race

250 competições abastecidas Pirelli

Inovação, paixão e engenharia criam 175 novos projetos de pneus por ano para produzir um total de 570.000 unidades por temporada

Home race 250 competições abastecidas Pirelli
250 competições abastecidas Pirelli

Ao longo dos anos, fãs, pilotos e engenheiros do automobilismo desenvolveram uma paixão por uma área específica do esporte. Muitos adoram corridas com monopostos. Outros amam a emoção dos ralis. A atenção de alguns é capturada pelas máquinas dos sonhos encontradas nas corridas do GT.
Conforme a paixão se manifesta, essas pessoas exploram sua área preferida do esporte cada vez mais. A tecnologia se desenvolve, os carros ficam ainda mais adequados à disciplina para a qual foram projetados.
Por mais diferentes que sejam os campeonatos de rali e de corridas, ainda fazem parte do automobilismo. Possuem muito em comum. Um piloto é o elemento óbvio. Não importa se você está assistindo uma corrida de Fórmula Um, uma corrida do GT ou um rali, há uma pessoa no carro traduzindo o que se vê e o que se ouve no que  mãos e pés fazem. Estes carros de competição também precisam de um motor – e todos precisam de pneus.

A Pirelli dá suporte a mais de 250 campeonatos de automobilismo no mundo inteiro. Cria 175 novos projetos de pneus a cada ano e tem seis centros de pesquisa e desenvolvimento e cinco fábricas ao redor do mundo. Há uma produção total de 570.000 pneus de competição por temporada. E todos são reciclados ao final de cada corrida.
A Fórmula Um é o campeonato de maior visibilidade dentre os quais a Pirelli fornece. Atrai a atenção de uma grande variedade de veículos da mídia internacional, bem como de centenas de milhões de telespectadores. A Pirelli fornece para esta categoria porque sabe que ali aprenderá lições de verdade sobre o desempenho dos pneus. Essas lições se traduzem em pneus para carros de passeio e para os demais pneus que a Pirelli faz para os outros campeonatos. É por isso que a empresa italiana é tão interessada em fornecer para tantas séries de corridas e de ralis - porque aprende e consequentemente pode desenvolver pneus cada vez melhores.
Na sequência da Fórmula Um, estão as séries GP2 e GP3. São categorias de monopostos que dão suporte à F1®. As duas séries se concentram no desenvolvimento de pilotos com potencial para disputar o Campeonato Mundial de Fórmula Um. De fato, o campeão mundial de F1® Lewis Hamilton e seu parceiro na Mercedes AMG F1® Nico Rosberg já venceram na GP2.

O papel da Pirelli nessas duas categorias é apresentar a esses jovens pilotos o desafio de correr com diferentes compostos de pneus. Caso cheguem à F1®, terão de lidar com corridas com dois compostos de pneus, variando em termos de maciez e de durabilidade, em cada final de semana com grande prêmio de F1®. Portanto, na GP2, cada um dos 26 pilotos corre com dois compostos de pneus em uma corrida. Na GP3, correm com um composto em cada final de semana, mas este será um composto macio, médio ou duro. Assim, os pneus com os quais correm e como o carro se sai com eles variarão de corrida para corrida.
Alguns jovens pilotos sentirão seu primeiro gosto de correr em um carro com pneus Pirelli assim que deixarem os karts. A Fórmula 4 foi relançada pelo órgão regulador do automobilismo internacional, a Federation Internationale de l’Automobile, em tempo para a temporada 2014. A Pirelli é a fornecedora exclusiva dos campeonatos nacionais de F4 no Reino Unido, na Alemanha e na Itália. Esta série é uma etapa fundamental na carreira de um piloto. Os karts não têm suspensão, ao contrário dos carros. Assim, a interação entre o chassi, a suspensão e os pneus dá aos jovens pilotos uma sensação da dinâmica de competir em um carro como se fosse o oposto a um kart.

Show more images

A Pirelli desenvolve diversos pneus diferentes para as diversas séries do automobilismo. Isso geralmente significa cooperação com os fabricantes de alguns dos mais prestigiosos carros do mundo. É o que acontece com frequência nas corridas do GT. O Grand Touring atravessou uma década turbulenta, mas existe agora uma abundância de campeonatos importantes ocorrendo em nível nacional pelo mundo, e outras séries em continentes inteiros.
Uma das séries mais populares é a Blancpain GT. Uma grande variedade de carros, de McLarens e Lamborghinis a BMWs e Bentleys, se traduz em espectadores que adoram assistir esses grandes carros correndo lado a lado. É a diversidade das corridas que apresenta um desafio de verdade aos pilotos e equipes. O calendário se divide em corridas de sprint e de endurance. Alguns dos eventos têm extensão de 500 quilômetros. O evento em Paul Ricard tem 1.000 quilômetros, e há também a joia da coroa – as 24 Horas de Spa. Esta corrida é disputada no lendário circuito belga de Spa-Francorchamps, e é uma das mais duras corridas do automobilismo. Uma pista rápida e fluida se combina com condições climáticas imprevisíveis e inconstantes para transformar a vitória em uma tarefa árdua.
Além da Blancpain Sprint Series, existe a Blancpain Endurance Series. Enquanto o Campeonato de Sprint inclui corridas tanto de sprint quanto de endurance, a série Endurance possui somente os eventos de endurance de três horas, mais as 24 Horas de Spa. Com um grid formado por carros de prestígio e pilotos profissionais, a corrida é fascinante do início ao fim. Não é incomum que corridas com três horas de duração sejam vencidas por questão de segundos.
E há um bocado de tecnologia nos carros também. São máquinas de corrida avançadas que exigem a compreensão total de suas características de desempenho se os pilotos quiserem obter o máximo de seus equipamentos.

Equipes e pilotos profissionais participam da série Blancpain. Os que desejam competir com orçamentos menores possuem sua própria série para se esbaldar: a Pirelli World Challenge. Este Campeonato tem corridas de 50 minutos nos Estados Unidos e no Canadá, e se destina a carros de produção, desde Minis a Lamborghinis. Pra lá de competitivo, possui uma rica história. A Pirelli é também a única fornecedora da série ADAC GT Masters, que ocorre na Alemanha, na Áustria e na Holanda. O calendário de oito eventos mostra ainda a capacidade da Pirelli em fabricar pneus que funcionam em uma variedade de carros GT, bem como também se relaciona ao desejo da Pirelli em ajudar jovens pilotos a escalar os degraus de sua disciplina escolhida.
Concorrer com tanto sucesso no asfalto não é fácil. Todavia, competir tão bem em ralis é outro desafio completo. A Pirelli tem uma grande história nos ralis, que de muitas maneiras representam o teste definitivo para um fabricante de pneus. Fazer pneus que funcionem sobre gelo, neve, cascalho e asfalto é um desafio especial, e os engenheiros da Pirelli passam meses em busca não somente do melhor composto de borracha para essas superfícies, mas também dos melhores padrões de banda de rodagem para possibilitar que o piloto tenha aderência em todas as condições. A Pirelli fornece pneus para o Campeonato Mundial de Rali da FIA e para equipes dos Campeonatos de Rali da Ásia-Pacífico e da China.
A Pirelli se sente à vontade fabricando pneus para competições sobre duas rodas assim como para quatro rodas. As corridas de motocicleta são um negócio tão grande quanto as corridas de carro, e a Pirelli é fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial de Superbike da FIM. A Pirelli também faz pneus para os Campeonatos Mundiais de Motocross e de Endurance, ambos da FIM, ressaltando ainda mais a habilidade de engenharia da empresa e mostrando sua disposição em adaptar seus pneus a uma variedade de rígidos parâmetros. A firma italiana também abastece o Campeonato Britânico de Superbike, além dos campeonatos nacionais da Itália, Alemanha e França.
Ao dar suporte a tantos campeonatos, é inevitável que o alcance da Pirelli se estenda pelo mundo. A fabricante possui uma rica herança na Europa e é ativa também em todos os demais continentes.

Na Ásia, dá suporte ao Ferrari Challenge e ao Lamborghini Trofeo. O Campeonato Australiano de GT é outra categoria que conta com grande apoio da Pirelli. Coletivamente, essas séries têm corridas pelo continente asiático e pelo Oriente Médio também.
As atividades da Pirelli nas pistas são bem variadas . A empresa fabrica pneus para praticamente todos os tipos de carros de competição e envia esses pneus para todos os cantos do mundo. Às vezes, possui contratos de exclusividade com os maiores campeonatos e, em outras ocasiões, fornece para competidores pouco conhecidos. Porém, não importa o local, o objetivo da Pirelli é fornecer pneus que possibilitarão às equipes conquistar vitória atrás de vitória.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race