. Infelizmente, essa seria sua última vitória no campeonato - mas que vitória!

Paixão, desempenho, desenvoltura. Ascari certamente sabia quão potente é essa incrível fórmula; ele a encarnava, e as empresas automotivas italianas que atuam na Fórmula 1® hoje procuram continuamente encarná-la também.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race