life

Uma viagem à Robótica:
Pirelli e a fábrica inteligente

O Festival de Inovação em Settimo Torinese: Pirelli conversa sobre a fábrica inteligente

Home life Uma viagem à Robótica:
Pirelli e a fábrica inteligente
Uma viagem à Robótica:
Pirelli e a fábrica inteligente

Qual será o impacto dos robôs em um mundo onde eles se tornam cada vez mais comuns e utilizados em todas as áreas? Os autômatos serão nossos colegas de trabalho no futuro? Serão nossos professores no futuro? Serão capazes de prescrever os remédios certos quando estivermos doentes? Essas e outras perguntas serão discutidas no Festival de Inovação e Ciência organizado pelas Autoridades Locais de Settimo Torinese com a contribuição da Fundação ECM (Esperienze di Cultura Metropolitana) entre 15 e 23 de outubro. O evento expandirá seus horizontes este ano e envolverá cidades vizinhas.

Como em eventos passados, a edição de 2016, intitulada “Nós, Robôs”, será recheada de ideias e debates, oficinas para estudantes, encontros com personalidades culturais e científicas, exposições de projetos criados por escolas e universidades e "cafés científicos" para promover uma troca informal entre estudantes e adultos. 

Novamente, a Pirelli será parceira do Festival. Não é por acaso, considerando os fortes laços entre a cidade anfitriã e a fábrica da Pirelli mais tecnologicamente avançada. A empresa apoiará o evento e contribuirá com sua experiência industrial em um tema – a robótica – que tanto preocupa o mundo da manufatura. Para a Pirelli, o Polo Industrial de Settimo Torinese é sinônimo de excelência para a aplicação da automação em processos industriais. 

“A Fábrica Inteligente” será o título do painel de discussão na terça-feira, 18 de outubro, às 18h. Gerentes da Pirelli, Comau, Siemens e L’Oréal contarão suas experiências na área de inovação aplicadas à robótica industrial em suas fábricas em Piemonte. Será uma oportunidade para a Pirelli apresentar o exemplo da fábrica de Settimo que foi totalmente transformada ao longo dos anos com investimento de valores consideráveis em inovação e automação industrial. A edição de 2015, dedicada à luz, tópico escolhido para celebrar o Ano Internacional da Luz, foi a oportunidade de mostrar como a exploração de fábricas de P&D pode ser inovadora e competitiva e ao mesmo tempo bela e iluminada. Este ano, o foco será em como a aplicação da robótica promoveu a criação de um dos polos industriais mais avançados em termos tecnológicos. E isso ocorre em nível internacional, não apenas entre as fábricas da Pirelli, como resultado dos muitos processos totalmente automatizados e produtos de alta tecnologia aplicados em Settimo Torinese. 

Um exemplo é o sistema de ponta NEXT MIRS (Sistema Robotizado Integrado Modular) para a fabricação totalmente robotizada de pneus. Este sistema é a evolução do antigo MIRS. Outro exemplo é o inteligente Cyber Tyre, equipado com um sensor específico capaz de ler diretamente a interação das condições pneu/estrada e realizar uma interface em tempo real com o computador de bordo e dispositivos eletrônicos de modo que os sistemas de controle do veículo possam se adaptar e reagir a perigos, bem como contribuir para restaurar a configuração ideal.

Todos os exemplos de excelência, como, por exemplo, robótica e automação, aplicados à produção industrial, são elementos fundamentais e inevitáveis para a competitividade de uma empresa. A introdução de fatores cada vez mais inovadores na fábrica permite que as empresas cresçam e sejam competitivas, protege empregos e promove a criação de perfis de profissionais altamente qualificados para interação com cada maquinário inovador. 

A Pirelli focará especificamente em aplicação no contexto industrial, mas o Festival de Inovação será a oportunidade de explorar o tema da robótica de todos os ângulos em nível interdisciplinar para explorar influências em filmes, literatura e arte, por exemplo. Será uma viagem para descobrir um mundo que está presente em muitos momentos da nossa vida: nas escolas e lares, em hospitais e fábricas. 

Este tópico será tratado no Festival de Inovação em Settimo Torinese adotando-se uma abordagem multicultural e promovendo a intervenção de muitos estudiosos de diversas áreas, justamente no ano em que Settimo enviou sua candidatura de Capital da Cultura de 2018, capitalizando as muitas qualidades da cidade: cultura do trabalho, inovação e know-how.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life