race

A Fórmula 1 cresce - e seus pneus com ela

A data: Quinta-feira, 24 de novembro. O local: Abu Dhabi, mais precisamente no paddock de Yas Marina. Realizaremos um evento, que se classifica entre um lançamento para a imprensa e uma recepção com coquetel, como forma de nos despedirmos desta temporada assim que o sol se pôr e dizermos “olá” para o futuro incrível que nos aguarda logo após a curva. Uma das principais participantes desse futuro será a Pirelli, com sua nova linha de pneus para 2017. Os cinco pneus slick e os pneus intermediários e para pista molhada, revelando pela primeira vez suas novas bandas de rodagem, serão expostos na nossa festa que encerra a temporada. Assim, além de um espetacular pôr do sol sobre Yas Marina, também teremos um arco-íris compondo a mais recente linha da Pirelli para a Fórmula 1 ®.  

Home race A Fórmula 1 cresce - e seus pneus com ela
A Fórmula 1 cresce - e seus pneus com ela
A  Formula 1 cresce e seus pneus com ela

Após mais três dias de prática livre, qualificação e a corrida esta semana, a Fórmula 1 ® entrará em uma nova era. Aliás, uma era muito maior - especialmente em relação aos pneus. Isso pode soar “pneucêntrico”, mas considerando que o sinal mais óbvio da revolução técnica na Fórmula 1® em 2017 serão os pneus mais largos, há muito que se falar sobre isso. A largura aumentou em 25% nos pneus dianteiros e traseiros. A Pirelli vem testando esses novos pneus desde o início de agosto com um programa de testes dividido em cinco circuitos localizados em dois continentes, com três equipes usando carros de teste especialmente fabricados: Mercedes, Red Bull e Ferrari. O dia final dos testes como parte desse programa de desenvolvimento será a terça-feira, 29 de novembro, em Abu Dhabi, dois dias após o último grande prêmio do ano. Essa será a primeira vez que as três equipes serão vistas juntas na pista com seus carros de teste após os 21 dias anteriores de testes realizados individualmente em três países, usando os circuitos de Fiorano, Mugello, Barcelona, Paul Ricard e Abu Dhabi (em ordem cronológica estrita).

Show more images

Mas por que teremos pneus mais largos? O motivo é simples. Ainda durante esta temporada, a terceira da era híbrida, os carros apresentaram uma média de cerca de dois segundos de maior velocidade nas voltas em comparação a 2015. Agora vem o próximo passo, pois a nova geração de carros de Fórmula 1® será ainda 3 segundos mais rápida. Para tanto, a sustentação negativa será maior. Assim, os carros farão as curvas mais rápido. Para garantir aderência suficiente nas curvas com velocidades maiores, são necessários pneus mais largos. É um aumento e tanto: o pneu dianteiro sobe de 245 para 305 milímetros de largura, o que o torna quase tão largo quanto os pneus traseiros atuais. Por sua vez, o pneu traseiro vai de 325 para 405 milímetros. O diâmetro total do pneu permanece quase inalterado, indo de 660 para 670 milímetros, o diâmetro atual dos pneus de chuva. O tamanho da roda permanece em 13 polegadas, parte da longa tradição da Fórmula 1®.

Esse aumento importante de 25%, atrás e na frente, também melhorará a área de contato do pneu, otimizada para o máximo de adesão. É daí que vem uma maior aderência e a capacidade de colocar a energia na pista para ajudar os carros a fazerem curvas mais rápido, bem como de melhorar a aceleração e a freagem. Essa contribuição de melhoria da Pirelli não é só para exibição no próximo ano, como também para os dois anos seguintes pois a empresa italiana e a Fórmula 1® permanecerão unidas pelo menos até o fim de 2019.  Será que essa revolução será o suficiente para dar às corridas do grande prêmio um espetáculo ainda maior, que é o que todos desejam? Sem sombra de dúvida, o aumento na potência contribuirá para isso também. Os carros já correm próximo de 800 HP atualmente e por vezes até superam, tornando o limite de 900 HP algo não tão distante. Isso permitirá aos carros compensar a perda de velocidade causada por uma maior sustentação negativa (e, portanto, maior arrasto, especialmente na dianteira do automóvel), com velocidades maiores nas curvas, graças aos pneus mais largos. Com isso em mente e com essas promessas, a temporada de Fórmula 1® de 2017 já tem tudo para alçar voo. Tudo isso já começa com um aperitivo, cortesia da Pirelli, na quinta-feira, 24 de novembro, em Abu Dhabi.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race