race

110 mais

Na Itália, quando alguém se forma com nota máxima, diz-se que conquistou ‘110 mais'

Home race 110 mais

E é com essa nota em mente que a Pirelli olha para suas 11 décadas de participação no esporte a motor. A classificação não reflete o resultado final: ainda há muito o que aprender e melhorar. Mas é um reflexo justo do entusiasmo e perseverança que marcam toda a sua história.Corrida pós corrida, desapontamento após desapontamento, vitória após vitória. E certamente há muitas vitórias a se analisar.

110 mais
110 mais

Desde o rali Pequim-Paris de 1917 — uma maratona de 16.000 quilômetros e um marco do heroísmo — até a presença atual na Fórmula 1® e no World Superbikes, o longo caminho do Motorsport guarda os vestígios deixados pelos pneus Pirelli.“Chegamos a Paris em primeiro lugar, depois de trocar somente duas rodas”, diz um telegrama enviado da capital francesa em agosto de 1907 pelo príncipe Scipione Borghese, depois de vencer o rali Pequim-Paris com um Itala equipado com pneus Pirelli e de ter chegado à torre Eiffel com uma vantagem colossal sobre seus adversários. Foi um triunfo inimaginável para aquele tempo e aquelas estradas. Um feito extraordinário que, pela primeira vez, atraiu a atenção do público para o desempenho e segurança de um produto que continuaria a ser reconhecido em todo o mundo pelo famoso logotipo da Pirelli. Desde então, o esporte a motor, em duas ou quatro rodas, mudou além do imaginável. Circuitos que recebem centenas de corridas a cada ano cresceram e se desenvolveram em todo o mundo. E, a cada temporada, a Pirelli participa de mais de 2000 dessas competições.

Isso mostra como a percepção do fundador da Pirelli, Giovanni Battista Pirelli, acerca do futuro se concretizou no final do século XIX logo após o estabelecimento da companhia: as competições são uma ferramenta crucial para o desenvolvimento dos pneus usados na vida cotidiana. Essa mesma filosofia continua inalterada até hoje, com a Pirelli reconhecendo que o esporte a motor continua a ser o melhor laboratório de pesquisa e desenvolvimento para os produtos que usamos todos os dias.

O incentivo do casamento da inovação com a tecnologia é responsabilidade da divisão de pneus prestige da Pirelli. A companhia italiana sempre equipou a moto e o carro dos sonhos, unindo potência e controle da forma mais eficaz possível. Afinal, um é nada sem o outro. O número de homologações da Pirelli para os carros e motos mais potentes e desejados do mundo aumenta a cada ano nos eventos internacionais do segmento automotivo. Hoje, graças à divisão prestige da Pirelli, essa mensagem-chave tem um lugar de destaque na conscientização de cada entusiasta do Motorsport e de cada apaixonado por carros ou motos. O enorme sucesso conquistado em circuitos e pistas de todo o mundo é o chamariz dos produtos que são orgulhosamente expostos nas butiques do P Zero World da Pirelli. A primeira nasceu em Los Angeles e continua em funcionamento: as outras foram inauguradas em seguida, em várias partes do mundo.

Parafraseando um slogan que a Pirelli usou em corridas de moto, ‘vendemos o que usamos e usamos o que vendemos' — para pilotos ou entusiastas que podem comprar exatamente os mesmos pneus para carro de passeio. Esses pneus proporcionam o prazer puro de pilotar e também permitem o melhor desempenho de motos, sempre com níveis máximos de segurança.

Hoje, comemoramos os 110 anos da Pirelli no esporte a motor no Museu Nacional do Automóvel de Turim, que conta a história do Motorsport desde o início até os dias atuais. O museu também tem o orgulho de ser o curador do Itala que iniciou a história da Pirelli no esporte a motor e exibe carros e motos contemporâneas que são a última palavra em termos de tecnologia moderna — bem como a necessidade constante da Pirelli de velocidade e paixão. A companhia participa de todo tipo de competição, tanto em duas quanto em quatro rodas: frequentemente, no limite da performance. Assim, a pontuação final é de fato 110 quando se trata de paixão e entusiasmo. E o ‘mais' se refere ao objetivo que a Pirelli persegue a cada corrida: vislumbrar objetivamente o futuro e em constante aperfeiçoamento para sempre ser a melhor.